Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • MAGAZINE LUIZA REALIZA PRIMEIRO EXPO MAGALU NA CAPITAL PAULISTA, COM A PRESENÇA DE LUCIANO HUCK, FRED TRAJANO E LUIZA HELENA

  • 5 dicas para proteger a sua empresa de ataques hackers

  • Foram vendidos no varejo em fevereiro 27,8 milhões de móveis

  • MÓVELBRASIL É FEIRA DE NEGÓCIOS

  • Novo Cadastro Positivo deve democratizar acesso ao crédito e estimular competição entre instituições financeiras e varejo, avaliam CNDL/ SPC Brasil

NegóciosVarejo
Home›Negócios›Conhecendo os hábitos de consumo 60+ no Brasil

Conhecendo os hábitos de consumo 60+ no Brasil

By Varejo Brasil
1 de outubro de 2019
749
0
Share:

Estudo realizado pela SBVC revela que 64% dos consumidores 60+ já utilizam smartphones para suas compras online

Segundo estimativas do IBGE, nos próximos 20 anos a população acima de 60 anos, mais que triplicará, chegando a 88,9 milhões de brasileiros (39,2% da população). Ou seja, o Brasil está no momento de proporcionar mudanças e novas oportunidades de negócios em muitos segmentos, pois a população está envelhecendo em uma velocidade muito rápida, o que trará um grande impacto sobre os sistemas de saúde e outros, com elevação de custos e do uso dos serviços.

Pensando neste futuro cenário, a SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo em parceria com a AGP Pesquisas atualizou a pesquisa feita em 2017 e 2018, com informações sobre os atuais hábitos de compra da população com idade superior a 60 anos.  “Realizamos este estudo para analisar os fatores que levam este público a consumir, que aspectos eles mais prezam em suas compras e a presença do varejo digital entre essa população. Além disso, avaliamos a experiência de compra e os aspectos mais valorizados no consumo de produtos e serviços”, comenta Eduardo Terra, Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.

O estudo da SBVC contou com 500 entrevistados. 83% dos consumidores 60+ afirmaram que eles mesmos são os responsáveis pelo controle das finanças e decisões de compra em sua residência. É importante ressaltar que o consumo relacionado a itens básicos são feitos com maior frequência: 53% dos entrevistados costumam ir semanalmente a redes de hipermercados ou supermercados versus 47% no ano passado, 43% afirmam consumir mensalmente em drogarias/ farmácias, versus 47% em 2018. 30% costumam ir eventualmente à shoppings centers, que possuem itens ocasionais de compra (e 24% afirmam raramente frequentar esse canal). Percebe-se que o consumidor com mais de 60 anos, utiliza super e hipermercados, tradicionais e de vizinhança, em seu mix de consumo, e também vai à farmácias e drogarias para compras de uso mensal, utilizando-os como canal de reposição.

Sobre a experiência no ponto de venda dos supermercados, os consumidores a consideram positiva, 75% apreciam a experiência, sob análise de “Top2Box”, soma das opções “Muito boa” e “Boa”. Shopping centers crescem timidamente de 64% para 68%, considerando “Top2Box”. Farmácias e Drogarias oferecem a melhor experiência a esse consumidor, 83% sentem que sua jornada de compra a esse tipo de loja é positiva, sob a análise de “Top2Box”.

Lojas cheias, filas, falta de atendimento, vendedores impacientes são aspectos que atrapalham bastante a experiência de compra, pois dificultam o deslocamento pelo PDV e a finalização bem-sucedida da compra. “Assim como na 1ª e 2ª pesquisa, o que mais nos chamou a atenção é o fato de que itens relacionados exclusivamente à experiência de consumidores 60+, como a disponibilidade de áreas de descanso, elevadores, escadas rolantes, são muito menos relevantes para a satisfação dos clientes do que itens que também são importantes para clientes de outras faixas etárias, como caixa sem filas”, ressalta Eduardo Terra.

Para esse consumidor, comprar online já é uma realidade, principalmente o consumo através de smartphones, 64% versus 48% na pesquisa do ano anterior. Sendo que, desses consumidores mobile, 35% compram via aplicativos (versus 22% em 2018), QR Code também começa a aparecer como ferramenta utilizada por 11% desses consumidores.

Pelo tamanho que esta parcela da população irá representar nos próximos anos, é importante cada vez mais o varejo entender essa evolução e buscar soluções para esse público. É preciso investir na experiência de compra, consequentemente em treinamento dos funcionários, ou seja, nada diferente do básico que já deve ser feito.

Metodologia

O estudo entrevistou 500 consumidores em todo o país, e teve como objetivo quantificar aspectos relacionados aos hábitos de compra da população acima de 60 anos, com especial interesse na comparação entre lojas físicas e online

Disponível no site: http://sbvc.com.br/estudo-habitos-de-compra-60-2019/

Sobre a SBVC – Fundada em 29 de maio de 2014, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) é uma organização sem fins lucrativos, aberta, multissetorial e com atuação complementar às demais entidades de classe do varejo. Sua missão é contribuir para o aumento da competividade do varejo, por meio de conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos do varejo de todos os segmentos. A entidade tem como objetivo defender os interesses do segmento e promover ações sociais. A SBVC é sustentada por quatro pilares fundamentais: Conteúdo, Relacionamento, Responsabilidade Social e Apoio Técnico.

 

 

 

Por Fernanda Besnosoff

Imagem: Ilustração

TagscapaCOMPRASdestaquenegociospesquisassmartphonesvarejo
Previous Article

Inspiração: papéis de parede que transformam quartos ...

Next Article

TV 4K da Samsung: tela mais fina ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0
  • 0
  • 0
  • 0

Related articles More from author

  • E-commerceNegócios

    Especialistas dão dicas de como abrir — e manter — um e-commerce de sucesso

    25 de julho de 2018
    By Varejo Brasil
  • Artigos de OpiniãoMarketing

    O que esperar do marketing digital em 2019 ?

    1 de fevereiro de 2019
    By Varejo Brasil
  • NegóciosVarejo

    Serasa Experian dá dicas aos consumidores para as compras no Dia das Crianças

    8 de outubro de 2019
    By Varejo Brasil
  • TendênciasVarejo

    Rodrigo Grundig: Tendência de UX modifica experiência de consumo nos últimos anos

    23 de agosto de 2019
    By Varejo Brasil
  • E-commerceNegócios

    Conheça as 10 principais dúvidas de um e-commerce

    29 de agosto de 2018
    By Varejo Brasil
  • EconomiaNegóciosVarejo

    CNDL/ SPC Brasil: 73% dos consumidores planejam ir às compras no Dia das Crianças; data deve movimentar R$ 10,3 bilhões ...

    4 de outubro de 2019
    By Varejo Brasil

Leave a reply Cancelar resposta

Enter Captcha Here : *

Reload Image

  • Empresas

    Gestão: 5 ações efetivas para diminuir a rotatividade da sua equipe de vendas

  • E-commerceEmpresasTecnologia

    Fraudes em comércio eletrônico aumentam 14% e reforçam importância dos cuidados com segurança

  • Feiras e EventosGastronomia

    Senai Leva à Fispal Tecnologia a Escola Móvel da Indústria 4.0

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018