Oito dicas para produzir conteúdos relevantes para o comércio eletrônico
Por Eduarda Delavy, Analista de Conteúdo da HostGator*
São infinitos os portais de compras na internet. Trazer conteúdos que sejam relevantes para o público, então, pode fazer a diferença para o seu e-commerce. Informações interessantes e que atraiam a atenção dos leitores ajudam a dar credibilidade e a aproximar a sua marca de possíveis clientes. A analista de conteúdo da HostGator, um dos principais provedores de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online do mundo, Eduarda Delavy, dá oito dicas para produzir bons conteúdos para o comércio eletrônico.
1. Defina seu público
Antes de produzir qualquer mensagem, é preciso entender para quem ela será transmitida. Pensando na persona, ou seja, na pessoa que o seu produto ou serviço pretende atingir, defina qual será o público-alvo do seu e-commerce. Aspectos como idade e profissão, por exemplo, podem dar uma ideia de que assuntos despertam interesse.
2. Pense no seu objetivo
Tendo em mente o seu público, você precisa definir qual será o intuito e o foco do conteúdo que será disponibilizado. Seu objetivo é atrair novos clientes? Gerar leads? Depois disso, pense em que assuntos serão abordados para criar um fluxo contínuo de publicações. Assim ajuda a manter e trazer novas visitas. Para isso, estabeleça um calendário estipulando que dias os conteúdos serão colocados no ar.
3. Fuja do modelo de venda a qualquer custo
A fórmula do “compre agora” está ultrapassada. As pessoas buscam informações relevantes e estruturadas e não só um acumulado de gatilhos de venda. Por isso, foque muito mais na produção de conteúdo do que em recursos apelativos. Tente criar uma conversa usando sempre uma comunicação pessoal, clara e objetiva.
4. Elabore um conteúdo que seja facilmente encontrado
Estar entre as primeiras páginas do Google requer algumas técnicas. A definição de palavras-chave e a criação de títulos que atraem a atenção, por exemplo, auxiliam para que o seu conteúdo seja mais facilmente encontrado nos buscadores. Outro passo importante é definir os canais de divulgação, como redes sociais ou newsletter. Parcerias com empresas do seu segmento também podem ser um reforço nas divulgações.
5. Tenha atenção ao texto
Fique atento ao tom do texto, produza um conteúdo bem escrito, relevante, original e que estabeleça uma conexão com o leitor. Evite textos e parágrafos longos, que podem deixar o texto cansativo, e use recursos como imagens e gifs, que mantêm o público atento.
6. Insira links nas páginas
Para fazer com que o público permaneça mais tempo na sua página, insira links no texto, com conteúdos relacionados, para direcionar o leitor para outras páginas da sua loja virtual. Isso ajuda a gerar tráfego.
7. Faça testes sobre os formatos
Faça testes para entender melhor que tipo de conteúdo e de mídias têm maior aceitação para o seu público. Considere também produzir materiais ricos, ou seja, conteúdos mais aprofundados, como e-books, planilhas e simuladores.
8. Promova interações com o seu público
Interagir com o público e promover o maior engajamento na sua loja virtual são fatores importantes para manter o fluxo de visitantes no seu e-commerce e para reforçar o nome da sua marca. Para isso, responda os comentários e procure atender às solicitações possíveis, prezando pelo bom relacionamento.
No fim das contas, promover informações úteis e consistentes faz parte da estratégia de garantir a satisfação do cliente na plataforma online, por isso, valem os esforços na produção de um bom conteúdo.* A HostGator é um dos principais provedores de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online do mundo. Fundada em outubro de 2002 nos Estados Unidos, a HostGator está no Brasil há dez anos, e conta com um escritório em Florianópolis. Representada pela Endurance International Group, a HostGator tem forte atuação em países como Brasil, Estados Unidos, México, Chile, Colômbia, Índia, China, Rússia.
Por Gabrielle Bittelbrun
Imagem: @snowing