Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • Busca do consumidor por crédito fecha 2020 com a primeira queda em seis anos, revela Serasa Experian

  • Cinco lições de 2020 para o varejo apostar em 2021

  • Magalu adquire plataforma de logística e impulsiona operação “last mile”

  • Novos parceiros aderem à campanha do Serasa Limpa Nome e beneficiam mais 9 milhões de brasileiros

  • Governo brasileiro permite uso de imóvel financiado como garantia de novo crédito

EconomiaVarejo
Home›Economia›Comércio tem maior aumento nas vendas em 5 anos, diz IBGE

Comércio tem maior aumento nas vendas em 5 anos, diz IBGE

By Varejo Brasil
15 de fevereiro de 2019
1890
0
Share:

Segundo especialista, alta se relaciona ao crescimento de mercado informal

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (13), números do comércio de varejo no Brasil em 2018, revelando a maior alta do setor em cinco anos. O dado positivo vem do crescimento das vendas, estimado em 2,3% durante os últimos doze meses.

No entanto, as altas sucessivas vistas desde 2017 – ano em que o comércio cresceu 2,1%, assim em um acumulado de 4,4% – não foram suficientes para preencher a lacuna vista nos anos críticos de 2015 e 2016, quando varejistas enfrentaram uma baixa de mais de 10%.

De acordo com Agostinho Pascalicchio, professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, essa alta se relaciona, entre outros aspectos, ao aumento da atividade dos mercados informais.

“O mercado informal continua cada vez mais ativo nos países em desenvolvimento. A relação entre qualidade de trabalho no mercado formal e informal já não existe mais. E a fiscalização, em algumas regiões, nem sempre existe”, afirma.

Agostinho Celso Pascalicchio é professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e está disponível para entrevistas.

Sobre o Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

 

 

 

 

Por Imprensa Mackenzie

Imagem: Ijeab

TagscapacomérciodesenvolvimentodestaqueIBGEmercadovarejo
Previous Article

O que esperar do varejo para 2019

Next Article

Inteligência artificial para telecomunicações terá dois caminhos ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Related articles More from author

  • Feiras e EventosTendênciasVarejo

    LATAM Retail Show 2019 antecipa tendências do varejo e promove debates para profissionais

    14 de junho de 2019
    By Varejo Brasil
  • EmpresasFeiras e EventosNegócios

    Equipotel inova para ampliar debate sobre as novas oportunidades do mercado

    17 de setembro de 2018
    By Varejo Brasil
  • E-commerceLojistasNegócios

    Para se adaptar à pandemia, lojistas migram para o e-commerce

    16 de agosto de 2020
    By Varejo Brasil
  • Artigos de OpiniãoInvestimentosTecnologiaVarejo

    Varejista: Saiba porque você precisa investir em inteligência artificial

    23 de janeiro de 2020
    By Varejo Brasil
  • EconomiaNegócios

    Região Metropolitana de Curitiba-PR atrai novos investimentos e franquias

    17 de outubro de 2019
    By Varejo Brasil
  • Feiras e EventosLançamentosVarejo

    Showroom em Joinville reúne novidades que irão chegar às lojas para as compras de fim de ano

    21 de agosto de 2018
    By Varejo Brasil

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018