Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • Expoara decide adiar a Movelpar 2021, nova data será anunciada nos próximos 30 dias

  • Busca do consumidor por crédito fecha 2020 com a primeira queda em seis anos, revela Serasa Experian

  • Cinco lições de 2020 para o varejo apostar em 2021

  • Magalu adquire plataforma de logística e impulsiona operação “last mile”

  • Novos parceiros aderem à campanha do Serasa Limpa Nome e beneficiam mais 9 milhões de brasileiros

EmpresasNegóciosTecnologia
Home›Empresas›Para 81% das empresas, IoT será muito importante para os negócios nos próximos 3 a 5 anos

Para 81% das empresas, IoT será muito importante para os negócios nos próximos 3 a 5 anos

By Varejo Brasil
18 de outubro de 2018
974
0
Share:

Pelo terceiro ano consecutivo, a Logicalis, empresa global de serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação, analisou o mercado brasileiro para chegar a um retrato de sua maturidade em relação à adoção de soluções de Internet das Coisas (IoT). Além disso, desta vez, o estudo amplia o cenário pesquisado para incluir também Argentina, Chile, Colômbia e México, buscando um retratar a realidade da América Latina em relação ao tema.

Highlights

  • Diferentemente das edições anteriores, em que a área de inovação liderava as iniciativas de IoT, em 2018, 68% dos projetos estão sob responsabilidade da área de TI
  • O nível de adoção (já adotado ou em processo) de IoT na América Latina é de 32%, e outras 18% de empresas afirmam que iniciarão os projetos nos próximos 12 meses.
  • Os benefícios percebidos com os projetos de IoT se equilibram entre eficiência operacional, produtividade, inovação e melhoria na experiência do cliente.
  • Inteligência artificial, plataformas, sensores e dispositivos são os temas que ainda requerem maior capacitação para desenvolvimento do tema pelas organizações.

“Há três anos, os executivos conheciam muito pouco sobre IoT. Passada a curiosidade e a euforia iniciais, projetos interessantes começam a ser implementados em diversos segmentos de negócio com a seriedade e robustez que o tema demanda. E, ao expandir o estudo para América Latina, percebemos que não há um país que se destaque de maneira isolada. A revolução é global e mostra seus reflexos de maneira clara na região”, afirma Yassuki Takano, diretor de consultoria da Logicalis.

Maturidade tecnologia em si faturam acima de 500 milhões
Para 40% dos respondentes brasileiros, IoT é uma tecnologia de alta ou muito alta importância para seus negócios – número um pouco maior do que os 39% de 2017 e 27% de 2016. Além disso, os executivos que consideram que essa tecnologia será fundamental para os negócios nos próximos 3 a 5 anos cresceu quase 20 pontos percentuais desde a primeira edição da pesquisa, em 2016, subindo de 62% para 81%.

Os países latino americanos parecem um pouco mais conservadores: 37% dos participantes ainda veem IoT como pouco relevante para suas empresas, embora 57% acreditem que ela terá importância alta ou muito alta em um horizonte de 3 a 5 anos.

Atualmente, 17% dos brasileiros já adotam a tecnologia, e 38% estão em processo de adoção. O resultado é similar à edição anterior, que registrou 18% e 40%, respectivamente. A situação nos demais países da América Latina também é semelhante: 16% já têm projetos de IoT e 34% planejam ter uma solução em operação no próximo ano. O destaque é o Chile, onde 27% dos respondentes já possuem iniciativas e outros 23% devem lançar novos projetos até o final de 2019.

Benefícios
A eficiência operacional (18%) continua sendo o principal benefício buscado pelas empresas brasileiras, seguida por aumento de produtividade e agilidade (17%) e inovação (16%), sendo a melhoria na experiência do cliente uma consequência dos projetos. Na América Latina, diferentemente do Brasil, a maioria dos projetos tem como principal benefício a inovação (20%), seguida por melhoria da experiência do cliente (15%).

