Empresário, Paulo Maranhão, compartilha experiência que faz dele um dos grandes do e-commerce brasileiro
Na onda do empreendedorismo, o especialista orienta em seu livro como formar uma cultura de vendas que solidifique os negócios
Desde 2014, os brasileiros vêm enfrentando uma crise econômica sem precedentes, agravada por uma crise política e institucional. Resultado disso são 13 milhões de desempregados. Apesar das dificuldades, seja pela perda do emprego ou redução do próprio orçamento, muitos decidiram dar a volta por cima e abrir o próprio negócio.
Na onda do empreendedorismo, para quem está começando, ou para quem está se esforçando em manter o próprio negócio funcionando, vender é crucial. E é essa cultura de venda o tema central do livro escrito pelo empresário e consultor, Paulo Maranhão, intitulado “O único livro que todo empresário precisa ler: como fazer a empresa girar em torno de vendas, evitar as dívidas e inovar continuamente”, lançado recentemente pela Editora Gente.
Paulistano, pai de seis filhos e nascido em uma família muito humilde, Paulo começou a trabalhar aos dez anos. Aos 16 anos já era um vendedor, que se tornou office-boy para conseguir adentrar e entender o mundo corporativo. Abriu o próprio negócio, ganhou muito dinheiro, mas também passou pelo pior pesadelo de qualquer empresário, que é a falência. Poderia ter desistido ali, mas usou essa experiência como aprendizado, tornando-se referência do e-commerce brasileiro e ajudando empresas, que faturam milhões a estruturarem seus negócios.
“Levei anos para me recuperar, mas graças às vendas, consegui me reinventar, me reerguer e chegar até aqui. Atualmente, posso dizer que alcancei posição de referência no e-commerce nacional e ajudei muita gente a enriquecer. Hoje, à frente da Upsell, auxilio empresários a potencializar seus modelos comerciais, entendendo que vender deve fazer parte da cultura das empresas e que qualquer pessoa, desde que queira, pode se tornar um vendedor”, defende o consultor.
Diante desta declaração, pode-se pensar que o livro é um apanhado de técnicas de vendas, um passo a passo do que é vender e como fazer. Não. O mercado já está cheio de livros dedicados ao assunto. Além do mais, essas técnicas mudam constantemente.
Quando resolveu escrever esse livro, Paulo Maranhão queria, a partir da própria vivência, compartilhar com os leitores que todo mundo pode e é um vendedor, mesmo não se dando conta. Em sua trajetória, Maranhão diz que há empreendedores com produtos ou serviços excelentes, mas com grandes dificuldades para vender aquilo que produzem.
“Já vi gente excelente, cheia de ideias boas na cabeça, falindo porque não conseguia vender. E sem vendas, nada acontece em uma empresa; absolutamente nada, porque não entra dinheiro algum. Meu objetivo, com este livro é ajudar esses empreendedores a alavancar o seu negócio e suas finanças. Para isso, é preciso entender o papel das vendas em todos os departamentos da empresa e principalmente na cabeça de seu fundador. Vender deve fazer parte da cultura da empresa. Quando entendemos isso e colocamos em prática, as coisas mudam. Resultados melhoram, investimos, crescemos, inovamos, enriquecemos. É este meu trabalho, hoje, como consultor. Ajudá-lo a compreender a importância de um comportamento de vendedor foi o que me inspirou a escrever esse livro”, revela Paulo.
Para o consultor, as vendas são uma multiplataforma, ou seja, estão presentes em todas as áreas da empresa e são as responsáveis por formar uma cultura vencedora e por manter as companhias sempre à frente da concorrência, crescendo constantemente. Em outras palavras, as vendas são a cola que une todos os aspectos de uma empresa de sucesso. Mesmo quando se fala sobre inovações e novas plataformas tecnológicas, essas novidades só existem por causa das vendas. Elas servem para facilitar e agilizar os processos de comercialização.
“Não me assusto com as mudanças constantes que fazem do mundo o que o mundo é. As gerações, os relacionamentos, os produtos e as pessoas se transformam constantemente, mas o que existe desde que o mundo é mundo – e continuará existindo para sempre – é a vontade de comprar e de vender. Se você domina esse entendimento, o seu negócio se consolida”, finaliza.
Por: Patrícia Jimenes
Imagem: Amazon