Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • MAGAZINE LUIZA REALIZA PRIMEIRO EXPO MAGALU NA CAPITAL PAULISTA, COM A PRESENÇA DE LUCIANO HUCK, FRED TRAJANO E LUIZA HELENA

  • 5 dicas para proteger a sua empresa de ataques hackers

  • Foram vendidos no varejo em fevereiro 27,8 milhões de móveis

  • MÓVELBRASIL É FEIRA DE NEGÓCIOS

  • Novo Cadastro Positivo deve democratizar acesso ao crédito e estimular competição entre instituições financeiras e varejo, avaliam CNDL/ SPC Brasil

Economia
Home›Economia›Mesmo preocupado com dívidas, consumidor está mais otimista com economia

Mesmo preocupado com dívidas, consumidor está mais otimista com economia

By Varejo Brasil
28 de fevereiro de 2017
973
0
Share:

Embora esteja mais preocupado em pagar as dívidas e pouco confiante em melhora da situação financeira particular em breve, o consumidor está, pouco a pouco, recuperando o otimismo com a economia brasileira.

É o que aponta o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgado hoje (24), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Foto: Consumidores fazem compras em supermercado Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

No geral, o Inec melhorou 0,6% em fevereiro em comparação a janeiro deste ano, passando de 103,8 pontos para 104,4 pontos. É uma marca ainda inferior à média histórica de 108,7 pontos, mas que mantém a tendência de elevação gradual. Em dezembro do ano passado, o índice alcançou 100,3 pontos. Se comparado a fevereiro do ano passado, o resultado foi 5,8% melhor.

 

Situação financeira

Já os indicadores de endividamento, renda própria e situação financeira caíram em relação a janeiro. “Isso indica que, apesar do otimismo em relação aos preços e ao emprego, os brasileiros estão mais endividados e pouco confiantes de que sua renda e sua situação financeira irão melhorar no futuro próximo”, destaca a CNI.

Quanto maior o índice, maior o percentual de respostas positivas, ou seja, maior o percentual de pessoas que apostam em queda da inflação e do nível de desemprego, aumento da renda pessoal e das compras de bens de maior valor, com melhora da situação financeira das famílias ou menor endividamento.

Metade dos itens que compõem o Inec teve crescimento em fevereiro: compra de bens de maior valor (3,6%), inflação (3,0%) e desemprego (2,2%). Na comparação anual, a alta da expectativa em relação à redução da inflação é de 16%, patamar 4,8% acima da média histórica.

Pesquisadores do Ibope ouviram 2002 entrevistados em 143 cidades, entre os dias 16 e 20 deste mês.

Por Carolina Pimentel – Repórter da Agência Brasil

Tagscomérciocriseeconomia
Previous Article

CANTOR DANIEL CONVERSARÁ COM FÃS AO VIVO

Next Article

Nokia anuncia volta do ‘tijolão’ repaginado

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0
  • 0
  • 0
  • 0

Related articles More from author

  • EconomiaImportaçãoNegócios

    INDÚSTRIA BRASILEIRA ALERTA

    2 de março de 2017
    By Varejo Brasil
  • Feiras e EventosLojistas

    CDL Chapecó promove último sorteio da campanha “100 anos, 100 prêmios”

    29 de dezembro de 2017
    By Varejo Brasil
  • Varejo

    Vendas Online crescem 12% no primeiro semestre, segundo pesquisa

    25 de setembro de 2019
    By Varejo Brasil
  • Artigos de OpiniãoPolítica

    Imposto de renda: declarar bitcoins e evitar erros fiscais contribui para a valorização das criptomoedas

    13 de abril de 2018
    By Varejo Brasil
  • EconomiaNegóciosVarejo

    COMÉRCIO VAREJISTA REGISTRA QUEDA NAS VENDAS EM FEVEREIRO – VEJA COM MARCIO ALAOR, DO BANCO BMG

    25 de abril de 2017
    By Varejo Brasil
  • NegóciosVarejo

    Black Friday 2019: Eletrodomésticos, eletrônicos e celulares são os mais desejados

    3 de outubro de 2019
    By Varejo Brasil

Leave a reply Cancelar resposta

Enter Captcha Here : *

Reload Image

  • EmpresasInovaçãoTecnologia

    Samsung e FARM fecham parceria

  • Feiras e Eventos

    Estudiobola, Fahrer, NDT Design e Paulo Alves inauguram showroom nos Estados Unidos

  • E-commerce

    Um panorama do comércio online no Brasil

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018