Vendas no varejo de construção crescem 4% em abril
Comparação é sobre desempenho apresentado em abril de 2017. Na relação abril de 2018 sobre março, setor teve queda de 4%
O varejo de material de construção fechou o mês de abril com desempenho 4% superior ao mesmo período do ano passado. Na comparação sobre março de 2018, no entanto, o setor teve retração de 4%.
Os dados são da Pesquisa Tracking mensal da Anamaco, que entrevistou 530 lojistas entre os dias 24 a 27 de abril.
No acumulado de janeiro a abril, o setor apresenta alta de 4% – número superior ao apresentado no mesmo período de 2017. Os dados mostram que as empresas ainda estão se recuperando quando o assunto é faturamento. Isso porque está ocorrendo um crescimento nominal. Para ter uma melhor avaliação, é importante a loja verificar como está a inflação dos produtos que comercializa , explica Cláudio Conz, presidente da Anamaco. Reformas e expansão de imóveis dependem de confiança e espaço para investimentos de médio e longo prazos cujas condições de juros e financiamentos para a compra da casa própria começam a ser oferecidos próximo a menos de 10% ao ano”, completa.
Segundo o estudo da Anamaco, todas as regiões do País apresentaram desempenho negativo na comparação com março. No Nordeste, as vendas caíram 16%, no Norte, 11%, no Sudeste 10%. Já o Centro-Oeste teve queda de 9% no período, e o Sul, de 2%. Entre as categorias avaliadas, tintas e
telhas de fibrocimento retraíram (-7 % e -5 %, respectivamente). Já revestimentos cerâmicos apresentaram resultados muito próximos de março.
Os lojistas, porém, acreditam que irão recuperar parte das vendas já em maio. Cerca de 62% dos entrevistados esperam que as vendas cresçam, pelo menos 10% nos próximos 30 dias. Já o Bustracking, que permite incluir perguntas caronas na pesquisa, indicou que 42% das lojas pretendem fazer investimentos nos próximos 12 meses. Cerca de 18% das entrevistadas têm intenção de contratar funcionários em maio.
O estudo indicou ainda que diminuiu ligeiramente o pessimismo com relação às ações do Governo nos próximos 2 meses (de 30% para 27%).
Realizada pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco, a Pesquisa Tracking Anamaco tem o apoio da Anfacer, Abrafati e Instituto Crisotila Brasil.
Sobre a Anamaco
A Anamaco – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção – é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, que funciona como interface entre os órgãos governamentais e as Acomacs e Fecomacs, demais entidades, fabricantes e comerciantes de material de construção. Em 2018, a entidade comemora 54 anos de fundação de seu sistema associativista.
O nosso papel é desenvolver ações junto ao poder público apresentando sugestões e projetos que têm por objetivo aumentar as vendas de material de construção, promovendo o desenvolvimento do setor e do país como um todo. A Anamaco também promove discussões em torno de assuntos que podem interferir diretamente na cadeia produtiva da Construção, como questões ligadas à tributação, projetos de lei etc.
Com cerca de 148 mil lojas em todo o país (incluindo 136.868 lojas varejistas e mais de 12 mil lojas atacadistas), o setor de material de construção é parte integrante do complexo denominado de ConstruBusiness, que representa 9,1% do PIB brasileiro.
Por Imprensa Anamaco
Imagem: @evening_tao