Ao avaliar os benefícios da internet das coisas por setor, a pesquisa deixa claro que as empresas, de modo geral, têm investido na tecnologia para resolver questões estratégicas e ligadas ao core business. Em manufatura, o principal deles é a eficiência operacional (21%); produtividade/agilidade é o ponto central para o agronegócio (20%) e melhorar a experiência do cliente é destaque no varejo (21%).

Desafios
Orçamentos para projetos de IoT ainda parecem ser um tabu nas empresas e a maior parte dos participantes preferiu não falar sobre o tema. Entre os respondentes, no entanto, o cenário é bem otimista. Dos 45% que revelaram os investimentos, 52% têm um orçamento para IoT pela primeira vez e 22% tem um montante maior neste ano. No âmbito da América Latina, pouco mais de 43% falaram sobre o tema, e 52% deles têm um budget maior em 2018.

Não por acaso, a questão financeira lidera a lista das principais barreiras para que os projetos de IoT deslanchem (26%). Em seguida, a cultura organizacional (12%), a falta de conhecimento sobre IoT (9%), a ausência de fornecedores especializados (6%), a infraestrutura de telecomunicações (5%), a baixa qualificação das áreas de TI (4%) e a falta de mão de obra capacitada (3%) aparecem na lista das dificuldades para o avanço da internet das coisas nas empresas. Tudo isso, cria um cenário de incertezas e dificuldades técnicas para as empresas que vislumbram os benefícios conferidos pela internet das coisas.

Metodologia
O estudo, realizado em parceria com a Stratica, entrevistou 272 executivos de grandes empresas, entre julho e agosto deste ano. Além disso, conta com 12 entrevistas em profundidade.

Sobre a Logicalis
A Logicalis é uma empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação com operações na Europa, Américas do Norte e do Sul e Ásia-Pacífico, e faturamento anual da ordem de US$ 1,5 bilhão. Na América Latina, conta com uma equipe de 1500 profissionais altamente capacitados, distribuídos por suas operações em onze países – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai. Com a missão de ser um agente transformador da sociedade, a Logicalis acredita na aplicação de tecnologias inovadoras para suportar seus mais de mil clientes no caminho da digitalização de seus negócios, sempre com soluções desenhadas sob medida para cada necessidade. Para mais informações, visite: www.la.logicalis.com.

 

 

 

Por Mariana Alvarez

Imagem: Freepik

TagsempresasMercadosprojetosserviçosTECNOLOGIA
Previous Article

Samsung apresenta três novos monitores gamers durante ...

Next Article

Transações via smartphones já representam 41% das ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Related articles More from author

  • Feiras e Eventos

    MOVERGS participa da XIX Comenda Eles na Cozinha

    15 de agosto de 2017
    By Varejo Brasil
  • EmpresasNegócios

    Startup cresce 150% em faturamento devido ao WhatsApp

    14 de agosto de 2020
    By Varejo Brasil
  • EconomiaEmpresasFeiras e EventosVarejo

    Varejistas do Leste de MG vai discutir o aquecimento da economia da região em Ipatinga

    27 de maio de 2019
    By Varejo Brasil
  • EmpresasFeiras e EventosTecnologia

    Sony promove evento sobre HDR e explica como o recurso faz diferença na hora de ver TV

    17 de setembro de 2018
    By Varejo Brasil
  • EmpresasLançamentosVarejo

    Presente em 68 países, Custom apresenta soluções para o varejo brasileiro com know-how internacional em legislação fiscal

    17 de abril de 2019
    By Varejo Brasil
  • EmpresasFeiras e Eventos

    Camesa participa da ABUP Têxtil 2020 entre os dias 14 e 17 de fevereiro

    6 de fevereiro de 2020
    By Varejo Brasil

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018
Este site usa cookies para melhorar sua experiência e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.

SAVE & ACCEPT