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Magazine Luiza está entre as marcas mais valiosas do Brasil

By Varejo Brasil
5 de junho de 2019
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  • Varejo e bancos impulsionam o crescimento do valor total das marcas mais valiosas do ano

  • Bradesco assume a liderança do ranking, passando do segundo ao primeiro lugar, com um valor de US$9,4 bilhões

  • Magazine Luiza (+276%), Amil (+160%), Petrobras (+154%), Ypióca (+143%) e Renner (+132%) são as que tiveram maior incremento em 2019

  • Google lidera o ranking das mais fortes no Brasil e pela primeira vez há cinco marcas nacionais na lista

O grupo WPP e a Kantar divulgam o novo ranking das 60 Marcas Mais Valiosas do Brasil, em parceria com a revista IstoÉ Dinheiro. Neste ano, os bancos tomaram as primeiras colocações, com o Bradesco (US$9,4 bilhões) em primeiro lugar, após um crescimento de valor de marca de 35% e Itaú (US$8,3 bilhões)  na segunda colocação, também com um incremento de 35%. O terceiro lugar ficou com a Skol (US$7,2 bilhões).

O valor da soma das marcas do ranking teve um incremento de 11% em relação a 2018, alcançando US$69,9 bilhões, impulsionado principalmente pelo varejo, liderado pelo Magazine Luiza e seu crescimento de 276% em valor de marca. A Renner, rede varejista de moda, aumentou o valor da sua marca em 132%.

Confira o Top 10:

Ranking Marca Categoria Valor de Marca    2019

(bi $)

Valor de Marca    2018

(bi $)

Variação do valor de marca
1 Bradesco Instituição Financeira 9,468 7,018 35%
2 Itaú Instituição Financeira 8,368 6,198 35%
3 Skol Cerveja 7,253 8,263 -12%
4 Brahma Cerveja 3,781 4,478 -16%
5 Globo Canais de TV 3,624 4,318 -16%
6 Antarctica Cerveja 2,672 2,977 -10%
7 Magazine Luiza Varejo 2,287 609 276%
8 Petrobras Energia 2,002 788 154%
9 Renner Varejo 1,903 820 132%
10 Amil Cuidados da saúde 1,840 706 160%

Bancos e varejo ganham destaque em 2019

Para Eduardo Tomiya, diretor executivo da Kantar Brasil, a experiência omnichannel, com uma ótima integração entre off e online foi a chave para o sucesso do setor varejista, nos casos do Magazine Luiza e Lojas Americanas. Já para a Renner, é a experiência do consumidor que fez a diferença, com investimentos em atendimento de qualidade variedade e uma nova disposição dos produtos nas lojas, entre outras estratégias.

Outro setor de destaque no ranking foi o de instituições financeiras, no qual, além do Bradesco e o Itaú, o Banco do Brasil se destaca com 90% de aumento no valor da sua marca em relação ao ano passado. Esse crescimento foi impulsionado pela implementação de novas soluções tecnológicas que facilitam a vida dos clientes (como a inteligência artificial ou interface de aplicativo mais intuitiva), uma resposta desses bancos tradicionais à chegada das fintechs.

Marcas nacionais se destacam entre as mais fortes

Além do ranking das Marcas Mais Valiosas do Brasil, a Kantar apresentou também o ranking das mais fortes com atuação no país. Este levantamento se refere à força das empresas nacionais ou estrangeiras que atuam no país e avalia o brand equity, ou seja, o poder de influência que ela tem no mercado e nos consumidores e que a converte na favorita do público.

Confira o ranking completo:

# Marca Índice de força de marca Variação na Posição
1 Google 100 1
2 Apple 99 7
3 Heineken 84 9
4 Samsung 82 6
5 Colgate 81 1
6 Facebook 81 -5
7 Coca-Cola 80 -2
8 Omo 77 -5
9 Guaraná Antarctica 77 2
10 Ruffles 77 4
11 Nike 74 9
12 Oral-B 73 -5
13 Gillette 73 3
14 O Boticário 73 Nova
15 Adidas 72 Nova
16 McDonald’s 72 -1
17 Cacau Show 72 Nova
18 Natura 71 Nova
19 Dorflex 70 -1
20 Listerine 70 Nova

Esse ranking apresentou grandes mudanças, com cinco novos nomes entre as 20 marcas e a presença de mais brasileiras, passando de duas (2018) para cinco. O Guaraná Antarctica ainda alcançou o Top 10, ficando em 9° lugar, crescendo duas posições.

Metodologias diferentes

As Marcas Mais Valiosas do Brasil levam em consideração o valor financeiro (dados bolsa e da Bloomberg), além do valor de contribuição de marca:proporção do valor financeiro de uma marca gerado por sua capacidade de aumentar o volume de compra e carregar um premium price (metodologia Kantar).

Já no ranking das mais fortes são considerados apenas os aspectos de marca (brand equity), como a capacidade de gerar conexões emocionais mais significativas, a habilidade para se diferenciar de outros nomes da mesma categoria e a facilidade de se converter na primeira opção dos consumidores dentro de um grupo de produtos do mesmo segmento.

