Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • MAGAZINE LUIZA REALIZA PRIMEIRO EXPO MAGALU NA CAPITAL PAULISTA, COM A PRESENÇA DE LUCIANO HUCK, FRED TRAJANO E LUIZA HELENA

  • 5 dicas para proteger a sua empresa de ataques hackers

  • Foram vendidos no varejo em fevereiro 27,8 milhões de móveis

  • MÓVELBRASIL É FEIRA DE NEGÓCIOS

  • Novo Cadastro Positivo deve democratizar acesso ao crédito e estimular competição entre instituições financeiras e varejo, avaliam CNDL/ SPC Brasil

DestaqueNegóciosVarejo
Home›Destaque›Engajamento no varejo: consultora dá 3 dicas para que o líder detecte o nível de engajamento de sua equipe

Engajamento no varejo: consultora dá 3 dicas para que o líder detecte o nível de engajamento de sua equipe

By Varejo Brasil
9 de junho de 2017
1439
0
Share:

Raquel Castro alerta: falta de engajamento resulta em vendas menores, clientes insatisfeitos e ticket médio abaixo do esperado. E esses são apenas os efeitos de curto prazo

Engajamento é o estado de prontidão do colaborador para alcançar resultados, para a promoção da produtividade. O colaborador engajado, portanto, é aquele que participa voluntariamente das demandas da organização na qual trabalha, propõe soluções, dá ideias e critica com foco na melhoria contínua. O grande desafio das organizações, entretanto, é conquistar, desenvolver e manter pessoas engajadas em suas equipes. “E esse, mais uma vez, é o papel do líder”, alerta Raquel Castro,Coach, especialista em Educação Corporativa.

Raquel conta que, em 2015, uma pesquisa mundial realizada pela consultoria Deloitte, com 2,5 mil líderes de recursos humanos de empresas de 94 países, sendo 40 deles brasileiros, revelou que apenas 13% dos colaboradores são engajados. O que isso pode significar, por exemplo, numa rede varejista? “Vendas menores, clientes insatisfeitos e ticket médio abaixo do desejado são apenas os indícios observados em curto prazo quando a empresa varejista tem baixo engajamento de seus colaboradores. Se pensarmos em longo prazo, o resultado pode ser catastrófico”, pondera.

A boa notícia que a Coach traz é que é possível desenvolver, no líder, competências para que ele possa engajar suas equipes. “Tais aptidões são desenvolvidas com aporte teórico, ferramentas e conhecimento acadêmico, mas, acima de tudo, com troca de experiências e estudo de casos. Na Mentoria Excelência Operacional no Varejo, por exemplo, temos um módulo específico de engajamento, no qual o mentorado recebe todo o conhecimento e, depois, é orientado a realizar atividades durante a semana, para colocar o que aprendeu em prática. Na sessão seguinte, ele já inicia o encontro com a avaliação prática de seu desempenho, contando como se saiu e apontando o que deu certo e errado, para que os mentores possam ajudá-lo a corrigir a rota”, ilustra.

O processo de tornar uma equipe engajada é contínuo. “Mas, como tudo, tem um começo. E esse é, justamente, um ponto importante: perceber a falta de engajamento e agir o mais rápido possível, de forma assertiva, com técnicas eficientes, que possam promover resultados práticos”, diz Raquel. Ela, aqui, dá três dicas que podem ajudar o gestor a avaliar se sua equipe está realmente engajada:

Dica 1 – Seus colaboradores demonstram real interesse pelo sucesso dos negócios da empresa? Ou você já percebeu uma torcida velada para acabar a luz no shopping ou acontecer outra coisa que os livre do trabalho? Pense nisso: uma equipe que realmente está envolvida no sucesso do negócio não procura subterfúgios para se livrar do trabalho que precisa ser feito.

Dica 2 – As equipes estão integradas, com foco em produtividade? Ou há “panelinhas”, fofoca, bullying no time? Um clima organizacional produtivo – e lucrativo! – precisa ter profissionais sem melindres, interessados no sucesso do negócio, acima de tudo. Quando a equipe se enxerga como tal, deixando interesses pessoais em segundo plano, o resultado positivo vem para todos, naturalmente.

Dica 3 – As pessoas demonstram interesse em crescer na empresa? Acreditam nos critérios de avaliação e promoção? Ou há queixas pelos corredores? O gestor é a peça-chave para o aumento do engajamento de uma equipe, ele pode e deve aprender a elevar o engajamento do seu time. E o primeiro passo para isso é, justamente, ele mesmo ter um alto nível de engajamento. Você, líder, já notou o seu nível de engajamento?

