Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • Busca do consumidor por crédito fecha 2020 com a primeira queda em seis anos, revela Serasa Experian

  • Cinco lições de 2020 para o varejo apostar em 2021

  • Magalu adquire plataforma de logística e impulsiona operação “last mile”

  • Novos parceiros aderem à campanha do Serasa Limpa Nome e beneficiam mais 9 milhões de brasileiros

  • Governo brasileiro permite uso de imóvel financiado como garantia de novo crédito

Artigos de OpiniãoEmpresas
Home›Artigos de Opinião›“Devo não nego, pago quando puder”: O impacto da quarentena restritiva sobre empresários e comerciantes locais

“Devo não nego, pago quando puder”: O impacto da quarentena restritiva sobre empresários e comerciantes locais

By Varejo Brasil
2 de julho de 2020
223
0
Share:

*Por Milton Jaworski

O fluxo de caixa é vital para uma empresa. Mas para que o dinheiro circule, deve haver compra e venda de produtos. No cenário atual em que vivemos em Curitiba, com o decreto que impõe uma quarentena mais restritiva para os comerciantes, as empresas não vendem e as despesas continuam. Ou seja, a equação não fecha.

Em uma analogia com o corpo humano, o que o mantém vivo é a circulação do sangue. Sem essa circulação, não há vida. Uma pessoa com 65 quilos tem cerca de 5 litros de sangue no corpo. Se ela perder 2 litros de sangue, precisará urgentemente de uma transfusão. E é exatamente o que a grande maioria dessas empresas que estão sendo obrigadas a fechar as portas vão precisar: uma transfusão de dinheiro. Dinheiro vindo de fora.

Empresários e comerciantes devem restringir ao máximo as suas despesas e buscar complementação de recursos para sobreviver. Mas 14 dias é um prazo muito curto para providências de médio ou longo prazo. Não há nem tempo hábil para se buscar uma operação financeira. Neste caso, a solução imediata é buscar antecipar esses valores por vendas a prazo ou no cartão de crédito.

Um dos fatores agravantes é que esse período de portas fechadas é justamente o período em que as empresas têm que pagar os salários dos seus funcionários. E isso pode ter um efeito dominó: a transferência das dificuldades da empresa para os seus funcionários. Para que isso não ocorra, a providência é restringir ao máximo os seus pagamentos. Como diz o ditado, “devo não nego, pago quando puder”. A ordem é sobreviver e soluções virão.

*Milton Jaworski é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e há mais de 30 anos fundou a Jaworski Consultoria Empresarial (www.jaworskiconsultoria.com.br)

 

 

 

 

Por Fernanda | P+G Comunicação

Imagem: Divulgação

TagsAdministraçãoArtigos de opiniãoEmpresáriosempresasquarentena
Previous Article

Linhas de crédito para os pequenos negócios ...

Next Article

Coronavírus pode ser fator que faltava para ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Related articles More from author

  • NegóciosTecnologia

    Estudo mostra como o uso de Inteligência Artificial e Machine Learning estão aumentando a eficiência do marketing digital

    15 de dezembro de 2019
    By Varejo Brasil
  • Feiras e Eventos

    Tendências e cases de sucesso: Luiza Helena Trajano é destaque na semana do consumidor da Sodexo

    30 de janeiro de 2020
    By Varejo Brasil
  • DesignLançamentos

    Tintas Sherwin-Williams divulga vídeos explicativos sobre as cores de tendência deste ano

    5 de março de 2018
    By Varejo Brasil
  • EmpresasFeiras e EventosTecnologia

    Aktie Now destaca tecnologia no atendimento ao cliente em Feira de Construção

    1 de março de 2018
    By Varejo Brasil
  • Empresas

    Mastercard assina a primeira parceria global com League of Legends®, a maior plataforma de esporte eletrônico do mundo

    21 de setembro de 2018
    By Varejo Brasil
  • EmpresasNegóciosVarejo

    Saiba como o varejo pode vender para o governo brasileiro

    30 de julho de 2019
    By Varejo Brasil

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018
Este site usa cookies para melhorar sua experiência e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessário
Sempre Ativado

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Não necessário

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.