Dicas para supermercadistas aumentarem as vendas na Black Friday
A data vem se popularizando ao longo dos anos e favorece o aumento da cesta de produtos e do ticket médio
A Black Friday ainda não chegou, mas desde o começo do mês já é possível se deparar com propagandas relacionadas à data, em especial para a venda de eletrônicos. Isso porque a ocasião de compra se populariza cada vez mais entre os brasileiros. Em 2018, segundo Ebit|Nielsen, só com o e-commerce foram R$ 2,6 bilhões de faturamento no dia da ação, um crescimento de 23% em apenas um ano. A ocasião é uma oportunidade, inclusive, para fomentar as vendas do setor supermercadista.
De acordo com Breno Carvalho, Gerente Corporativo de Trade e Inteligência Comercial da Santa Helena, indústria especializada em produtos à base de amendoim e que mantém um time para ações de trade marketing no cliente, toda essa agitação da Black Friday pode ser aproveitada tanto para melhorar as conversões em vendas quanto para fortalecer a marca e a credibilidade junto ao público-alvo.
No entanto, o profissional alerta que é importante oferecer ganhos reais aos clientes. Propagandas enganosas são totalmente proibidas. “Tem de haver uma vantagem real e diferenciada.” Outra possibilidade que pode ser melhor explorada é a de promover ativações criativas de produtos. “É uma estratégia extremamente relevante para aumentar o número de impactados e, consequentemente, o número absoluto de conversões”, orienta.
O profissional comenta que o senso de oportunidade de economia impele o consumidor a realizar grandes compras. “Há, ainda, aquele que é considerado um heavy user, ou seja, quem usa com frequência determinado produto ou serviço, que vê na Black Friday o momento ideal para estocar determinado item”, diz Carvalho. Essas situações tornam ainda mais efetivas as ativações nos pontos de vendas.
Além disso, os lojistas podem usar recursos de comunicação visual para aumentar o impacto das promoções. Tablóides, cartazetes e anúncios audiovisuais em circuitos internos são algumas das indicações do gerente. “Ações de trade contribuem com o aumento da cesta de produtos e do ticket médio por consumidor na loja. Raros são os consumidores que conseguem respeitar uma lista de compra na íntegra, a grande maioria acaba impactado, principalmente por produtos de impulso.”
Sobre a Santa Helena
Uma das mais importantes indústrias de amendoim da América Latina, a Santa Helena é reconhecida pela tradição, qualidade e procedência de seus produtos. A empresa possui um vasto portfólio, com itens de referência nacional, como Paçoquita e Mendorato (amendoim japonês), campeões em vendas, entre tantas outras diferentes categorias, como a linha Troféu e as marcas de alimentação saudável Cuida Bem e First.
A Santa Helena leva o melhor do amendoim para todo o território nacional há mais de 75 anos e, desde 1997, exporta para os mercados mais exigentes do mundo, como Europa, América Latina e Ásia. A empresa caminha ao lado da inovação para atender às expectativas de seus consumidores, dessa forma, investe constantemente em tecnologia, melhoria de processos, na qualificação de seus colaboradores e em rigorosos métodos de controle de qualidade da matéria-prima.
Com aproximadamente 1.300 colaboradores, o complexo industrial da Santa Helena está localizado em Ribeirão Preto, no interior paulista. Mais informações em www.santahelena.com.
Por Talita Macário
Imagem: Starline