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Home›E-commerce›Quatro dicas para fontes web de comércio eletrônico

Quatro dicas para fontes web de comércio eletrônico

By Varejo Brasil
8 de setembro de 2018
2610
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Por Edezio Junior, Designer Gráfico da HostGator*

A letra usada no comércio eletrônico está longe de ser apenas um detalhe. Afinal, é ela que vai influenciar na forma com que as pessoas vão receber a informação. Uma fonte mal escolhida pode impactar em como a mensagem será recebida e pode impactar também nas vendas. Sabe quando alguma coisa incomoda em uma loja virtual e você custa a descobrir o que é? A origem do incômodo pode ser a fonte que foi selecionada. Para garantir uma boa experiência do usuário e, especialmente, para garantir boas vendas, Edezio Junior, Designer Gráfico da HostGator*, um dos principais provedores de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online do mundo, recomenda alguns cuidados na escolha da fonte que será usada no e-commerce.

Escolha uma fonte legível para todas as plataformas

O primeiro passo que deve ser levado em conta é que o tipo de fonte precisa ser legível e acessível para todas as plataformas, ou seja, em ambas as versões desktop e para dispositivos móveis. Um outro ponto é que cores, estilo e efeito precisam ser considerados.

Essa composição pode ser fundamental para que seu site fique visualmente melhor para a navegação. Também é interessante se informar sobre tendências que estão em alta mas, o ponto principal que irá guiar a escolha sempre deve ser a identidade da sua marca, pois, de nada adianta seguir uma tendência se ela não comunica corretamente a imagem da sua empresa junto aos clientes e usuários do e-commerce. Por fim, para quem busca fontes web, o Google Fonts, banco de fontes gratuitas mantido pelo Google, é uma ótima alternativa.

Tenha atenção à hierarquia visual e à paleta de cores

Para sites, blogs e lojas virtuais, a fonte nunca deve ser menor do que 12 px. Os títulos, subtítulos e menus precisam seguir uma hierarquia visual. Outro ponto importante é que, mesmo que o seu e-commerce tenha uma proposta descontraída, cores em excesso podem confundir e prejudicar a experiência de navegação do usuário do site. Portanto, concentre-se em determinadas paletas de cores, considerando sempre a harmonia do todo.

Procure fontes responsivas

Assim como a programação do portal, as fontes web precisam levar em conta os diferentes tamanhos de telas. Para facilitar esse processo, existem códigos que fazem o dimensionamento automático das fontes web. O desenvolvedor só precisa informar, durante a programação, os tamanhos mínimos e máximos para a exibição da fonte e se ela se adapta para cada navegador. A ferramenta Criador de Sites, da HostGator, também ajusta a tipografia de maneira automática.

Busque o equilíbrio dos recursos

Ainda sobre o  quesito de fontes, moderar nos recursos visuais pode deixar o e-commerce mais atrativo e com o conteúdo mais destacado. Os portais que utilizam poucas opções de fontes, com duas ou três, têm sido uma tendência. Esse minimalismo é uma boa estratégia para deixar o seu comércio eletrônico mais organizado e responsivo, valorizando o layout. Mais do que informação, as fontes podem reforçar qual é a proposta e enfoque do seu e-commerce. Por isso, vale a pena ter atenção a elas.

*HostGator, um dos principais provedores de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online do mundo. Fundada em outubro de 2002 nos Estados Unidos, a HostGator está no Brasil há dez anos, e conta com um escritório em Florianópolis. Representada pela Endurance International Group, a HostGator tem forte atuação em países como Brasil, Estados Unidos, México, Chile, Colômbia, Índia, China, Rússia.

 

 

 

 

Por Gabrielle Bittelbrun

Imagem: @Chevanon

Tagscomérciodicase-commerceplataformasvendas
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