Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • Expoara decide adiar a Movelpar 2021, nova data será anunciada nos próximos 30 dias

  • Busca do consumidor por crédito fecha 2020 com a primeira queda em seis anos, revela Serasa Experian

  • Cinco lições de 2020 para o varejo apostar em 2021

  • Magalu adquire plataforma de logística e impulsiona operação “last mile”

  • Novos parceiros aderem à campanha do Serasa Limpa Nome e beneficiam mais 9 milhões de brasileiros

LançamentosTendências
Home›Lançamentos›Sistema Fiep lança estudo:12 tendências de mudanças no Brasil

Sistema Fiep lança estudo:12 tendências de mudanças no Brasil

By Varejo Brasil
23 de junho de 2019
726
0
Share:

Relatório aponta áreas mais promissoras e como se preparar para aproveitar as oportunidades nos próximos anos

Principal alvo das empresas, o comportamento do consumidor também deve mudar. Isso porque cresce a necessidade de controle no tempo em que as pessoas, especialmente crianças, utilizam recursos e dispositivos tecnológicos. O impacto da conexão digital já é questão de saúde pública. Mesmo facilitando o dia a dia das pessoas, pode causar dependência, compulsão, problemas de socialização, além de causar dificuldades motoras e prejuízos no reconhecimento de expressões faciais, no caso dos pequenos. Ao mesmo tempo, esse comportamento abre oportunidade de negócios para práticas de desintoxicação digital, tratamentos médicos e soluções inovadoras para controle desta exposição, como restaurantes e hotéis com uso restrito de celulares.

O trânsito caótico dos grandes centros urbanos abre caminho para o desenvolvimento no setor de micromobilidade, o deslocamento de pessoas por meio do uso de patinetes, bicicletas e veículos motorizados de pequeno porte, até 500 quilos. “Foi uma tendência que surgiu nos campi universitários da Califórnia, nos Estados Unidos, e seguiu para ciclovias e calçadões de outras cidades americanas e da Europa, chegando também aqui no Brasil, onde já se articula criar legislação e infraestrutura adequadas”, conta Pissetti. Isso causou uma reação das montadoras, com compra de fabricantes de patinetes, e do poder público, de adequar a estrutura das cidades para um iminente aumento de demanda por estes veículos.

Do avanço tecnológico e da conectividade, também cresce a preocupação com a privacidade dos dados dos clientes por parte das empresas, governos e de plataformas como Google, Facebook, Microsoft e Twitter. Isso porque eles aproveitam os cadastros dos clientes para oferecer aos parceiros a publicidade direcionada. Isso inclui a preocupação com a ética de uma indústria bilionária formada por bancos, redes varejistas, instituições de ensino e partidos políticos, por exemplo. “No estudo, detectamos uma forte tendência no desenvolvimento de regulamentações mais rigorosas para a comercialização de dados”, adianta.

A tecnologia baseada na inteligência artificial para fins corriqueiros também é tendência. Os assistentes digitais que usam a voz para buscar informações são cada vez mais usados para o acionamento de tarefas cotidianas. Checar a previsão do tempo, um endereço ou solicitar um serviço de transporte pela fala resultou em um aumento na venda de dispositivos que reagem a comandos de voz em torno de 103% em 2018, em relação ao ano anterior, segundo a Adobe Digital Insights (ADI). Essa tendência mostra que o ambiente de negócios ficou mais dinâmico, ágil e produtivo e que aparelhos e equipamentos precisam ter qualidade técnica para captação da voz e internet de alta velocidade para terem eficácia e agilidade na busca por informações.

O relatório de tendências do Sistema Fiep é uma materialização de uma outra onda que está em voga. A disponibilidade de conteúdos de forma gratuita e por meio de plataformas digitais. Este tipo de acesso a conteúdo é uma poderosa ferramenta de marketing de conteúdo que se converte em engajamento, admiração e conversão de seguidores em clientes. Outras vantagens são versatilidade, o fortalecimento da imagem de uma marca e aumento na lista de contatos e seguidores. Por outro lado, a publicidade televisiva enfrenta queda de faturamento e estagnação de preços.

Na área da educação, é emergente o desafio de formar profissionais híbridos, ou seja, com equilíbrio de habilidades que são necessárias para enfrentar diferentes desafios na carreira. A educação imersiva, com presença forte de interatividade, avaliação de diferentes cenários e aprendizagem inovadora é outra tendência. Hoje, o uso de equipamentos de realidade virtual aumentada e mista é tão relevante para mostrar na prática um conceito quanto um livro, uma visita técnica ou um trabalho. Estas oportunidades já foram percebidas por instituições de ensino, que vêm abrindo mão de métodos tradicionais para apostar em cursos de curta duração para atualização profissional, considerando a volatilidade da tecnologia.

“Estas e outras tendências detectadas no relatório dos Observatórios Sistema Fiep indicam uma série de transformações inovadoras nas áreas tecnológica, ambiental, cultural, política e social, que já estão em curso, e que servem como sinalizador para o empresariado paranaense, não só da indústria, mas de todos os setores”, destaca a gerente executiva, Marilia de Souza.

Ela explica que o relatório tem como objetivo gerar insights e reflexões a respeito das tendências detectadas para revisão de estratégias e melhor aproveitamento destas oportunidades que podem gerar significativo desenvolvimento ao estado. “O acesso ao material é gratuito e todas as pessoas interessadas em monitorar as transformações para trabalhar em projetos inovadores podem acessar o conteúdo pelo link  www.observatorio.org.br/tendenciassistemafiep“, conclui.

 

 

 

Por Assessoria de Imprensa Sistema Fiep

Imagens: Freepik

TagsdesenvolvimentolançamentosSistema FiepTECNOLOGIATendências
Previous Article

LG U+ escolhe a iBwave como a ...

Next Article

Curso de formação em Gastronomia Sustentável: Electrolux ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Related articles More from author

  • Artigos de OpiniãoNegóciosTecnologia

    Como a transformação digital desburocratiza e dá mais agilidade a 5 setores

    8 de maio de 2020
    By Varejo Brasil
  • EmpresasLançamentos

    Relacionamento com os consumidores: Americanas.com lança nova campanha “Estamos aí pra você”

    14 de outubro de 2019
    By Varejo Brasil
  • Feiras e EventosLançamentos

    Mais de 70 fabricantes de móveis apresentam novidades exclusivas para lojistas de Campinas

    11 de junho de 2018
    By Varejo Brasil
  • EmpresasTecnologia

    Whatsapp anuncia chamadas de vídeo e voz para computador e ferramenta promete revolucionar teletrabalho

    15 de março de 2021
    By Varejo Brasil
  • DesignLançamentos

    Poltrona Denver, novidade da TulipaBaby para a hora da amamentação

    23 de julho de 2020
    By Varejo Brasil
  • EmpresasPromoçõesTecnologia

    Tecnologia: Lado azul da força – Samsung une forças com Star Wars em campanha de Natal

    18 de dezembro de 2019
    By Varejo Brasil

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018
Este site usa cookies para melhorar sua experiência e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.

SAVE & ACCEPT