É MELHOR DO QUE PARECE
Locação de móveis é tendência nos EUA e Europa. Será que no Brasil a moda pega?
Apesar de ainda não ser uma prática muito comum no Brasil, a locação de móveis ganha adeptos no mundo inteiro. Mas os negócios não acontecem somente para o segmento de festas ou eventos, como vemos de forma frequente por aqui. O fato é que em países como os Estados Unidos e Suécia já possuem empresas na área, onde a locação de móveis acontece também e de forma frequentemente para consumidores. Sim. Aquele público jovem, que adora o conforto, e não tem muitos apegos.
Em uma pesquisa realizada pela Euromonitorno ano de2017, mais de 37% dos millennials nos Estados Unidos já utilizavam serviços baseados em assinatura, sendo que 20% desses são na área de móveis e decoração para casa. Um potencial e tanto.
COMO FUNCIONA
A locação de móveis é um serviço no qual o cliente faz uma assinatura e tem como adquirir, trocar, comprar ou devolver móveis para a empresa. Existem planos variados que dão acesso a um número de móveis e trocas naquele período. Assim, durante a vigência da assinatura o cliente pode mobiliar a casa ou mesmo adquirir um único móvel que deseje, e quando encerrado o contrato, basta devolvê-lo.
A quantidade de móveis e tipos de mobiliário depende do plano de assinatura estabelecido com a empresa. O objetivo é que uma peça de mobília, se necessário, seja restaurada e mantenha-se no mercado por mais tempo, atendendo vários outros clientes em vez de apenas um único consumidor. Ecológico, não?
DEVOLVER FAZ PARTE DO NEGÓCIO. SUPER NORMAL
Uma das curiosidades dessa modalidade de negócios está no final do processo. Quando a assinatura do cliente termina, chega a hora de recolher as peças, reformá-las e devolvê-las novamente no mercado. Os móveis locados são entregues e retirados conforme a solicitação do cliente, evitando que o próprio consumidor se responsabilize por essas etapas que, em geral, consomem tempo e envolvem custos, devido à necessidade de contratação de uma empresa para efetuar o transporte.
VANTAGENS DA LOCAÇÃO DE MÓVEIS
Uma vez que mais de 20% dos millennials nos Estados Unidos aderiram a serviços de assinatura para móveis e decoração, é possível imaginar que a solução apresenta benefícios reais e atenda demandas desse novo público consumidor. Entenda:
VIABILIDADE FINANCEIRA: bem como a locação de um veículo feito por diárias, ou mesmo a modalidade “Uber”, o primeiro aspecto que deve ser destacado como vantagem é a economia ao optar pela locação de móveis em vez da compra desses itens. Em geral, móveis de boa qualidade são caros e, e existe uma grande desvalorização no caso de o consumidor querer desfazer-se das peças, ocasionando perda de dinheiro. (Em média, cerca de 40% do valor do móvel, ou muito mais, quando trata-se de peças populares). Assim, o custo da assinatura em comparação com a disponibilidade de móveis que podem ser adquiridos ou trocados, faz com que exista uma economia, mesmo quando cliente escolhe mobiliar a casa toda com móveis nesta modalidade.
Em tempo: não há perda financeira quando um móvel começa a desgastar-se, podendo trocá-lo por uma opção nova ou restaurada.
SUSTENTABILIDADE: segundo dados da Agência de proteção ambiental –EPA dos EUA, quase dez milhões de toneladas de móveis são abandonados ou jogados em aterros nos Estados Unidos todos os anos. Logo, esta modalidade de negócio, tem um impacto direto na sustentabilidade, tanto devido ao descarte desses materiais, como também a exploração para a fabricação de novos itens.
AQUELA GERAÇÃO: de modo geral, tanto a geração millennial, quanto às demais, desenvolveram consciência relacionada a preservação do meio ambiente e o ritmo de consumo dos recursos naturais do planeta. Dessa forma, buscam-se soluções que permitam manter a qualidade de vida e conforto, de forma equilibrada e sustentável.
MOBILIÁRIO, BENS DURÁVEIS: atualmente, a decoração das casas inova-se rapidamente, diferente de como viviam nossos avós e pais. São muitas as possibilidades,e ao optar pelos móveis por assinatura abre-se essa possibilidade da variação, pois os móveis podem ser trocados com maior frequência, permitindo utilização de novas tendências.
PRATICIDADE EM MUDANÇAS: as novas gerações são mais flexíveis, especialmente relacionado a mobilidade, o que faz com que morem de aluguel e mudem-se com maior frequência. Em vez de uma residência fixa, o objetivo é poder morar perto do trabalho, mesmo se for necessário mudar-se.Assim, as temidas mudanças, principalmente devido ao trabalho com os móveis, tornam-se mais fáceis. Os móveis da casa anterior podem ser entregues e novos adquiridos, inclusive sendo mais adequados aos ambientes do novo endereço.
O recurso pode ser explorado para diferentes situações, como pessoas que gostam de renovar a decoração com frequência, mas tem nos móveis um aspecto limitante;ou pessoas que se mudam com frequência precisando arcar com os custos e trabalho de transportar estes móveis;ou ainda para quem precisa mudar para um novo lugar por tempo determinado e a compra não é vantajosa.
Essa facilidade atende uma demanda principalmente das gerações mais novas, mas não somente: a mobilidade é uma questão importante para muitas pessoas e essa flexibilidade faz com que elas tornem-se possíveis com menos custos e mais tranquilidade. E você usaria móveis locados? Ou ainda melhor, empreenderia neste novo nicho?
Por Varejo Brasil
Imagem: Freepik