Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • MAGAZINE LUIZA REALIZA PRIMEIRO EXPO MAGALU NA CAPITAL PAULISTA, COM A PRESENÇA DE LUCIANO HUCK, FRED TRAJANO E LUIZA HELENA

  • 5 dicas para proteger a sua empresa de ataques hackers

  • Foram vendidos no varejo em fevereiro 27,8 milhões de móveis

  • MÓVELBRASIL É FEIRA DE NEGÓCIOS

  • Novo Cadastro Positivo deve democratizar acesso ao crédito e estimular competição entre instituições financeiras e varejo, avaliam CNDL/ SPC Brasil

Empresas
Home›Empresas›Funcionários são responsáveis por nove em cada dez violações de dados na nuvem

Funcionários são responsáveis por nove em cada dez violações de dados na nuvem

By Varejo Brasil
27 de maio de 2019
288
0
Share:

É mais provável que um incidente na infraestrutura de nuvens públicas ocorra por causa de um funcionário do que por uma falha do provedor do serviço. Esta é uma das conclusões do relatório da Kaspersky Lab ‘Entendendo a segurança da nuvem: dos benefícios da adoção às ameaças e preocupações’. As empresas esperam que os provedores de nuvem se responsabilizem pela segurança dos dados armazenados nas plataformas, porém, cerca de 90% das violações de dados corporativos na nuvem (88% em PMEs e 91% grandes corporações) acontecem devido a técnicas de engenharia social contra funcionários da empresa-cliente e não por problemas causados pelo provedor.

A adoção da nuvem oferece processos de negócios mais ágeis às organizações, redução do investimento em bens de capital (CAPEX) e um provisionamento de TI mais rápido. Porém, há também a preocupação com a continuidade da infraestrutura de nuvem e a segurança de seus dados. Metade das empresas brasileiras estão preocupada com incidentes que afetam a infraestrutura de TI hospedadas de terceiros. As consequências de um incidente podem tornar os benefícios da nuvem redundantes e, ao contrário, despertar riscos de negócios e de reputação complicados.

Embora as organizações se preocupem principalmente com a integridade das plataformas de nuvem externas, elas estão mais propensas a ser afetadas por falhas muito mais próximas. Um quarto dos incidentes (24%) na nuvem no Brasil é causado por técnicas de engenharia social contra o comportamento dos funcionários, enquanto as ações dos provedores de nuvem são responsáveis por apenas 15% deles.

A pesquisa mostra ainda que é possível melhorar e garantir uma cibersegurança adequada ao trabalhar com terceiros. Somente 46% das empresas brasileiras já implementaram uma proteção específica para a nuvem. Talvez isso ocorra porque as empresas confiam muito na cibersegurança do provedor de nuvem. Ou elas podem ter uma falsa segurança de que a proteção padrão do dispositivo funciona naturalmente em ambientes de nuvem sem restringir seus benefícios.

“O primeiro passo para qualquer empresa que está migrando para a nuvem pública é entender quem é responsável pelos dados e operações (workloads) nela. Normalmente, os provedores de nuvem têm medidas de cibersegurança exclusivas para proteger sua infraestrutura e seus clientes. Porém, quando uma ameaça está do lado do cliente, a responsabilidade não é mais do provedor. Nossa pesquisa mostra que as empresas devem prestar mais atenção à higiene digital de seus funcionários e adotar medidas que protejam seu ambiente de nuvem no lado de dentro”, afirma Maxim Frolov, vice-presidente global de vendas da Kaspersky Lab.

A Kaspersky Lab recomenda que as empresas tomem algumas medidas específicas para garantir que seus dados fiquem sempre seguros na nuvem:

• Conscientize os funcionários que eles podem se tornar vítimas de ciberameaças. Eles não devem clicar em links nem abrir anexos contidos nas comunicações com desconhecidos. Treinamentos dedicados ao assunto, como o Kaspersky Security Awareness, em formato de jogo, podem ajudar;
• Para minimizar o risco do uso não aprovado de plataformas de nuvem, instrua os funcionários sobre o efeito negativo da TI paralela e estabeleça procedimentos de compra e consumo da infraestrutura de nuvem para cada departamento;
• Use uma solução de segurança para evitar ataques de engenharia social. Ela deve incluir proteção para servidores de e-mail, clientes de e-mail e navegadores;
• Implemente a proteção da infraestrutura de nuvem logo após a migração, assim que possível. Escolha uma solução de cibersegurança exclusiva para a nuvem, com um console de gerenciamento unificado para gerenciar a segurança em todas as plataformas e dar suporte à detecção automática de hosts, além de dimensionar automaticamente a distribuição da proteção para cada um deles;
• O Kaspersky Hybrid Cloud Security oferece às empresas proteção multicamadas para ambientes de nuvens e cibersegurança e gerenciamento unificados. A solução detecta ameaças comuns e complexas e protege toda a infraestrutura: nuvem, ambientes virtualizados locais até às plataformas pública, como o AWS e o Microsoft Azure.

O relatório ‘Entendendo a segurança da nuvem: dos benefícios da adoção às ameaças e preocupações’ completo está disponível aqui.

Sobre a Kaspersky Lab

A Kaspersky Lab é uma empresa internacional de cibersegurança que tem mais de 21 anos de operações no mercado. A detalhada inteligência de ameaças e a especialização em segurança da Kaspersky Lab se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança da próxima geração para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky Lab, e ajudamos 270.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais em www.kaspersky.com.br.
Por Kaspersky Lab
Imagem: Yanalya
TagscibersegurançaempresasfuncionáriossegurançaTECNOLOGIA
Previous Article

Dia dos Namorados inesquecível com Adegas Midea

Next Article

Tok&Stok apresenta linha de decoração da Casa ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0
  • 0
  • 0
  • 0

Related articles More from author

  • EmpresasVarejo

    Grupo CIMCAL assume Bel Lar Acabamentos

    20 de julho de 2018
    By Varejo Brasil
  • DesignEmpresasFeiras e Eventos

    Tramontina é duplamente reconhecida no maior prêmio de design do mundo

    1 de fevereiro de 2019
    By Varejo Brasil
  • EmpresasInvestimentosTurismo

    Turismo: Bots e concorrentes geram cliques falsos e transformam investimento de anunciantes em desperdício

    30 de setembro de 2019
    By Varejo Brasil
  • EmpresasFeiras e Eventos

    Empresa italiana Custom, anuncia aquisição da Nitere durante a Autocom2018

    28 de março de 2018
    By Varejo Brasil
  • Artigos de OpiniãoTecnologiaVarejo

    Conectividade impulsiona a evolução da tecnologia para o varejo físico

    2 de maio de 2018
    By Varejo Brasil
  • Artigos de OpiniãoEmpresas

    Artigo: Como uma empresa inova para se tornar competitiva através da mobilidade ?

    19 de outubro de 2018
    By Varejo Brasil

Leave a reply Cancelar resposta

Enter Captcha Here : *

Reload Image

  • Feiras e Eventos

    Abup na M&O Paris: conheça o projeto setorial para internacionalização das empresas fabricantes do segmento Casa

  • Negócios

    Pagamentos instantâneos podem trazer benefícios para instituições privadas e governo, afirma minsait

  • Lançamentos

    Meber lança releitura de metais consagrados com acabamentos inéditos

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018