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Home›Economia›Número de inadimplentes atinge 45,5% em fevereiro e mais da metade dos consumidores não vão conseguir pagar contas

Número de inadimplentes atinge 45,5% em fevereiro e mais da metade dos consumidores não vão conseguir pagar contas

By Varejo Brasil
19 de maio de 2020
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Segundo o Boa Vista, 80% dos brasileiros já fizeram revisão do orçamento doméstico e 56% acreditam que vão conseguir manter as contas em dia por dois meses

Segundo uma pesquisa realizada pelo Boa Vista, cerca de 52% dos consumidores não vão conseguir pagar as contas ou vão arcar apenas com uma parcela destas durante a pandemia. O levantamento sobre hábitos dos consumidores revela também que 80% já fizeram uma revisão do orçamento doméstico.

Já o Banco Central, informa que o endividamento das famílias brasileiras em fevereiro deste ano ficou em 45,5%, ante 45,2% de janeiro. Mesmo com as dificuldades, os dados informam que a taxa de inadimplência das operações de crédito livre com os bancos se manteve estável em 3,8% e para as pessoas físicas, essa taxa teve um aumento de 5,1% para 5,2% entre os meses de fevereiro e março deste ano.

Em 2018, os bancos adotaram um normativo da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), considerado por muitos uma cartilha com novas regras para tratamento e negociação de dívidas. Entre elas, estão algumas normas mais “humanizadas” como, por exemplo, os bancos devem disponibilizar canais específicos para receber e propor negociação de dívidas, sempre considerando a situação e as possibilidades individuais dos clientes.

Para Edemilson Koji Motoda, presidente do Grupo KSL – empresa que atua no segmento de crédito e cobrança – esse normativo, assim como qualquer ação que vise auxiliar o consumidor é de extrema importância. “As orientações servem para deixar ainda mais claro as possibilidades que o inadimplente tem no momento de negociar suas dívidas, facilitando a negociação para ambos, seja para o credor quanto para o consumidor”.

O diálogo entre cobradores e inadimplentes deve ser mais flexível em caso de contratempos ou fatalidades, como desemprego, redução da renda, divórcio ou morte. “Na KSL, nós orientamos nossos colaboradores a sempre negociar caso a caso com os inadimplentes, e principalmente sempre tentar conhecer o que os levaram a situação de inadimplência, pois só dessa forma, é possível oferecer dentro dos parâmetros uma opção que se adequa ao cliente”, comenta Edemilson.

A última Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, mostra que em dezembro de 2019 o percentual de endividados tinha alcançado 65,6%. O tempo médio de atraso para o pagamento de dívidas é de 64 dias em média. Ricardo Garcia, gerente de resultados da KSL Associados – empresa especializada em cobrança – afirma que é necessário reforçar a importância de se honrar um acordo, evitando o acúmulo de encargos e principalmente os benefícios de estar com o seu nome limpo.

Sobre a KSL

Com mais de 20 anos no mercado, a KSL Associados atua no segmento de crédito e cobrança, contribuindo para o desenvolvimento de um dos setores que mais cresceu nos últimos anos. Inicialmente atuando exclusivamente na área de cobrança, especialmente amigável, a empresa cresceu e se desenvolveu atuando assim, em todos os pontos de contato com o cliente.

 

 

 

 

Por Ana Paula Lima

Imagem: Divulgação

TagsDívidaseconomiainadimplênciainadimplentesnegociação
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