Cinco dicas para sua loja online decolar nesta Black Friday
André Cruz (*)
Uma das datas mais esperadas para o mercado de vendas do mundo está chegando! A Black Friday teve início nos EUA e acontece sempre na última sexta-feira de novembro, dia seguinte à Ação de Graças.
No Brasil, o evento surgiu em 2010 e, desde então, cresce, surpreendentemente, batendo recordes de vendas a cada ano. Principalmente no comércio eletrônico.
De acordo com levantamentos realizados pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e pela Ebit/Nielsen, a expectativa para a Black Friday 2019 no e-commerce é de um faturamento acima de R$ 3 bilhões, um aumento de 18% em relação ao ano passado.O ticket médio de compra este ano deve ficar em R$ 626,00.
Após a leitura desses números, você deve se ter animado com a data, não é? Há então duas perguntas principais: sua loja está preparada para o Black Friday? Você sabe quais técnicas usar para vender mais?
Se suas respostas para estas questões foram “ainda não pensei” ou “tenho tempo”, atenção!Um dos principais desafios de cada edição da Black Friday é chamar a atenção do consumidor. Se você ainda não planejou, nem desenvolveu sua estratégia de vendas, pode estar perdendo uma grande oportunidade de faturamento e expansão do seu negócio.
Seguem aqui cinco dicas que irão ajudar você a se preparar para esta data.E aumentar suas vendas e seu faturamento.
#1 Atraia novos clientes nesta Black Friday
Datas sazonais são uma boa oportunidade para atrair novos clientes. A Black Friday é adata ideal para atrair novos compradores para o seu site, com preços atrativos. Isso porque muitos consumidores aguardam esta data para comprar com desconto aquele produto que não conseguiram comprar ao longo do ano.
A personalização da sua loja é muito importante. Assim como as vitrines das lojas físicas são preparadas para grandes eventos, a sua loja online também deve buscar atrair cada vez mais clientes.
Em outras palavras,surpreenda o visitante, pense em longo prazo, ofereça um “doce” aos compradores. Pode ser, por exemplo, o frete grátis para suas encomendas.Muitas vezes os custos de envio estão entre as principais razões de abandono do carrinho de compras. Mais do que isso: invista numa boa relação com o consumidor.
#2 Antigos Clientes também são importantes – movimente sua base
Sabe aquele cliente que não se tem notícia há mais de quatro meses? Ou aquele que comprou apenas um produto e nunca mais comprou? Esta talvez seja a oportunidade de recuperá-lo. Crie conteúdos que cativem e transformem sua loja num “tapete vermelho”, que convidem o cliente a visitar sua loja.Invista na fidelização.
Esta data talvez seja a oportunidade para retomar essa relação.Aproveite para mostrar novidades e oferecer descontos para antigos clientes. Você pode ainda dar aos antigos consumidores a oportunidade de se inscrever em promoções especiais, como cupons de desconto em novas compras –tudo visando atrair este ex-cliente de volta para a sua lista ativa.
Aposte em campanhas de e-mail marketing, postagens nas redes sociais e campanhas na sua loja online. Lembre-se: conquistar um cliente novo custa cinco vezes mais do que manter um antigo.
#3 Invista na infraestrutura da sua loja
Essa dica parece ser um pouco óbvia. Diferentemente de uma loja física que, se estiver lotada, pode fechar as portas e impedir o tráfego excessivo, uma loja online pode ter sérios problemas e até mesmo sair do ar se não estiver preparada para o tráfego mais intenso nesta época.
Quem nunca se frustrou ao acessar o link de um anúncio e se deparar com o famoso erro 404 ou 503? Você pode evitar que seu cliente passe por isso! Verifique com antecedência se o seu servidor tem capacidade para suportar um tráfego maciço no e-commerce.
No caso de usar um e-commerce hospedado, faça contato prévio e aumente o seu tráfego. Dessa forma, você fica mais bempreparado para resolver possíveis problemas.
Aposte num domínio seguro. Não apenas em um belo gateway de pagamento, como também em uma firewall de segurança que possa lhe auxiliar neste momento. Outro ponto importante é incluir uma verificação de segurança de dados dos seus clientes durante toda a temporada de compras.Lembre que você trabalha duro para conquistar a confiança deles.Não coloque, portanto, tudo a perder.
Invista também num suporte de atendimento, ora durante o processo de compra, ora no pós-venda.
Mas você não precisa necessariamente investir em todas essas ferramentas, uma vez que ter um e-commerce nem sempre tem a ver com ter uma loja virtual. O mais importante, certamente, é estar preparado para lidar com essas conversões!
#4 Invista na criação de anúncios e links patrocinados
Na Black Friday, a rivalidade entre lojas é ainda maior. E onde fica a sua loja?
É importante que ela se destaque em relação aos concorrentes. Para se diferenciar, a publicidade direcionada é uma boa aposta porque permite inserir anúncios associados a palavras-chaves relacionadas com a sua loja. Dessa forma, pode gerar mais visitas qualificadas.
Assim, você pode definir um orçamento (diário e total), bem como o valor a pagar por cada clique no seu anúncio, ganhando maior notoriedade.
Aposte em anúncios que reforcem a força de sua marca, destacando-se da concorrência. Dessa forma, tornará sua loja conhecida, atrairá novos clientes, sendo lembrada sempre no momento de fazer uma compra.
Em conclusão, aposte na comunicação, apareça e divulgue a sua loja, atraia mais visitantes. Para isso, não se esqueça de fazer anúncios de forma simples e assertiva. Podendo, ainda, mensurar resultados e definir o orçamento que pretende gastar.
#5 Aproveite o alto volume de visitas para gerar mais leads
Esta última dica é um dos grandes desafios para as lojas online. Não tem necessariamente a ver com a Black Friday, mas com a forma como as lojas podem atrair mais visitantes para os seus canais de vendas – serve para todas as comemorações especiais e sazonais.
Aproveite o número de visitas neste período para cadastrar mais leads para sua base de dados. Como? Aposte em pop-ups, newsletters,e-mail marketing, cupons de incentivos e ofertas de fretescomo forma de incentivo para cadastrar clientes. É importante obter o maior número de informações sobre o seu lead e nutri-lo ao longo do resto do ano.
E boas vendas!!!
Por Neto – GWA
Imagem: Divulgação