Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • Busca do consumidor por crédito fecha 2020 com a primeira queda em seis anos, revela Serasa Experian

  • Cinco lições de 2020 para o varejo apostar em 2021

  • Magalu adquire plataforma de logística e impulsiona operação “last mile”

  • Novos parceiros aderem à campanha do Serasa Limpa Nome e beneficiam mais 9 milhões de brasileiros

  • Governo brasileiro permite uso de imóvel financiado como garantia de novo crédito

Artigos de OpiniãoNegócios
Home›Artigos de Opinião›O que diferencia os consumidores brasileiros dos outros latino-americanos na hora de comprar on-line?

O que diferencia os consumidores brasileiros dos outros latino-americanos na hora de comprar on-line?

By Varejo Brasil
13 de janeiro de 2021
132
0
Share:

*Por Galba Junior

O Brasil é um país early adopter. Na área de tecnologia, isso quer dizer que, simplesmente, a gente ama uma novidade. Gostamos de experimentar tecnologias, somos uma das nacionalidades mais presentes em redes sociais, e temos um dos ecossistemas de internet mais bem desenvolvidos do mundo.

Exemplo clássico disso é nosso sistema bancário digital. Em poucos países do mundo é possível obter tantos serviços bancários on-line de forma tão simples e segura quanto a que temos no Brasil. Sim, você está lendo corretamente: nem nos Estados Unidos ou em países europeus, considerados modelos para quase tudo por aqui, se tem tanta facilidade.

E o cenário latino-americano do e-commerce, como todos os outros, depois da pandemia de covid-19, acelerou seu crescimento. Mas isso não é surpresa, porque tanto nós mesmos quanto nossos vizinhos de continente já apresentávamos maiores taxas de conectividade ano a ano, transformando as compras on-line em opção viável.

No Brasil, embora muitos de nós já tivéssemos o e-commerce como uma das principais formas de comprar, foi com a pandemia que boa parte da população acabou concretizando suas primeiras aquisições por meio da internet. Nesse cenário, é sempre bom lembrar quão gigantesca é a população brasileira, e como as coisas funcionam de forma diferente longe dos grandes centros urbanos.

Mas o fato é que as nossas compras on-line ainda representam percentual muito maior do que qualquer um dos países latino-americanos. Enquanto por aqui esse formato registrou como principal categoria em 2019 moda e acessórios, no México, segundo colocado na América Latina, as principais categorias de interesse em 2019 foram transporte e alimentação. Em 2020, o país latino-americano que mais viu seu segmento de e-commerce crescer, entretanto, foi o Peru, cuja principal categoria em 2019 foi a de eletrônicos.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: LGPD NÃO SE APLICA SOMENTE AO DIGITAL

————————————————————————————————————————————————————

Ainda que as preferências por segmentos sejam diferentes, uma das tendências mais evidentes tanto no Brasil como em outros países altamente engajados nas redes sociais – destacando-se Argentina, Uruguai e Chile, onde pelo menos 76% da população está presente nas redes – é o social commerce, ou seja, compras feitas por meio das plataformas de redes sociais. Nesse ponto, estamos todos indo pelo mesmo caminho, com alguns mais adiantados que outros.

A partir desses dados, podemos generalizar algumas coisas a respeito do consumo na América Latina como um todo: o crescimento das compras on-line continuará depois da pandemia, visto que já era tendência observada ao longo dos anos, sendo mais acelerada nos países em que a conectividade ainda está em consolidação; o Brasil continuará crescendo, mais lentamente, visto que já contava com muitos consumidores on-line; adquirir serviços e produtos de necessidade básica por meio da internet passará a ser algo comum na vida dos latino-americanos; e as compras por meio de redes sociais vão continuar se destacando, devido ao interesse das pessoas latino-americanas por passar seu tempo livre nessas plataformas.

*Galba Junior, country manager & partner da Corebiz, agência especializada em omnichannel.

Sobre a Corebiz 

A Corebiz é uma agência especializada em omnichannel, com grandes clientes de varejo e indústria de vários segmentos. Com ampla gama de serviços, atua desde a consultoria até a execução dos projetos, distribuídos em três unidades de negócios: Experiência, Marketing e Tecnologia. Conta com escritórios no Brasil, no México e na Argentina, e já executou projetos em mais de 14 países. Mais informações: https://www.corebiz.ag.

 

 

 

Por Ivonete Pascoal | NB Press

Imagem: Ilustração

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no [email protected] ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

TagsArtigos de opiniãocapaconsumidordestaqueIndústrianegociosvarejo
Previous Article

LGPD não se aplica somente ao digital

Next Article

Pandemia traz mudança na metodologia de vendas, ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Related articles More from author

  • NegóciosVarejo

    Nubank lidera registro de chaves Pix

    15 de outubro de 2020
    By Varejo Brasil
  • Artigos de OpiniãoEmpresasVarejo

    Cross Channel como estratégia de marketing para varejistas

    25 de outubro de 2019
    By Varejo Brasil
  • Artigos de OpiniãoEmpresas

    Artigo| Como agilizar as simulações do seu planejamento orçamentário

    26 de julho de 2020
    By Varejo Brasil
  • Negócios

    Serviço de entregas colaborativas cresce 515% durante quarentena do coronavírus

    14 de julho de 2020
    By Varejo Brasil
  • Artigos de OpiniãoEmpresas

    Datas sazonais: entenda como esses períodos podem ajudar a otimizar a receita da sua empresa

    19 de junho de 2018
    By Varejo Brasil
  • EmpresasNegóciosTecnologia

    Empresa desenvolve chatbot interligado ao WhatsApp para atender ao mercado pet

    5 de março de 2019
    By Varejo Brasil

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018
Este site usa cookies para melhorar sua experiência e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessário
Sempre Ativado

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Não necessário

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.