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Home›Artigos de Opinião›Sabe tudo de full service e-commerce? Conheça três curiosidades sobre o tema

Sabe tudo de full service e-commerce? Conheça três curiosidades sobre o tema

By Varejo Brasil
18 de janeiro de 2018
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Por Giordano Afonso*

O modelo de full service e-commerce – em que plataforma, hospedagem, controle do estoque, gestão financeira, marketing digital, televendas e logística são integrados em uma única estrutura completa que planeja, cria, executa e desenvolve a gestão de todo o projeto – ainda não é amplamente conhecido em território nacional.

Muitos dos gestores desconhecem o serviço, os players, formatos e premissas deste modelo. Assim, não vislumbram seus inúmeros benefícios. Veja a seguir três curiosidades sobre o segmento que podem lhe auxiliar a definir seu planejamento para 2018.

Falsa sensação de dependência

Muitas companhias possuem um certo receio que a parceria com uma empresa de full service e-commerce possa gerar uma certa dependência. O intuito em sua contratação é garantir que o empreendedor possa focar em seu negócio, garantindo o desenvolvimento e gestão de produtos internamente, enquanto todas as etapas da operação de vendas passam a ser realizadas de forma terceirizada. Na prática, a união só viria a somar, pois ela oferece soluções para todos as fases, desde o atendimento, infraestrutura, tecnologia, passando pela distribuição, transporte, controle fiscal, otimizando custos, garantindo processos alinhados e relatórios enviados em tempo real. Além disso, a empresa pode capacitar sua própria estrutura com maior foco em processos, sistemas e controles a partir da aceleração do know how de operação.

Formato de contratação

Após criteriosa análise do negócio, o projeto de full service e-commerce é estruturado e dimensionado de forma a se adequar à necessidade do cliente. Algumas empresas adotam a solução completa, outras optam por serviços específicos. Nos Estados Unidos, onde este modelo é consolidado, acumulam-se cases de sucesso e clientes satisfeitos. Já se tornou tradicional por lá e os empreendedores comemoram os bons resultados operacionais e de vendas.

Inteligência no uso de dados

O ambiente online é muito rico em dados. De todos os tipos. E o melhor é que eles podem e devem ser coletados, medidos e analisados. Informação bem destrinchada é uma preciosa ferramenta para gestores desenvolverem estratégias a fim de obter melhores resultados em planejamentos, atingir clusters de maneira assertiva e, por fim, gerar negócios. É também possível conciliar com inteligência analítica a fim de prever situações e mitigar riscos.

*Giordano Afonso é COO da Tatix, empresa especialista no gerenciamento e operação de lojas virtuais. http://www.tatix.com.br/

 

 

Por Elaine Luca – NB Press

Imagem: Divulgação

Tagsatendimentoe-commerceempresasplanejamentoTECNOLOGIA
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