Novos meios de pagamentos eletrônicos fortalecem o crescimento do e-commerce nacional
Por Carlos Alves*
Em um cenário cada vez mais tecnológico e conectado, a tendência é que o e-commerce nacional cresça cada vez mais, uma vez que mais pessoas possuem acesso e o acesso é realizado de maneira simples. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor deverá ter um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, faturando um total de R$ 59,9 bilhões. Diante dessa realidade, empresas investem em novas formas de pagamento visando maior praticidade, facilidade e índice de aceitação do público, que pode se sentir desconfiado em alguns cenários, como em uma primeira compra para uma pessoa mais conservadora. Assim, o investimento em opções de pagamento se torna fundamental para passar maior confiança aos consumidores.
Ferramentas como o Rakuten Pay, desenvolvido pela Rakuten Digital Commerce, oferece aos lojistas a opção de aceitar pagamentos online de maneira simples e rápida, podendo ser integrada a qualquer plataforma do mercado. Além dessa solução, existe, também, opções de plug-ins com a mesma funcionalidade que podem ser facilmente integrados a sites desenvolvidos via WordPress e WooCommerce, plataformas de desenvolvimento de sites, como o DBWCommerce. Além dessas soluções, existe também o Mercado Pago, que é uma ferramenta desenvolvida pelo Mercado Livre, apresenta a oportunidade de oferecer uma gama maior de formas de pagamento, aumentando a probabilidade de conversão.
Nos marketplaces não é diferente. Cada dia mais, os shoppings centers virtuais tentam oferecer soluções completas aos clientes, atuando não só nas formas de pagamento, mas também na logística e entrega, possibilitando que o comprador opte pela retirada dos produtos em lojas físicas, fazendo com que o comprador tenha a possibilidade de retirar o produto, garantindo que ele o terá em mãos o quanto antes, gerando a noção de valor percebido e fazendo com que a experiência do consumidor seja mais profunda e marcante, auxiliando na fidelização do mesmo.
* Diretor de Marketplace da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e do Magazine Luiza, Carlos Alves é um dos precursores dos shoppings virtuais no país, sendo o primeiro lojista e integrar sua loja em todos os grandes players do comércio eletrônico nacional
Sobre Carlos Alves:
Formado em Engenharia da Produção pela Unifei, pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV e especialista em Gestão Empreendedora pela Fundação Dom Cabral, com extensão na Universidade do Canadá, Carlos Alves é proprietário da Casa América, empresa em atuação há mais de 60 anos no mercado, e também já foi Diretor de Vendas Internacionais da Whirpool, detentora das marcas Brastemp e Consul, atuando em toda América do Sul. Ele foi fundador da empresa Integracommerce, um dos principais hubs de integração de produtos com os grandes e-commerces do Brasil e que, mais tarde, foi vendida para o Magazine Luiza, um dos maiores varejistas brasileiros.
Por Barbara Acácia Cristiano – NB Press
Imagem: Ilustração