Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • Busca do consumidor por crédito fecha 2020 com a primeira queda em seis anos, revela Serasa Experian

  • Cinco lições de 2020 para o varejo apostar em 2021

  • Magalu adquire plataforma de logística e impulsiona operação “last mile”

  • Novos parceiros aderem à campanha do Serasa Limpa Nome e beneficiam mais 9 milhões de brasileiros

  • Governo brasileiro permite uso de imóvel financiado como garantia de novo crédito

Artigos de OpiniãoTecnologiaVarejo
Home›Artigos de Opinião›Como a tecnologia pode ajudar o pequeno varejo ?

Como a tecnologia pode ajudar o pequeno varejo ?

By Varejo Brasil
19 de setembro de 2020
199
0
Share:

 *Maigui Souza

A Nielsen – multinacional especializada em pesquisas de mercado – fez um levantamento e apontou que as vendas totais do varejo moderno cresceram 12,8% no primeiro semestre de 2020, ante aos primeiros seis meses de 2019. Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou um forte avanço nas vendas no setor: 13,9% em relação ao mês anterior. Esta foi a maior alta da série histórica da pesquisa, iniciada em janeiro de 2000. O crescimento acontece após o mês de abril registrar um recuo recorde de 16,3% em comparação a março.

São números que empolgam, com certeza. Grandes players varejistas já vinham em movimento consistente e planejado de transformação digital, implementando novas formas de venda, atendimento e impulsionando suas plataformas.  No entanto, o varejo brasileiro não é feito somente de “Magalus” e “Via Varejos”.

O pequeno empresário do setor está amargando a uma das maiores (senão a maior) crise de todos os tempos. Em função do isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus, fechar as portas das lojas está sendo brutal.  Segundo números divulgados pelo IBGE no mês de junho, mais de 200 mil pequenos negócios no comércio encerraram as atividades em definitivo na pandemia, sendo que nenhuma empresa de grande porte – com mais de 500 funcionários – fechou em definitivo.

No entanto, o empresariado brasileiro se mostra resiliente e enxerga na tecnologia um grande aliado para ter fôlego e atravessar esta crise. Hoje já é possível manter um sistema de gestão acessível que é integrado ao e-commerce, permitindo que a solução seja utilizada de forma mais barata e performando sem a necessidade de uma infraestrutura mais robusta e paralela. É facilidade no gerenciamento, no estoque, no produto, na compra, na venda e na manutenção da ferramenta.

E se o cliente não pode ir à loja, a loja vai até o cliente. A venda catalisada pelo WhatsApp é uma realidade cada vez mais consolidada e, hoje, com maior segurança e credibilidade das plataformas, é possível fazer todo o processo: envio de mostruário, garantir uma boa jornada e experiência do cliente, link para pagamento e agendamento de entrega.

Na medida em que ainda temos um horizonte sanitário incerto, o futuro será indiscutivelmente mais digital. Em função da pandemia tivemos um aculturamento digital e, mesmo que ainda alguns pequenos varejistas estejam receosos (o que é normal, toda mudança é difícil), já sabemos: não existe vida fora da tecnologia.

*Diretor de Produto da CIGAM S.A – Gestor

 

 

 

Por Lucas Oliveira

Imagem: Ilustração

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no [email protected] ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

TagsArtigos de opiniãoEmpresáriosIBGETECNOLOGIAvarejo
Previous Article

B2W Digital usa tecnologia para ampliar a ...

Next Article

Wi-fi 6: tecnologia deve se difundir no ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Related articles More from author

  • EmpresasNegóciosVarejo

    Termômetro pré Black Friday mostra varejo em alta, confira os números de 2020

    26 de novembro de 2020
    By Varejo Brasil
  • Promoções

    KaBuM! reúne as melhores ofertas em Select Day

    9 de junho de 2020
    By Varejo Brasil
  • Varejo

    OTA aposta no mercado mobile e otimiza ainda mais a experiência do cliente

    4 de junho de 2020
    By Varejo Brasil
  • Feiras e EventosTecnologia

    Caxias do Sul será a primeira cidade a receber evento para discutir transformação digital

    3 de setembro de 2018
    By Varejo Brasil
  • Artigos de OpiniãoE-commerce

    Cinco estratégias para fazer este ser o melhor Natal de todos os tempos

    14 de dezembro de 2018
    By Varejo Brasil
  • Feiras e EventosVarejo

    Mais de 180 empreendedores de micro e pequeno varejo se encontram para debater marketing, vendas e atendimento ao cliente

    26 de março de 2019
    By Varejo Brasil

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018
Este site usa cookies para melhorar sua experiência e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessário
Sempre Ativado

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Não necessário

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.