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Semana Brasil: evento que antecipa Black Friday começa hoje

By Varejo Brasil
3 de setembro de 2020
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Vendas online no evento cresceram 41% em 2019 em relação ao ano de 2018. Evento começa nesta quinta (3)

A Semana Brasil, evento que acontece todo ano próximo ao feriado da Independência do Brasil, começa na próxima quinta-feira (3) e vai até 13 de setembro. A ação tem o objetivo de aquecer o comércio propondo descontos aos consumidores em produtos de diversos setores como eletroeletrônicos, eletrodomésticos, entre outros.

O evento, organizado pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom) em parceria com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), neste ano tem a campanha “Vamos em frente, com cuidado e confiança”.

Dados da Cielo mostram que as vendas do varejo cresceram cerca de 12% em 2019 em relação ao ano anterior. O setor de beleza e saúde foi a categoria com a maior alta de vendas chegando a 19% de crescimento, seguido pelas categorias de móveis e eletrônicos, que cresceram 16%. Já as vendas online cresceram 41% durante a Semana Brasil.

Para Felipe Dellacqua, especialista em vendas online, VP de vendas e sócio da Vtex, multinacional que desenvolve plataformas de e-commerce e está presente em mais de 30 países, o ano de 2020 será atípico comparando o varejo online com o varejo físico devido à pandemia do coronavírus.

“O ponto é que cada vez mais os consumidores estão evitando locais lotados e com muitas filas como são as lojas e shoppings em feriados e datas comemorativas. Ainda mais com a pandemia e a preocupação por contaminação, o varejo online será cada vez mais relevante na vida dos brasileiros”, explica Felipe.

Segundo o especialista, a greve dos Correios não é um fator que poderia atrapalhar as vendas, pois a logística no Brasil avançou muito nos últimos anos, tendo entregas cada vez mais rápidas e baratas.

“Os Correios ainda são responsáveis por grande parte das entregas do Brasil, principalmente de pequenas lojas e produtos menores. Mas a iniciativa privada está forte no setor logístico tendo cada vez mais players para suprir essa dependência dos correios. Inclusive, players tradicionais de transporte como o Uber e o Cabify, nessa quarentena, intensificaram seus serviços como entregas de pacotes de e-commerce para compensar a baixa demanda de clientes”, explica.

Sobre Felipe Dellacqua: É sócio e VP de vendas da Vtex (plataforma de Digital Commerce Solutions com presença em mais de 34 países) a frente de verticais como Fashion e Cross-Border. Presidente da ABECOM-CB (Associação Brasileira de E-commerce Cross-Border), Dellacqua foi um dos embaixadores do cross-border no país, sendo responsável pela criação do Movimento Brasil Global, que uniu a indústria de empresas globais para difundir o assunto no Brasil. Ministra cursos de MBA na Unicamp, ESPM, Faculdade Impacta e faz parte da banca de mentores do MBA de empreendedorismo da FIAP. Empreendedor serial do mercado digital desde 2006 e fundador de 4 empresas.

Sobre VTEX: A VTEX é a plataforma de Cloud Commerce que unifica a experiência do cliente em todos os canais em uma solução corporativa abrangente. Com uma infraestrutura “cloud auto-scaling” e um poderoso conjunto de aplicações, a plataforma acelera a transformação digital de operações complexas. A VTEX tem a confiança da Sony, Walmart, Whirlpool, Coca-Cola, Stanley Black & Decker, Nestlé e mais de 2.500 lojas on-line em 28 países. Em 2018, a empresa foi nomeada uma das principais players nas plataformas de comércio digital pelo IDC e Gartner. Como resultado da infraestrutura de ponta da plataforma, bem como de suas inúmeras soluções nativas integradas (mais de 1.000 parceiros estrategicamente posicionados globalmente, incluindo marketplaces, agências de implementação, empresas de pagamento e logística), a VTEX continua liderando o setor onde muitas empresas estão fornecendo serviços com tecnologias não atuais. Visite www.vtex.com.
Por Adriane Galdino
Imagem: Divulgação
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