Semana Brasil: evento que antecipa Black Friday começa hoje
Vendas online no evento cresceram 41% em 2019 em relação ao ano de 2018. Evento começa nesta quinta (3)
O evento, organizado pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom) em parceria com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), neste ano tem a campanha “Vamos em frente, com cuidado e confiança”.
Dados da Cielo mostram que as vendas do varejo cresceram cerca de 12% em 2019 em relação ao ano anterior. O setor de beleza e saúde foi a categoria com a maior alta de vendas chegando a 19% de crescimento, seguido pelas categorias de móveis e eletrônicos, que cresceram 16%. Já as vendas online cresceram 41% durante a Semana Brasil.
Para Felipe Dellacqua, especialista em vendas online, VP de vendas e sócio da Vtex, multinacional que desenvolve plataformas de e-commerce e está presente em mais de 30 países, o ano de 2020 será atípico comparando o varejo online com o varejo físico devido à pandemia do coronavírus.
“O ponto é que cada vez mais os consumidores estão evitando locais lotados e com muitas filas como são as lojas e shoppings em feriados e datas comemorativas. Ainda mais com a pandemia e a preocupação por contaminação, o varejo online será cada vez mais relevante na vida dos brasileiros”, explica Felipe.
Segundo o especialista, a greve dos Correios não é um fator que poderia atrapalhar as vendas, pois a logística no Brasil avançou muito nos últimos anos, tendo entregas cada vez mais rápidas e baratas.
“Os Correios ainda são responsáveis por grande parte das entregas do Brasil, principalmente de pequenas lojas e produtos menores. Mas a iniciativa privada está forte no setor logístico tendo cada vez mais players para suprir essa dependência dos correios. Inclusive, players tradicionais de transporte como o Uber e o Cabify, nessa quarentena, intensificaram seus serviços como entregas de pacotes de e-commerce para compensar a baixa demanda de clientes”, explica.
Sobre Felipe Dellacqua: É sócio e VP de vendas da Vtex (plataforma de Digital Commerce Solutions com presença em mais de 34 países) a frente de verticais como Fashion e Cross-Border. Presidente da ABECOM-CB (Associação Brasileira de E-commerce Cross-Border), Dellacqua foi um dos embaixadores do cross-border no país, sendo responsável pela criação do Movimento Brasil Global, que uniu a indústria de empresas globais para difundir o assunto no Brasil. Ministra cursos de MBA na Unicamp, ESPM, Faculdade Impacta e faz parte da banca de mentores do MBA de empreendedorismo da FIAP. Empreendedor serial do mercado digital desde 2006 e fundador de 4 empresas.