IBEVAR projeta queda na inadimplência de pessoas físicas
Segundo Instituto, recuo reflete decisão dos brasileiros em adiar compras de bens duráveis devido à incerteza econômica
Dados da Projeção de Inadimplência, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo ( IBEVAR), mostram que a taxa de inadimplência de pessoa física deve registrar queda gradual, com média de 4,39% para dezembro, 4,34% em janeiro e 4,25% em fevereiro. A pesquisa contempla recursos livres (compras a prazo, créditos fornecidos e cartão de crédito) de aproximadamente 60 milhões de pessoas que votam no Brasil e, destes, a taxa de dezembro implica em cerca de 2,6 milhões de brasileiros inadimplentes.
Para o economista e presidente do IBEVAR, Claudio Felisoni de Angelo, o principal motivo da queda é o adiamento de compras de bens duráveis por parte dos brasileiros. “Em razão do próprio desemprego ou a insegurança em relação ao emprego, as pessoas diminuíram gastos com vendas de itens de maior valor associadas ao crédito e, consequentemente, ao risco de ficarem inadimplentes”, analisa o economista.
Sobre o IBEVAR
O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo e Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR atua em conjunto com o PROVAR/FIA no desenvolvimento dos executivos de varejo. www.ibevar.org.br
Por Bruna Pereira – DezoitoCom.