Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • Cinco lições de 2020 para o varejo apostar em 2021

  • Magalu adquire plataforma de logística e impulsiona operação “last mile”

  • Novos parceiros aderem à campanha do Serasa Limpa Nome e beneficiam mais 9 milhões de brasileiros

  • Governo brasileiro permite uso de imóvel financiado como garantia de novo crédito

  • Desafio da reabertura em SP é convencer consumidor a gastar

TecnologiaTendênciasVarejo
Home›Tecnologia›Inteligência Artificial: Sofia, a primeira totem-robô do Brasil especialista em atendimento comercial

Inteligência Artificial: Sofia, a primeira totem-robô do Brasil especialista em atendimento comercial

By Varejo Brasil
8 de janeiro de 2021
66
0
Share:

Com 1,60 metro de altura e menos de 10 quilos de peso, Sofia é um dispositivo inteligente para captação e compartilhamento de informações tridimensionais. Dotada de tela com avatar, ela foi integralmente desenvolvida e programada pela XRobô e pode ser utilizada para atendimento em lojas, shoppings, farmácias, hospitais, hotéis, pousadas, escolas.

O Brasil acaba de ganhar Sofia – a primeira totem-robô assistente para atendimento a clientes e público nos setores varejista, hoteleiro, educacional e da Saúde.  A novidade estreia no País pelas mãos da XRobô, primeira startup brasileira especializada no fornecimento de robôs humanoides e na criação de aplicações sob medida para o mercado cooperativo.

Com 1,60 metro de altura e pesando menos de 10 quilos, Sofia é uma totem-robô assistente (dispositivo inteligente para captação e compartilhamento de informações tridimensionais) dotada de tela com avatar e integralmente desenvolvida e programada pela XRobô para fornecer informações sobre produtos e serviços em lojas, shoppings, farmácias, hospitais, hotéis, pousadas, escolas – e em mais uma infinidade de locais e negócios de diferentes portes e segmentos nos quais a interação com o público e o poder da informação são fundamentais nos processos de escolha e tomada de decisão dos consumidores no ato da compra.

Sofia pode, por exemplo, ser posicionada na entrada ou em lugares estratégicos do estabelecimento comercial. Dotada de sensores, ela ‘percebe’ quando alguém se aproxima e coloca-se à disposição para interagir e informar. O avatar na tela tem feições humanas e inspira simpatia, promovendo segurança e acolhimento na interação com o cliente.

No caso das farmácias, setor do primeiro protótipo de Sofia, ela pode esclarecer sobre medicamentos, desde os tipos e para que servem até a localização de determinado item nas gondolas – e ainda tirar dúvidas sobre os produtos e serviços da loja. Já em hotéis, ela pode informar sobre quartos, pernoites e serviços, tal qual um totem-robô concierge. O objetivo é fornecer uma experiência inovadora ao consumidor, além de reduzir o tempo em filas e espera. A produtividade da equipe é outro ganho importante, uma vez que Sofia libera – para melhor cumprimento de suas funções – os profissionais que porventura tivessem de interromper suas atividades e tarefas para prestar informações.

Outra grande novidade é o modelo de negócios para a comercialização de Sofia. Além da venda tradicional aos diferentes setores de mercado, a XRobô oferece às empresas interessadas a opção de arrendamento com pagamento mensal de aluguel.

“Com excelente desempenho e preço acessível, Sofia certamente abrirá um novo leque de oportunidades incríveis para a expansão e a implantação de Inteligência Artificial nos mais diversificados estabelecimentos brasileiros. É a Transformação Digital em ação”, diz André Araújo, CEO da XRobô.

Mais informações sobre a totem-robô Sofia estão disponíveis no site da XRobô (http://xrobo.com.br/totem-robo) e no canal de YouTube https://youtu.be/VbvIgGJ5hkk

Sobre a XRobô
A XRobô é uma empresa brasileira fundada por sócios com mais de 20 anos de experiência em Robótica e Automaçào – e que, em 2012, introduziram no Brasil os primeiros robôs humanoides. Com foco inicial em robótica nos centros de pesquisa e universidades, a companhia passou a desenvolver novas plataformas de software para atendimento a redes de hotéis, lojas, shoppings, restaurantes, bancos, hospitais e clinicas – tornando-se a primeira startup brasileira especializada no fornecimento de robôs de serviços (trabalha em projetos para os autômatos Sanbot Max e Elf, NAO Robot e outros) e na criação de aplicações sob medida para tais robös em diferentes setores corporativos. Como filosofia, a XRobô acredita firmemente que a robótica pode melhorar vidas, meio ambiente e o mundo em que vivemos – quiçá até mesmo a própria raça humana. Na web, a startup de tecnologia e inovação está em www.xrobo.com.br e https://www.instagram.com/xrobobrasil

Tagsconsumidorescolasfarmáciashospitaishotéisinteligência Artificiallojaslojas físicaspousadasRevista Varejo Brasilrobôs humanoidesShoppingsvarejoXRobô
Previous Article

Lojas MM realiza Feirão da Madrugada até ...

Next Article

QUE TAL ALUGAR UM PROFISSIONAL?

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Related articles More from author

  • TecnologiaVarejo

    Startup desenvolve ferramenta que democratiza internet wi-fi e aumenta a retenção no varejo

    17 de abril de 2019
    By Varejo Brasil
  • Lançamentos

    BRASTEMP APRESENTA O PRIMEIRO PURIFICADOR DE ÁGUA GASEIFICADA DO MERCADO

    23 de novembro de 2017
    By Varejo Brasil
  • EmpresasNegócios

    Ranking IBEVAR, as maiores empresas do país por faturamento

    14 de setembro de 2020
    By Varejo Brasil
  • Empresas

    Semantix adquire a FastOmni

    1 de fevereiro de 2020
    By Varejo Brasil
  • InternacionalVarejo

    Hamilton Dias de Souza mostra apocalipse no varejo americano

    1 de novembro de 2019
    By Varejo Brasil
  • DestaqueEmpresas

    5 dicas para proteger a sua empresa de ataques hackers

    15 de maio de 2019
    By Varejo Brasil

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018