Sobre a Kantar

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham na Kantar contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.

Sobre WPP

A WPP é o maior grupo de serviços de comunicação do mundo, com faturamento de US$ 73 bilhões e receita de US$ 19 bilhões. Através de suas empresas operacionais, o Grupo oferece uma ampla gama de serviços de publicidade e marketing, incluindo gestão de investimentos em publicidade e mídia; gestão de investimentos em dados; relações públicas e assuntos públicos; branding e identidade; comunicação de serviços de saúde; marketing direto, digital e de promoção e relacionamento, assim como comunicação especializada. A empresa emprega mais de 200.000 pessoas (incluindo associados e investimentos) em mais de 3.000 escritórios em 113 países. Para mais informações, visite www.wpp.com.

A WPP foi nomeada Holding do Ano no Festival Internacional de Criatividade do Lions de Cannes de 2016 pelo sexto ano consecutivo. A WPP também foi nomeada, pelo quinto ano consecutivo, a Holding mais Eficaz do Mundo no Effie Effectiveness Index de 2016, que reconhece a eficácia da comunicação de marketing. Em 2016, a WPP foi reconhecida pela Warc 100 como a World’s Top Holding Company (pelo segundo ano consecutivo).

TOP 60 Brazil 2019
in USDm
# Brand Category Brand Value    2019 Brand Value    2018 Brand Value Change
1 Bradesco Financial Institution                  9.468                  7.018 35%
2 Itaú Financial Institution                  8.368                  6.198 35%
3 Skol Beer                  7.253                  8.263 -12%
4 Brahma Beer                  3.781                  4.478 -16%
5 Globo TV Stations                  3.624                  4.318 -16%
6 Antarctica Beer                  2.672                  2.977 -10%
7 Magazine Luiza Retail                  2.287                    609 276%
8 Petrobras Energy                  2.002                    788 154%
9 Renner Retail                  1.903                    820 132%
10 Amil Healthcare                  1.840                    706 160%
11 Natura Cosmetics                  1.521                  1.350 13%
12 Ypê Home Care                  1.395                  1.399 0%
13 Sadia Food                  1.339                  1.469 -9%
14 Bohemia Beer                  1.302                  1.605 -19%
15 Ipiranga Retail                  1.284                  1.265 1%
16 Lojas Americanas Retail                  1.257                  1.025 23%
17 Ypióca Spirits                  1.004                    413 143%
18 Vivo Communication Providers                    990                    874 13%
19 Embratel Communication Providers                    944                  1.140 -17%
20 Banco do Brasil Financial Institution                    806                    425 90%
21 Net Communication Providers                    777                    939 -17%
22 Localiza Car Rental                    736                    437 69%
23 Drogasil Drugstores                    719                    757 -5%
24 Porto Seguro Insurance                    686                    922 -26%
25 B3 Stock Exchange                    668                    425 57%
26 Droga Raia Drugstores                    631                    589 7%
27 Seara Food                    612                    528 16%
28 Schin Beer                    604                    622 -3%
29 Netshoes e-coomerce                    469                    469 0%
30 CVC Travel Agency                    461                    464 -1%
31 Totvs Information Technology                    458                    313 46%
32 Cielo Credit Cards                    454                    634 -28%
33 Pão de Açúcar Retail                    452                    768 -41%
34 Casas Bahia Retail                    452                    472 -4%
35 Suvinil Painting                    398                    292 36%
36 Iguatemi Retail                    383                    595 -36%
37 SBT TV Stations                    338                    375 -10%
38 Caixa Financial Institutions                    327                    790 -59%
39 Bauducco Food                    325                    325 0%
40 Gol Airline                    323                    244 33%
41 Estacio Education                    318                    313 2%
42 Buscapé Technology                    318                    284 12%
43 Havaianas Fashion                    284                    474 -40%
44 Fleury Healthcare                    278                    327 -15%
45 Smiles Loyalty Programs                    266                    660 -60%
46 Arezzo Fashion                    258                    327 -21%
47 Dorflex Painkiller                    258                    247 4%
48 Tigre Construction                    257                    257 0%
49 Perdigão Food                    256                    331 -23%
50 Extra Retail                    236                    337 -30%
51 Vigor Food                    229                    265 -14%
52 Hering Fashion                    213                    187 14%
53 Multiplus Loyalty Programs                    197                    344 -43%
54 Sul América Healthcare                    194                       –   N/A
55 Riachuelo Retail                    192                       –   N/A
56 Assaí Retail                    191                       –   N/A
57 Vitarella Food                    186                    281 N/A
58 Anhanguera Education                    181                    458 -61%
59 Adria Food                    165                       –   N/A
60 Ponto Frio Retail                    126                       –   N/A
Total TOP 60 of each year                69.910                63.192 11%

 

 

 

Por Karina Rodrigues da Silva

Imagem: Juros Baixos

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