Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • Cinco lições de 2020 para o varejo apostar em 2021

  • Magalu adquire plataforma de logística e impulsiona operação “last mile”

  • Novos parceiros aderem à campanha do Serasa Limpa Nome e beneficiam mais 9 milhões de brasileiros

  • Governo brasileiro permite uso de imóvel financiado como garantia de novo crédito

  • Desafio da reabertura em SP é convencer consumidor a gastar

EmpresasFeiras e EventosTecnologia
Home›Empresas›LGPD não se aplica somente ao digital

LGPD não se aplica somente ao digital

By Varejo Brasil
13 de janeiro de 2021
46
0
Share:

Câmara Americana de Comércio aborda o tema em evento online com empresas associadas

A lei 13.709/2018, que protege dados pessoais (LGPD), tem sido pauta para diversas discussões desde sua criação até sua sanção, em agosto de 2018. Após vários debates e ajustes em sua descrição, em setembro de 2020 a lei passou a vigorar. Apesar disso, diversas empresas e escritórios de advocacia ainda têm dúvidas sobre como proceder diante desta nova ferramenta.

Em webcomitê promovido pela Amcham Curitiba, em parceria com a Amcham Joinville, a consultora e especialista em LGPD, Cristiane Beux, falou sobre a importância de se aprofundar na lei e entendê-la, antes de suas sanções começarem a vigorar em agosto de 2021. ‘‘Embora não tenhamos sanção do ponto de vista administrativo, por conta da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, nós já temos a judicialização, ou seja, apesar de ainda não estar funcionando, alguns pontos da LGPD são extremamente judicializáveis’’, diz a especialista.

De acordo com ela, a mudança e a adaptação das empresas e escritórios de advocacia precisam começar o quanto antes. A consultora comentou ainda que, apesar de tratar sobre dados, a lei não se aplica somente ao digital. ‘‘É fácil de confundir porque toda nossa vida está no mundo digital, a gente não lembra que existe o dado pessoal em papel e, também, no meio falado’’, afirma. ‘‘As pessoas podem cometer uma infração de LGPD apenas falando, por isso é preciso entender a lei, para que saibamos os cuidados que precisam ser tomados referentes a ela’’, explica. 

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: PELA 5ª VEZ CONSECUTIVA, MRV INTEGRA O ÍNDICE CARBONO EFICIENTE DA B3

————————————————————————————————————————————————————

Outro ponto importante que as empresas e escritórios precisam ter atenção é o dado pessoal do funcionário. De acordo com Beux, é preciso fazer o tratamento dos dados pessoais de quem trabalha nas empresas, sejam colaboradores ou terceirizados. ‘‘O titular dos dados é o grande protagonista da LGPD, independente se ele é o cliente final ou se é colaborador’’, afirma a especialista.

Sobre a Amcham 

A Amcham (Câmara Americana de Comércio) é uma das maiores associações de empresas do Brasil, com 15 filiais em todo o País e mais de 5,2 mil empresas associadas. O objetivo da Amcham é criar um ambiente favorável de negócios por meio de boas práticas de mercado, capacitação profissional e cidadania empresarial. A Amcham visa facilitar relações empresariais, gerar negócios, ser ponte no relacionamento governamental e internacional, além de prover conteúdos que amplifiquem o conhecimento de seus associados.

 

 

 

Por Elton Telles | Pg1

Imagem: Divulgação

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no [email protected] ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

TagsAmchamcomércioempresasLGPDnegocios
Previous Article

Pela 5ª vez consecutiva, MRV integra o ...

Next Article

O que diferencia os consumidores brasileiros dos ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Related articles More from author

  • ArquiteturaCursosEmpresas

    AsBEA-PR e FAE promovem curso de gestão orientado para o mercado

    2 de maio de 2017
    By Varejo Brasil
  • Artigos de OpiniãoEmpresas

    A importância dos processos de qualidade em uma empresa

    9 de janeiro de 2018
    By Varejo Brasil
  • Artigos de OpiniãoNegócios

    Crise do coronavírus: Desabastecimento x desperdício

    30 de junho de 2020
    By Varejo Brasil
  • Empresas

    Claro estreia campanha focada na mudança de comportamento dos pequenos e médios empresários

    24 de maio de 2020
    By Varejo Brasil
  • Empresas

    PagSeguro PagBank anuncia os resultados do 3º trimestre de 2020 e ultrapassa marca de 7 milhões de clientes ativos no ...

    20 de novembro de 2020
    By Varejo Brasil
  • Sem categoria

    Empresária dá dicas de como aproveitar uma feira de negócios

    28 de maio de 2018
    By Varejo Brasil

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018