Vendas via smartphones representam 35% do comércio eletrônico
Segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, o crescimento de vendas online no país já representa 4,3% e somente m-commerce foi responsável por R$ 16,7 bilhões de faturamento
O comércio online vem despontando no Brasil. Em 2018, segundo pesquisa Ebit/Nielsen, as vendas online já representam 4,3% do total de vendas. O maior destaque da pesquisa vai para o potencial das vendas via smartphones. O m-commerce é responsável por 35% dos pedidos, cerca de 40 milhões, e 31% do faturamento total do setor, chegando a R$ 16,7 bilhões.
Para Luiz D’Elboux, Diretor de Marketing da Hostgator, o dado só comprova a necessidade dos empreendedores brasileiros em diversificar o seu formato de vendas. “Se antes já era importante que o empreendedor tivesse um site responsivo, ou seja, que fosse exibido perfeitamente em outros formatos além do computador, hoje isso é fundamental. Pode ser a diferença para conseguir aquela venda. Afinal, o celular está cada vez mais ocupando o dia a dia do brasileiro, e não é diferente na compra”, reforça.
Ainda de acordo com a pesquisa, o setor faturou R$53,2 bilhões, com 123 milhões de pedidos, 11% a mais do que no ano anterior. A expectativa para 2019 é um crescimento ainda mais acelerado, de 15%, alcançando R$ 61,2 bilhões em vendas totais.
Entre os segmentos que mais aumentaram os pedidos via dispositivos móveis estão o de Perfumaria, Cosméticos & Saúde, com crescimento de 51%; Informática, com 27%; Alimentos & Bebidas, com 23%. A pesquisa também aponta para popularização dos smartphones e vendas via celulares em outras regiões brasileiras, além das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. No ano passado, o m-commerce cresceu 22% no Norte e 27% no Nordeste do país.
Por Natália Porto