Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • Busca do consumidor por crédito fecha 2020 com a primeira queda em seis anos, revela Serasa Experian

  • Cinco lições de 2020 para o varejo apostar em 2021

  • Magalu adquire plataforma de logística e impulsiona operação “last mile”

  • Novos parceiros aderem à campanha do Serasa Limpa Nome e beneficiam mais 9 milhões de brasileiros

  • Governo brasileiro permite uso de imóvel financiado como garantia de novo crédito

DestaqueVarejo
Home›Destaque›Comércio já sente os impactos do coronavírus

Comércio já sente os impactos do coronavírus

By Varejo Brasil
17 de março de 2020
894
0
Share:

Medidas preventivas que a população vêm adotando para evitar contaminação fizeram vendas caírem 16,3% só no ultimo final de semana, de acordo com a ACSP com base em dados nacionais da Boa Vista

 

 

Com menos pessoas circulando em ambientes públicos, como shoppings, por conta dos cuidados relativos à epidemia de coronavírus, as consultas para vendas a prazo e às vistas nas lojas tiveram queda de 16,3% só no último fim de semana comparado ao fim de semana anterior. Em comparação a igual período do 2019, a queda foi maior, de 16,7%.

O levantamento do Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base em dados nacionais da Boa Vista Serviços, já reflete a atual realidade: de que o consumidor já está se retraindo, e mudando seus hábitos de consumo aos poucos por conta da epidemia, segundo Marcel Solimeo, economista da ACSP.

Até o último fim de semana, quando encerrou a primeira quinzena, as vendas no comércio paulistano tiveram alta média de 5,3%, ainda sob os efeitos do Carnaval, no fim de fevereiro, e da movimentação pós-evento.

Por outro lado, com o aumento dos casos, parte da população continua a comprar, porém, com mais frequência, itens como alimentos e produtos de higiene e limpeza – atitude que deve ser bem avaliada, segundo Solimeo, para evitar desabastecimento.

“Essa queda é um primeiro reflexo, não quer dizer que vai continuar a piorar”, afirma. “Quando a ambiente é de incerteza, como o de agora, não há como fazer projeções: o ideal é evitar o pânico”, destaca.

Com a exceção de bares e restaurantes, que provavelmente não conseguirão repor a demanda perdida nesse primeiro momento, os demais lojistas devem aproveitar uma possível ociosidade para fazer ajustes e melhorias internas, pois quando as coisas voltarem ao normal, os consumidores também voltarão a comprar.

“Mas também procurar manter a cautela, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, e adotar medidas de precaução para proteger funcionários e clientes”, afirma. “Não há uma receita para enfrentar a situação, pois não sabemos o que vai acontecer. É adaptar o seu negócio à medida que as coisas evoluírem”, orienta o economista da ACSP.

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 125 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

Por Patrícia Gomes Baptista

Imagem ilustrativa

TagscomércioCOMPRASconsumidorCoronavírusdestaqueeletrodomésticosIndústrialojaslojistasMóveisSão Paulovendas
Previous Article

2020: Cuidados ao declarar Imposto de Renda

Next Article

É possível o cancelamento de viagens por ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Related articles More from author

  • Feiras e EventosLojistas

    Lojista de Terra Rica vence sorteio de viagem de turismo na Mostramóveis-Arapongas

    6 de setembro de 2019
    By Varejo Brasil
  • EconomiaInvestimentos

    Juros baixos são decisivos para elevar o consumo e os investimentos, avalia CNI

    22 de março de 2018
    By Varejo Brasil
  • Economia

    Ação Popular contra o estado de São Paulo pede fim da quarentena e reparação de 5 bilhões de reais aos ...

    9 de abril de 2020
    By Varejo Brasil
  • MarketingNegócios

    Como a geração de Millennials estão conquistando em modelos de negócios tradicionais

    22 de novembro de 2018
    By Varejo Brasil
  • E-commerceVarejo

    Perto do Brasil entrar em campo, consumidores movimentam e-commerce e aumentam busca por eletrônicos, móveis e acessórios

    18 de junho de 2018
    By Varejo Brasil
  • NegóciosVarejo

    PESQUISA DETALHA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR SOBRE A BLACK FRIDAY

    28 de dezembro de 2020
    By Varejo Brasil

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018