Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • Cinco lições de 2020 para o varejo apostar em 2021

  • Magalu adquire plataforma de logística e impulsiona operação “last mile”

  • Novos parceiros aderem à campanha do Serasa Limpa Nome e beneficiam mais 9 milhões de brasileiros

  • Governo brasileiro permite uso de imóvel financiado como garantia de novo crédito

  • Desafio da reabertura em SP é convencer consumidor a gastar

Economia
Home›Economia›Saldo total da carteira de crédito, em julho, deve crescer 10,9%, mostra pesquisa da FEBRABAN

Saldo total da carteira de crédito, em julho, deve crescer 10,9%, mostra pesquisa da FEBRABAN

By Varejo Brasil
27 de agosto de 2020
129
0
Share:

Resultados de levantamento feito com os principais bancos do país podem reforçar sinais de retomada do consumo das famílias diante de expansão da carteira de pessoa física

O saldo consolidado do crédito em julho deverá apresentar alta de 0,8% na variação mensal e crescimento de 10,9% na variação de doze meses, revela a Pesquisa Especial de Crédito da FEBRABAN, feita com os principais bancos do país, que representam, dependendo da linha de crédito, de 38% a 91% do saldo total do sistema financeiro nacional.

A Pesquisa Especial de Crédito da FEBRABAN, que passa a ser divulgada mensalmente, vai retratar as estimativas (prévia) do Saldo e da Concessão de Crédito do mês anterior à sua publicação e os resultados serão reportados pelas instituições financeiras com cerca de uma semana de antecedência à publicação da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Banco Central, que será divulgada à imprensa na próxima sexta-feira (28).

Ontem, foi divulgada a Pesquisa FEBRABAN de Economia Bancária e Expectativas, que é feita a cada 45 dias, logo após a divulgação da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a qual tem como objetivo captar as percepções das instituições financeiras sobre a última ata do Copom e as projeções para o desempenho do mercado de crédito para o ano corrente e o próximo. A FEBRABAN fará igualmente sua publicação periódica.

“A exemplo do que fizemos ontem com a Pesquisa FEBRABAN de Economia Bancária e Expectativas, hoje estamos tornando pública a Pesquisa Especial de Crédito da FEBRABAN, que tem por objetivo informar as estimativas dos resultados de saldo e concessão de crédito dos bancos”, afirma Isaac Sidney, presidente da FEBRABAN. “Trata-se de mais uma iniciativa da Federação, dentro de seu compromisso de transparência e de aproximação cada vez maior com a população e a sociedade.”

Caso a estimativa da Pesquisa Especial de Crédito seja confirmada na sexta-feira, será a primeira vez desde agosto de 2015 que a carteira total de crédito volta a se expandir a um ritmo anual de dois dígitos. O resultado reforça o papel desempenhado pelo sistema financeiro durante a crise do novo coronavírus, atendendo às necessidades de liquidez, principalmente das empresas.

De acordo com a pesquisa, a expectativa de expansão do saldo da carteira de crédito decorre de um comportamento relativamente similar ao da carteira com recursos destinados às pessoas físicas e jurídicas, que devem crescer 0,9% e 0,7%, respectivamente.

O levantamento revelou que, em julho, a estimativa de crescimento da carteira pessoa física é decomposta pela alta de 1,1% da carteira com recursos livres, e de 0,7% da carteira direcionada. A expectativa de expansão da carteira de pessoa física com recursos livres, captada pela pesquisa, poderá representar a maior alta mensal para a modalidade desde o início da crise, um indício da retomada do consumo pelas famílias. Segundo a pesquisa, em 12 meses, o saldo da carteira de pessoa física total deve apresentar expansão de 8,5%.

No crédito pessoa jurídica, a expansão foi concentrada na carteira com recursos direcionados, cujo saldo deve ter alta 4,5% no mês, beneficiado em grande parte pelo Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), que teve a maior parte de seus recursos liberada em julho. Assim, a variação anual da carteira PJ total deverá apresentar expansão de 14,1%, maior taxa de crescimento da carteira desde setembro de 2013.

A pesquisa pode ser acessada neste link.

 

 

 

Por Imprensa FEBRABAN

Imagem: Rawpixel.com

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824 ou entre em contato pelo (41) 3235.5015

TagscréditoeconomiaempresasFEBRABANfinanceiro
Previous Article

Alumínio de baixo carbono inspira triciclo elétrico ...

Next Article

Visa registra aumento nas compras online no ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Related articles More from author

  • Empresas

    Red Bull e Magalu se unem na Black Friday, em ação que dá energia pra Lu

    25 de novembro de 2020
    By Varejo Brasil
  • Negócios

    Brasileiros gastam quase 1h por dia em redes sociais no trabalho

    20 de dezembro de 2018
    By Varejo Brasil
  • InovaçãoVarejo

    Varejistas impulsionam Transformação Digital com assinatura eletrônica

    18 de junho de 2018
    By Varejo Brasil
  • E-commerce

    Estudo revela aumento de 15% no número de mulheres empreendedoras no mercado de e-commerce

    19 de setembro de 2018
    By Varejo Brasil
  • Artigos de Opinião

    O impacto da Proteção de Dados no cenário de negócios atual

    8 de março de 2019
    By Varejo Brasil
  • Economia

    Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor cai 2,1% em maio

    1 de julho de 2018
    By Varejo Brasil

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018