Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • Busca do consumidor por crédito fecha 2020 com a primeira queda em seis anos, revela Serasa Experian

  • Cinco lições de 2020 para o varejo apostar em 2021

  • Magalu adquire plataforma de logística e impulsiona operação “last mile”

  • Novos parceiros aderem à campanha do Serasa Limpa Nome e beneficiam mais 9 milhões de brasileiros

  • Governo brasileiro permite uso de imóvel financiado como garantia de novo crédito

HotelariaTurismo
Home›Hotelaria›Itapiranga elenca estratégias para fomentar o turismo

Itapiranga elenca estratégias para fomentar o turismo

By Varejo Brasil
22 de dezembro de 2020
111
0
Share:

A Administração Municipal de Itapiranga, no extremo oeste catarinense, recebeu na última semana do Sebrae/SC as soluções “Plano de Marketing Turístico”, “Desenvolvimento e Promoção do Destino” e “Implantação de Rotas e Roteiros”. Os três estudos fazem parte do Programa Cidade Empreendedora, executado localmente, desde 2017.

No Plano de Marketing Turístico com aproximadamente 170 páginas constam informações sobre as características do território, diagnóstico e análise do turismo local, oferta turística, demanda do setor com sondagem da concorrência, pesquisa sobre as ferramentas atuais, utilização para promoção e estratégias de marketing. O estudo amplia a visibilidade e a comercialização do destino, além de organizar e direcionar as ações necessárias para consolidar Itapiranga como um destino de referência e qualidade na oferta turística.

O documento apresenta como segmentos turísticos que contribuirão para promover e desenvolver o município nos próximos anos o turismo histórico cultural, gastronômico, rural, ecológico e náutico. As definições tiveram como base a motivação atual do fluxo turístico, a oferta existente e os potenciais identificados. A elaboração é fruto de uma construção coletiva entre o poder público, a iniciativa privada e a comunidade. O propósito é valorizar a cultura local, fomentar a diversidade de produtos turísticos e aumentar o fluxo de visitantes, além de integrar e promover roteiros regionais, valorizando o extremo oeste.

De acordo com as consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Karla Fabiana Hall e Silvia Nowalski a estratégia do marketing turístico está centrada na premissa de que Itapiranga pode se firmar e obter reconhecimento como um destino cultural, que proporciona experiências e seja atraente e seguro, com uma rica história, gastronomia típica e um povo disposto a receber bem os visitantes. “A marca Itapiranga Cultural reflete o orgulho de suas tradições e um município que está decidido a preservar e perpetuar a cultura alemã na região e fazer deste motivo uma efetivação do fluxo turístico”, comentou Karla.

Para o prefeito Jorge Welter, com o propósito de fortalecer o turismo local e fomentar o desenvolvimento regional, o município consolidou no documento as diretrizes e metas estabelecidas para o setor. “O Plano de Marketing Turístico foi construído para valorizar nossa cultura dando visibilidade aos atrativos turísticos, além de promover a região Caminhos da Fronteira. O plano almeja o aumento de turistas, de investidores e de empresas contribuindo para a geração de trabalho e renda às comunidades locais”, ressaltou.

A Administração Municipal também recebeu o documento de Desenvolvimento e Promoção do Destino. Na campanha foram desenvolvidas peças promocionais voltadas à comunidade para divulgar os potenciais existentes, estratégias para atrair visitantes e também ações direcionadas à imprensa.

Implantação de Rotas e Roteiros

A solução Implantação de Rotas e Roteiros visa promover o desenvolvimento sustentável do turismo no município por meio da integração da oferta turística (atrativos e equipamentos turísticos) na forma de uma rota turística institucionalizada. Com a implantação da metodologia as empresas do trade turístico passam a atuar em conjunto no processo de desenvolvimento e comercialização do destino, tem um plano estratégico de desenvolvimento turístico e um plano de comunicação da rota, além de terem um modelo de governança instituído para promover a adequada gestão.

Constam no documento de aproximadamente 130 páginas informações sobre o mapeamento georrefereciado da oferta turística; diagnóstico da oferta; demanda potencial; 20 planos de melhoria; planejamento estratégico; infraestrutura de sinalização/comunicação; proposta de roteiros; plano de comunicação da rota e apresentação de produtos e precificação. Os responsáveis técnicos pela elaboração foram os consultores credenciados ao Sebrae/SC: Carlos Cappelini, Alexandre Neumayr, Claudia Gomes e Tadeu Monte.

De acordo com o prefeito, Jorge Welter, Itapiranga tem muitas potencialidades e conta com uma paisagem rural belíssima, por isso a intenção é auxiliar nos investimentos de consolidação de novas atrações turísticas, instigar adequações nas estruturas existentes para atender as necessidades dos visitantes e preparar os empreendedores para atuar nesse segmento de maneira planejada e sustentável. “A Administração Municipal vislumbra no turismo uma estratégia para promover o desenvolvimento econômico local, com ações de médio e longo prazo que precisam do suporte da iniciativa privada e de entidades empresariais”, comenta Welter.

Perfil do município

Itapiranga é destaque na produção e na exportação de alimentos, além de integrar o micro polo de desenvolvimento da tríplice fronteira. O município tem a agropecuária como base econômica, com ênfase para avicultura, bovinocultura de leite, suinocultura, cultivo de milho, fumo e outros produtos agrícolas. A geração de empregos está concentrada na indústria da transformação, que compreende agroindústria, abatedouros e derivados, indústrias de móveis, estofados e marcenarias. Também proporciona qualidade de vida e tem excelentes índices de empregabilidade, segurança e educação, além de uma forte manifestação artístico-cultural por meio dos grupos de dança e música alemãs.

 

 

 

Por MB Comunicação

Imagem: Prefeitura de Itapiranga

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no [email protected] ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

TagsdesenvolvimentohotelariaItapirangaSebraeturismo
Previous Article

Vendas do comércio de SP em dezembro ...

Next Article

IFEV-GS mensura o quanto o cliente fidelizado ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Related articles More from author

  • InternacionalTurismo

    Portugal é exemplo na pandemia do novo coronavírus e passa a estar em alta na preferência dos que desejam sair ...

    21 de junho de 2020
    By Varejo Brasil
  • NegóciosTecnologia

    Competitividade e sobrevivência: tecnologia pode ser aliada de pequenos negócios

    4 de março de 2021
    By Varejo Brasil
  • HotelariaInvestimentos

    Hotéis, Resorts e Pousadas investem em espaços kids para atrair hóspedes com crianças

    14 de julho de 2018
    By Varejo Brasil
  • Feiras e EventosNegóciosTurismo

    Festival de Inverno promete movimentar comércio e fomentar turismo no Centro Histórico de Curitiba

    25 de julho de 2018
    By Varejo Brasil
  • EmpresasFeiras e EventosNegócios

    Floripa Convention lança segunda etapa do manifesto em prol do segmento de eventos

    29 de julho de 2020
    By Varejo Brasil
  • InternacionalTurismo

    Cresce 6% número de brasileiros no primeiro semestre uruguaio: mais de 250 mil brasileiros visitaram o país

    5 de outubro de 2019
    By Varejo Brasil

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018
Este site usa cookies para melhorar sua experiência e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessário
Sempre Ativado

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Não necessário

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.