#EspecialBlackFriday: Essa será a Black Friday mais digital de toda a história?
Crescimento do comércio eletrônico e busca por diferencial competitivo impulsionam a utilização da tecnologia no mercado brasileiro
Novembro chegou e com ele uma grande expectativa para a Black Friday. Tanto lojistas quanto consumidores se preparam para uma das datas de compras mais importantes do calendário do varejo brasileiro. Nesse contexto, a tecnologia vem sendo usada, cada vez mais, a favor de todos.
O cenário de isolamento social, imposto pela pandemia no início do ano, fez com que boa parte dos brasileiros rompessem a barreira que os separava do comércio eletrônico. Com isso, muitas lojas e marcas tiveram que adiantar seu processo de digitalização e passamos a viver um boom do e-commerce no país. Segundo o relatório da Ebit|Nielsen, o faturamento do comércio eletrônico cresceu 47%, a maior alta em 20 anos.
Essa mudança de comportamento deve se estender à Black Friday. De acordo com a pesquisa do Méliuz – empresa que oferece soluções digitais por meio de uma plataforma de marketplace e serviços financeiros – a maioria dos consumidores – 58% – optará por fazer as compras em lojas online, durante a data.
A expansão do comércio eletrônico trouxe consigo um aumento nas exigências dos consumidores, que passaram a valorizar ainda mais os benefícios que são comuns às compras online, como programas de fidelidade e benefícios reais, como frete grátis, cupons de desconto e cashback.
O Méliuz incorpora tecnologia e inteligência de dados a novos produtos e serviços, para oferecer soluções eficientes para seus parceiros e usuários. Por meio de um CRM dedicado conecta centenas de marcas, produtos e serviços a uma base ampla e qualificada de consumidores.
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A oferta de cupons de desconto e cashback por meio da plataforma de marketplace tem sido uma das alternativas de investimento de marketing adotada pelas empresas para se aproximarem dos clientes e se destacarem entre os concorrentes. No caso do Méliuz, o usuário pode resgatar o cashback para conta bancária sem nenhum custo e os parceiros podem personalizar as campanhas por meio da análise do perfil e de dados de consumo dos clientes.
Assim, é possível construir produtos e serviços em que todos os envolvidos saiam ganhando: usuários têm acesso a parceiros, produtos e serviços e podem ganhar cashback; parceiros têm um canal para divulgar suas marcas, produtos e serviços acessando uma ampla base de usuários; e o Méliuz recebe uma remuneração dos parceiros para fazer esta roda girar.
As indústrias também têm buscado soluções que ajudem a mapear informações de vendas e se aproximarem dos consumidores. Marcas como Nissin, Pernod Ricard, Skol, Heineken, SC Johnson, ZX Ventures, Mother Nutrients e Fazenda Futuro já realizaram campanhas de Cashback Via Nota Fiscal, ferramenta oferecida pelo Méliuz, desde o início deste ano, que recompensa com cashback o consumidor que compra produtos específicos em estabelecimentos do Brasil e envia a nota fiscal.
Portanto, podemos esperar uma Black Friday muito diferente de todas as outras: a tecnologia de dados será a grande aliada das marcas, que vão se fazer valer da informação para encurtar o caminho até o cliente e, assim, de maneira mais eficiente, incentivar as vendas na data mais importante do ano.
Sobre o Méliuz: Fundado em 2011, o Méliuz é uma empresa que oferece soluções digitais por meio de uma plataforma de marketplace e serviços financeiros e devolve ao consumidor, em dinheiro, parte do valor das compras em lojas físicas e online do Brasil (cashback). O serviço é totalmente gratuito para os clientes. A proposta é simples: as lojas pagam para anunciar no site e no app do Méliuz e a empresa devolve ao cliente, em dinheiro, parte desse valor. Assim, as lojas incentivam as vendas e os consumidores recebem vantagens em todas as compras. Em 2019, a empresa lançou o Cartão Méliuz, um cartão de crédito sem anuidade que devolve até 1,8% do valor das compras pagas com ele.
Por Poliana Rodrigues Ornelas Salim
Imagem: Ilustração
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