Mentoria Excelência Operacional no Varejo

A Mentoria Excelência Operacional no Varejo é um programa de desenvolvimento, online e em grupo, baseado na troca de experiência entre profissionais do varejo. “O programa prepara o Gestor do Varejo para o desafio diário de ser líder, administrador, supervisor, contador, psicólogo, embaixador; de falar com o cliente, com os colaboradores, com o franqueado, com a administração do shopping, com os fiscais, tudo ao mesmo tempo e para ontem!”, diz Raquel Castro.

Os mentores são gestores seniores do varejo, que participam da formação em suas áreas de especialidade. Já os mentorados são profissionais do varejo que querem ganhar tempo no seu desenvolvimento, aprendendo com quem sabe o que se deve e não se deve fazer.

A Mentoria Excelência Operacional no Varejo é composta por 12 encontros online, dividida em quatro módulos de três encontros cada, com os seguintes temas:

· Atuação técnica em campo
· Rentabilidade aplicada
· Controles em gestão de pessoas
· O gestor como líder

O mentorado concorre à dupla certificação: um certificado na conclusão da formação e outro de certificado de aplicação prática, caso ele comprove resultados alcançados a partir dos conceitos aprendidos na formação.

Sobre Raquel Castro

Raquel Castro é Gestora de RH; Personal, Professional & Business Coach e Membro da Sociedade Brasileira de Coaching.

Para dar vida ao firme propósito de facilitar o caminho de pessoas e empresas até o sucesso, potencializando talentos, Raquel atua em processos de Executive Coaching, Team Coaching e Life Coaching. É, ainda, qualificada para utilização dos instrumentos de Assessment: MBTI Steps I & II, Alpha, OPQ32, DISC, MQ, Verify e BeGroup e Consultora em Desenvolvimento de Recursos Humanos, com foco em Educação Corporativa.

Produz conteúdo e ministra Treinamentos e Workshops para Desenvolvimento de Liderança, Equipes, Gestão de Competências e Gestão de Mudança, Atendimento ao cliente, entre outros. É Consultora para Desenvolvimento e Implantação de Programas de Assessment, Sucessão de colaboradores e Team Building. Tem expertise em Diagnósticos Organizacionais e Gestão do Desempenho.

Raquel tem 20 anos de carreira corporativa, tendo atuado nas áreas de Recursos Humanos, Marketing, Operações de Unidades de negócio e Grandes Eventos Internacionais, no varejo de alimentos e bebidas.

No campo da Gestão de Pessoas, acumulou mais de dez anos de experiência, com ênfase em Treinamento e Desenvolvimento e Gestão de Desempenho, sendo habilitada em Gestão de Indicadores pelo Balanced Score Card e em Gestão por Competências.

Tem 15 anos de experiência como facilitadora e palestrante, atuando em eventos de Universidade Corporativa e no âmbito acadêmico; conduzindo inúmeros cursos, workshops e palestras.

Planejou e executou eventos de treinamento e integração de funcionários no âmbito corporativo, atendendo a todos os níveis organizacionais. Implementou e acompanhou processos de desenvolvimento gerencial, formando vários líderes atuantes no mercado.

Sua missão é e sempre foi, gerar resultados através das pessoas!

Por Simone Valente

TagsdestaqueeletrodomésticosequipeMobiliárioPDVtreinamentovarejovendas
Previous Article

Queda histórica de preços dos imóveis é ...

Next Article

DKS é a primeira fabricante de portas ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0
  • 0
  • 0
  • 0

Related articles More from author

  • Varejo

    OPTICON proporciona nova experiência de compra com solução inovadora de self checkout

    26 de setembro de 2019
    By Varejo Brasil
  • EmpresasNegóciosTendências

    Pesquisa da Criteo aponta tendências nas vendas online de bens de consumo embalados

    4 de maio de 2019
    By Varejo Brasil
  • EconomiaVarejo

    Varejo deve crescer 3,5% em 2019, segundo IBEVAR

    19 de março de 2019
    By Varejo Brasil
  • ArquiteturaCasa & ConstruçãoDecoração

    Apartamento Macramê com 47 m²: Um projeto do Studio Canto Arquitetura

    2 de dezembro de 2019
    By Varejo Brasil
  • EconomiaNegócios

    Expectativa Dia das crianças: Boa Vista projeta crescimento superior a 2% neste ano

    4 de outubro de 2019
    By Varejo Brasil
  • LançamentosTecnologia

    Symphony RetailAI lança solução baseada na inteligência artificial para planejamento de promoções no varejo

    4 de junho de 2018
    By Varejo Brasil

Leave a reply Cancelar resposta

Enter Captcha Here : *

Reload Image

  • EmpresasMarketing

    Via Varejo inicia venda de mídia publicitária nas lojas físicas da Casas Bahia e do Pontofrio

  • ExportaçãoIndústria Moveleira

    Exportações de móveis crescem 17% no polo de Bento Gonçalves

  • LançamentosTecnologia

    Tecnologia: Samsung Innovation Campus é lançado, com o objetivo de permitir que jovens dominem as tecnologias do futuro

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018