Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • MAGAZINE LUIZA REALIZA PRIMEIRO EXPO MAGALU NA CAPITAL PAULISTA, COM A PRESENÇA DE LUCIANO HUCK, FRED TRAJANO E LUIZA HELENA

  • 5 dicas para proteger a sua empresa de ataques hackers

  • Foram vendidos no varejo em fevereiro 27,8 milhões de móveis

  • MÓVELBRASIL É FEIRA DE NEGÓCIOS

  • Novo Cadastro Positivo deve democratizar acesso ao crédito e estimular competição entre instituições financeiras e varejo, avaliam CNDL/ SPC Brasil

Indústria MoveleiraNegócios
Home›Indústria Moveleira›Números oficiais confirmam um 2018 sem crescimento para o polo moveleiro de Bento Gonçalves

Números oficiais confirmam um 2018 sem crescimento para o polo moveleiro de Bento Gonçalves

By Varejo Brasil
14 de março de 2019
990
0
Share:

Acréscimo de 1% no faturamento é justificado pelo desempenho acima da média no mercado internacional

O faturamento da indústria moveleira do polo de Bento Gonçalves atingiu : R$ 1,78 bilhões no ano de 2018. Os dados da Secretaria da Fazenda obtidos na última semana indicam um crescimento de 1% em relação ao ano anterior, em termos nominais. O número de postos de trabalho também se manteve estável, sem fechamentos, com um total de 6.100 empregos diretos no polo moveleiro. No estado, o crescimento nominal do faturamento foi de 16,5% em relação a 2017.

Em virtude da forte retração no mercado interno sentida pelo setor moveleiro no ano passado, foram as exportações que evitaram um desempenho negativo para o polo. Pelo segundo ano consecutivo, Bento Gonçalves cresceu nas exportações a taxas superiores ao estado e país, num incremento de 12,5% em relação a 2017.

Uruguai, Peru, Chile, Estados Unidos e Colômbia como principais mercados, mas o surgimento de novos destinos e retomada de mercados favoráveis ao polo moveleiro. O crescimento nas vendas foi expressivo para Arábia Saudita (+60%), Reino Unido (+48%), Equador (+136%) e África do Sul (+82%) Porto Rico (187%) e França (142%).

O presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini, elenca como prioritário neste ano o apoio à internacionalização das empresas do polo. Para isso, a entidade vai ampliar as capacitações na área e manter o calendário de estudos de inteligência comercial e promoções comerciais em mercados de interesse do polo moveleiro. No planejamento da Movelsul Brasil 2020, o fomento às exportações também entra como ponto de destaque com um Projeto Comprador que trará 100 importadores de mercados estratégicos para o expositor.

Vinicius Benini relembra que o polo moveleiro de Bento Gonçalves ainda é considerado o principal do país em número de peças produzidas, mas que as empresas locais foram fortemente impactadas pela crise, assim como a indústria moveleira de todo país. Ele considera que as empresas devem estar atentas aos fatores que impactam a competitividade mundial do móvel brasileiro, que são os atributos de design e inovação, cada vez mais valorizados. “Os desafios dizem respeito à sinergia entre as pontas da cadeia: da fábrica até o consumidor, passando pelo varejo – e as tecnologias envolvidas nos modelos atuais de consumo. O Sindmóveis, como entidade articuladora que é, vai trabalhar firmemente nesse ano para ampliar as condições de competitividade do associado”, destaca.

Os primeiros números de 2019 seguem indicando as exportações como destaque no polo. No primeiro bimestre de 2019, houve acréscimo de 34,4% nas exportações de janeiro e fevereiro em comparação a igual período do ano passado. Com expressivo crescimento das negociações no mercado americano, os EUA figuram como principal destino para os móveis do polo de Bento Gonçalves, passando da oitava posição no primeiro bimestre ano passado para a liderança atualmente.

 

 

 

Por Ana Carolina – Sindmóveis

Imagem: Jeferson Soldi

Tagsempresasexportaçõesindústria moveleiramercadonegocios
Previous Article

Abimóvel e Apex-Brasil realizam segundo Projeto Comprador ...

Next Article

Fábrica de Startups e Aliansce abrem inscrições ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0
  • 0
  • 0
  • 0

Related articles More from author

  • NegóciosTendências

    Experiência de consumo com valor agregado é tendência de mercado

    29 de abril de 2019
    By Varejo Brasil
  • DestaqueEmpresas

    Leroy Merlin realiza campanha para doação de materiais escolares

    5 de janeiro de 2018
    By Varejo Brasil
  • EmpresasNegócios

    Leroy Merlin estreia Venda Assistida na CASACOR

    29 de maio de 2018
    By Varejo Brasil
  • NegóciosVarejo

    Empresas do setor projetam para 2019 crescimento de 4% nas vendas de ar condicionado

    10 de janeiro de 2019
    By Varejo Brasil
  • Empresas

    Mastercard realiza evolução de sua logomarca e mantém apenas os famosos círculos

    8 de janeiro de 2019
    By Varejo Brasil
  • Artigos de OpiniãoEmpresas

    Artigo – Você está preparado para a omnicanalidade?

    15 de agosto de 2018
    By Varejo Brasil

Leave a reply Cancelar resposta

Enter Captcha Here : *

Reload Image

  • Empresas

    C&C leva arquitetos para conhecer fábrica da Incepa em Campo Largo – PR

  • Artigos de OpiniãoEmpresas

    Artigo: Como uma empresa inova para se tornar competitiva através da mobilidade ?

  • CursosVarejo

    Investindo em qualidade, loja de móveis planejados promove treinamento para funcionários de todo estado

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018