Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • Busca do consumidor por crédito fecha 2020 com a primeira queda em seis anos, revela Serasa Experian

  • Cinco lições de 2020 para o varejo apostar em 2021

  • Magalu adquire plataforma de logística e impulsiona operação “last mile”

  • Novos parceiros aderem à campanha do Serasa Limpa Nome e beneficiam mais 9 milhões de brasileiros

  • Governo brasileiro permite uso de imóvel financiado como garantia de novo crédito

E-commerce
Home›E-commerce›Índice de tentativas de fraude no e-commerce brasileiro diminui em 2020, aponta relatório da Konduto

Índice de tentativas de fraude no e-commerce brasileiro diminui em 2020, aponta relatório da Konduto

By Varejo Brasil
23 de fevereiro de 2021
59
0
Share:

Quinta edição do Raio-X da Fraude também mostra os dias e horários que os criminosos costumam agir e os dispositivos e sistemas operacionais usados nos golpes

A taxa de tentativas de fraude no comércio eletrônico brasileiro diminuiu entre 2019 e 2020, passando de 2,52% para 2,07%. Esses dados encontram-se no Raio-x da Fraude, relatório elaborado pela Konduto , antifraude para e-commerces e pagamentos digitais, a partir da análise de 244 milhões de pedidos que foram computados pelos sistemas da empresa entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano passado.

Apesar de ter processado 74 milhões de pedidos a mais que em 2019, as tentativas de fraudes diminuíram. “2020 foi um ano atípico. Devido a pandemia, foi preciso aderir ao isolamento social para diminuir a contaminação. Por isso, as pessoas tiveram que realizar as compras pela internet e isso aumentou significativamente o faturamento do e-commerce. O fato desse número ter caído, mesmo com o aumento de compras pela internet, mostra que as tecnologias antifraude estão mais eficientes. E, comprar e vender on-line está cada dia mais seguro no Brasil”, comenta, Tom Canabarro, CEO e cofundador da Konduto.

Em 2020, a Konduto processou 7,7 pedidos a cada segundo, que representaram R﹩ 35 bilhões em compras em transações realizadas em mais de 27 mil lojas em todo o Brasil e América Latina. Além disso, ela evitou um prejuízo estimado em R﹩ 1,3 bilhão ao setor de e-commerce e meios de pagamentos digitais. Mesmo com o aumento das compras on-line, o crescimento na quantidade de vendas por links de pagamento mostra que os varejistas que só vendiam fisicamente se adaptaram rapidamente para vender por WhatsApp, smartphone, entre outras formas não tradicionais.

Golpes na palma da mão

A previsão do Raio-x do ano passado de que os fraudadores estavam migrando para o mobile se confirmou neste levantamento. Pela primeira vez, as tentativas de fraudes realizadas por dispositivos móveis foram maiores do que as feitas por desktop. Em 2019, o número de pedidos ilegítimos no mobile era de 47% e em 2020, esse número subiu para 62,04%, ultrapassando o dos computadores que foi de 37,96%. Entre os sistemas operacionais mais utilizados estão: Android (43,87%), Windows (35,02%) e iOS (18,17%).

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: 62% DAS EMPRESAS AINDA NÃO ESTÃO ADEQUADAS À LGPD A MENOS DE 3 MESES DA OBRIGATORIEDADE

————————————————————————————————————————————————————

O estudo também aborda o comportamento dos fraudadores no ambiente on-line. De acordo com o estudo, os golpistas trabalham mais nos horários comerciais e realizam mais transações em dias de semana. O período com maior índice de pedidos ilegítimos ocorreu entre às 12h e 17h50 com 37,12%, seguido do das 18h às 23h59 com 34,64% e cai drasticamente nos finais de semana e madrugadas. Às quartas-feiras são os dias em que os fraudadores agem com maior frequência.

“Os resultados de 2020 comprovam que os estelionatários se comportam como compradores legítimos para tentar burlar os sistemas antifraudes. Mas, ao mesmo tempo, os profissionais dessa área estão cada vez mais preparados. E mesmo com quase 70% de aumento nos pedidos, foi possível diminuir a quantidade de tentativas de fraude neste ano”, finaliza Canabarro.

O Raio-X da Fraude é destinado a todos os profissionais das áreas de e-commerce, meios de pagamento, análise de risco e transações on-line. Interessados podem baixar o material gratuitamente acessando o link: https://bit.ly/2ZFRDPu

Sobre a Konduto

A Konduto é um antifraude que garante segurança à operação de lojas virtuais, fintechs e meios de pagamento, combatendo a fraude em transações digitais com eficiência, aumentando taxas de conversão e maximizando o faturamento destas operações. A solução combina alta tecnologia e inteligência humana para realizar análises precisas em menos de 1 segundo e é utilizada por mais de 4 mil lojistas, em Brasil, México, Argentina, Chile e Colômbia. Só em 2020 analisou o risco de mais de 244 milhões de pedidos, ajudando o e-commerce a evitar um prejuízo superior a R﹩ 1,3 bilhão em fraudes. A empresa também é idealizadora e organizadora do Fraud Day, o maior evento da América Latina para profissionais do mercado de prevenção à fraude.

 

 

Por Daphne Buzo

Imagem: Ilustração

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected] ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Tagscomércioe-commerceFraudeson-linepesquisas
Previous Article

62% das empresas ainda não estão adequadas ...

Next Article

SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR COM LOJISTAS TEM ALTA ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Related articles More from author

  • E-commerceEmpresasNegócios

    Koncili divulga aumento de 500% no GMV em 2020

    14 de janeiro de 2021
    By Varejo Brasil
  • Artigos de OpiniãoE-commerceVarejo

    Muito além do e-commerce: tecnologia pode garantir escalada durante as principais datas do varejo

    16 de dezembro de 2020
    By Varejo Brasil
  • EmpresasInvestimentos

    Com melhora da confiança, 41% dos micro e pequenos empresários devem investir mais em 2019, mostram CNDL/SPC Brasil

    29 de janeiro de 2019
    By Varejo Brasil
  • LojistasTecnologiaVarejo

    Carnaval: os perigos vão além do mundo físico

    1 de março de 2019
    By Varejo Brasil
  • EmpresasInovaçãoInvestimentosVarejo

    Koerich investe em inovação para o varejo

    17 de fevereiro de 2019
    By Varejo Brasil
  • E-commerceFeiras e Eventos

    Wevo realiza palestra sobre integração de e-commerce no Meet Magento 2018 Brasil

    22 de agosto de 2018
    By Varejo Brasil

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018
Este site usa cookies para melhorar sua experiência e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessário
Sempre Ativado

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Não necessário

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.