E-commerce global pode movimentar quase 3 trilhões em 2021
Até 2025, receitas globais devem chegar a US$ 3,4 trilhões. Segundo consultoria italiana, categorias de moda e brinquedos estão entre as mais procuradas nas compras online
De acordo com dados da consultoria Finaria.it, as vendas pela internet, impulsionadas pela pandemia com o novo coronavírus, prometem crescer ainda mais no mundo e atingir o valor de US$ 2,7 trilhões em 2021. Até o fim de 2025 as receitas globais de comércio eletrônico devem chegar a US$ 3,4 trilhões.
Segundo a consultoria, o número de usuários de e-commerce no mundo aumentou 9,5% em 2020 atingindo mais de 3,4 bilhões de pessoas em 2020. A tendência de crescimento deve continuar neste ano e crescer 10% em relação ao ano passado, alcançando 3,8 bilhões de consumidores.
“É uma tendência que veio para ficar. Estamos digitalizando muitos processos que antes eram totalmente físicos para garantir ainda mais conforto ao consumidor. Muitos varejistas físicos adotaram o Whatsapp como canal de compra digitalizando uma compra que seria física. Grande parte do varejo também permitte que se faça a compra por marketplace ou Whatsapp e a retirada seja por meio de drive-thru, o que também é confortável para o consumidor que quer retirar a compra de forma rápida”, explica Felipe Dellacqua, sócio da VTEX, empresa que provê plataforma de e-commerce para um quarto das lojas virtuais do País.
A categoria de moda é a mais representativa nas compras online, com expectativa de gerar US$ 759,5 bilhões de receita em 2021, um aumento de 15%. Nos próximos quatro anos, as vendas online de vestuário e acessórios devem atingir a marca de US$ 1 trilhão.
“É inegável que a população dentro de casa e trabalhando de forma remota aumentou o acesso a internet e principalmente a sites de comércio eletrônico. Hoje a compra ocorre por dois motivos, uma por necessidade e outra por impulso. Percebemos um aumento gigantesco na categoria de moda, que certamente é por impulso, visto que muitas pessoas têm evitado sair de casa para usar suas roupas novas”, comenta Felipe.
Já a categoria de brinquedos e hobbies, com US$ 590,7 bilhões de receita prevista para este ano, o que representa 12% de crescimento, foi classificada como a segunda maior no e-commerce mundial.
“Em 2020, a criança foi tirada da sua rotina de ir para a escola, encontrar os coleguinhas e ficou muito entediada. O mercado cresceu muito porque os pais passaram a comprar produtos para entreter as crianças e conseguirem trabalhar”, complementa.
Sobre Felipe Dellacqua: É sócio da Vtex (plataforma de Digital Commerce Solutions com presença em mais de 34 países) a frente de verticais como Fashion e Cross-Border. Especialista em e-commerce e varejo com mais de 14 anos de experiência prática nesse mercado. Presidente da ABECOM-CB (Associação Brasileira de E-commerce Cross-Border), Dellacqua foi um dos embaixadores do cross-border no país, sendo responsável pela criação do Movimento Brasil Global, que uniu a indústria de empresas globais para difundir o assunto no Brasil. Ministra cursos de MBA na Unicamp, ESPM, Faculdade Impacta e faz parte da banca de mentores do MBA de empreendedorismo da FIAP. Empreendedor serial do mercado digital desde 2006 e fundador de 4 empresas.
Sobre VTEX: A VTEX é a plataforma de Cloud Commerce que unifica a experiência do cliente em todos os canais em uma solução corporativa abrangente. Com uma infraestrutura “cloud auto-scaling” e um poderoso conjunto de aplicações, a plataforma acelera a transformação digital de operações complexas. A VTEX tem a confiança da Sony, Walmart, Whirlpool, Coca-Cola, Stanley Black & Decker, Nestlé e mais de 2.500 lojas on-line em 28 países. Em 2018, a empresa foi nomeada uma das principais players nas plataformas de comércio digital pelo IDC e Gartner. Como resultado da infraestrutura de ponta da plataforma, bem como de suas inúmeras soluções nativas integradas (mais de 1.000 parceiros estrategicamente posicionados globalmente, incluindo marketplaces, agências de implementação, empresas de pagamento e logística), a VTEX continua liderando o setor onde muitas empresas estão fornecendo serviços com tecnologias não atuais. Visite www.vtex.com
Por Adriane Galdino
Imagem:
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected] ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.