Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • Expoara decide adiar a Movelpar 2021, nova data será anunciada nos próximos 30 dias

  • Busca do consumidor por crédito fecha 2020 com a primeira queda em seis anos, revela Serasa Experian

  • Cinco lições de 2020 para o varejo apostar em 2021

  • Magalu adquire plataforma de logística e impulsiona operação “last mile”

  • Novos parceiros aderem à campanha do Serasa Limpa Nome e beneficiam mais 9 milhões de brasileiros

Artigos de OpiniãoE-commerceNegócios
Home›Artigos de Opinião›Quais são os principais problemas digitais enfrentados nas compras on-line?

Quais são os principais problemas digitais enfrentados nas compras on-line?

By Varejo Brasil
28 de janeiro de 2021
107
0
Share:

Por Laura Tyrell*  

Quem faz compras em lojas físicas sabe que precisa redobrar a atenção com carteiras e bolsas, tomar cuidado com cartões nas maquininhas e checar a reputação da loja antes de negociar. É assim também no comércio eletrônico. O tráfego de pessoas nos sites das lojas faz com que os riscos sejam consideráveis. Qualquer descuido pode comprometer a segurança de seus dados e, pior, trazer graves prejuízos financeiros. A alternativa, portanto, é identificar as principais ameaças e contar com as melhores soluções para se proteger virtualmente. Confira os maiores problemas digitais enfrentados nesse canal:  

1 – Phising no computador e no celular 

É uma das ameaças cibernéticas mais antigas na web, mas infelizmente ainda causa muitos estragos. Nada mais é do que uma estratégia que utiliza truques para “fisgar” o consumidor e fazê-lo compartilhar informações bancárias e financeiras. Como funciona? O criminoso envia um link que seria de uma loja virtual, mas trata-se de artimanha para roubar os dados. Por muito tempo, o maior perigo estava nos links enviados por e-mail, mas hoje é preciso tomar cuidado também com redes sociais e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. Portanto, desconfie dos links recebidos. 

2 – Sites de ‘mentira’ 

No phishing, os sites são planejados para se parecerem com e-commerces já existentes. Contudo, há outro tipo de lojas virtuais fraudulentas: as criadas exclusivamente para atrair consumidores que compram os produtos expostos, confirmam o pagamento, mas jamais receberão o pedido. Antes de fazer qualquer pedido, cheque a reputação da empresa na Internet, em sites como o Procon e o Reclame Aqui. Uma conferida nas redes sociais também pode ajudar nesse sentido, identificando as principais reclamações. Além disso, há elementos que distinguem sites sérios dos falsos: canais de atendimento expostos e fáceis de identificar, CNPJ na página inicial e utilização de protocolos de segurança durante a navegação (o famoso HTTPS).  

3 – Malwares nos dispositivos  

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: NO CEARÁ, GRUPO ROCA COMPRA FÁBRICA DE LOUÇAS SANITÁRIAS POR R$ 102 MILHÕES

————————————————————————————————————————————————————

Outra tática de cibercriminosos é infectar o dispositivo do usuário para ter acesso a uma gama muito maior de informações. Os malwares são vírus que se instalam nos computadores e smartphones das pessoas e podem ocasionar desde falhas no desempenho da máquina até mesmo o roubo e a encriptação dos dados armazenados. É uma tática que pode estar acompanhada do phishing com links suspeitos, mas também no download e na própria navegação em sites duvidosos. A alternativa aqui é ter um antivírus atualizado e contar com redes privadas para dificultar sua identificação.  

4 – Insegurança de pagamento  

Não há dúvida de que o processo de checkout em uma compra on-line é o mais sensível quando o assunto é segurança digital. Afinal, é nele que o consumidor vai digitar seus dados bancários para realizar o pagamento do pedido. Um simples descuido já é suficiente para que criminosos consigam driblar as ferramentas de segurança e roubar essas informações. No caso de transações por cartão, certifique-se de que o e-commerce oferece um ambiente seguro, com protocolos e as melhores soluções de proteção. Já para boletos, dê uma olhada se os números de código de barra correspondem à transação efetuada.  

5 – De olho em apps e extensões  

Pessoas mal-intencionadas sempre lançam artifícios para driblar a segurança digital e roubar os dados financeiros e pessoais dos consumidores. Uma forma de fazer isso é usar ferramentas que elas já utilizam com frequência e, a princípio, parecem inofensivas. São os casos de aplicativos e extensões de navegador que prometem melhorar a experiência de compra, identificando cupons e ofertas, por exemplo. O indivíduo pensa que está seguro porque a transação ocorre em outro ambiente, mas essas ferramentas podem funcionar como “cavalos de troia”, escondendo malwares e sistemas que conseguem roubar remotamente todas as informações trafegadas. Assim, só faça o download se tiver realmente certeza da procedência desses recursos. 

*Laura Tyrell, Head de PR da NordVPN, empresa especializada em soluções de privacidade, segurança e rede privada virtual (VPN) – e-mail: [email protected] 

Sobre a NordVPN 

NordVPN é o prestador de serviços VPN mais avançado do mundo, é o mais orientado para a segurança que a maioria dos serviços VPN. O seu objetivo é tornar-se a VPN mais fácil de utilizar do mundo com um forte enfoque na experiência do utilizador. A NordVPN disponibiliza dupla encriptação VPN, bloqueio de software maligno e Onion Over VPN. Seus apps proporcionam um algoritmo único, permitindo a ligação automática ao servidor mais rápido disponível. O produto é muito intuitivo, oferece um dos melhores preços no mercado, tem mais de 5000 servidores em todo o mundo e é compatível com P2P. Para mais informações, visite nordvpn.com 

 

 

 

Por Daniele Ferreira | NB Press

Imagem: Divulgação

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected] ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

TagsArtigos de opiniãoCOMPRASdigitale-commercenegocios
Previous Article

No Ceará, Grupo Roca compra fábrica de ...

Next Article

Diversidade de tributos e taxas exige planejamento ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Related articles More from author

  • EmpresasNegócios

    Fintech oferece soluções de gerenciamento a distância

    9 de outubro de 2020
    By Varejo Brasil
  • EmpresasNegócios

    Conheça Ricardo Eloi – O empresário que revolucionou o mercado de colchões no Brasil

    21 de julho de 2020
    By Varejo Brasil
  • Feiras e Eventos

    PagSeguro PagBank e Sebrae/SC promovem Semana da Transformação Digital 2020 com orientações online para PMEs reinventarem seus negócios na crise

    29 de abril de 2020
    By Varejo Brasil
  • Promoções

    Semana do Consumidor – Tok&Stok oferece benefícios especiais para o período

    9 de março de 2020
    By Varejo Brasil
  • Artigos de OpiniãoTecnologia

    Qual é o cenário para inteligência artificial em 2021?

    25 de janeiro de 2021
    By Varejo Brasil
  • Artigos de OpiniãoE-commerce

    Experiência do consumidor é a prioridade para o e-commerce em 2019

    19 de fevereiro de 2019
    By Varejo Brasil

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018
Este site usa cookies para melhorar sua experiência e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.

SAVE & ACCEPT