Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • Busca do consumidor por crédito fecha 2020 com a primeira queda em seis anos, revela Serasa Experian

  • Cinco lições de 2020 para o varejo apostar em 2021

  • Magalu adquire plataforma de logística e impulsiona operação “last mile”

  • Novos parceiros aderem à campanha do Serasa Limpa Nome e beneficiam mais 9 milhões de brasileiros

  • Governo brasileiro permite uso de imóvel financiado como garantia de novo crédito

Artigos de OpiniãoVarejo
Home›Artigos de Opinião›Chegada do PIX deve beneficiar o varejo, inclusive com as inadimplências

Chegada do PIX deve beneficiar o varejo, inclusive com as inadimplências

By Varejo Brasil
31 de julho de 2020
249
0
Share:

Especialista aponta que o novo meio de pagamento do Banco Central pode simplificar as vendas e reduzir inadimplência dos consumidores na modalidade

*Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário

O cenário do sistema de pagamentos brasileiro deve mudar completamente daqui a pouco mais de dois meses. Isso porque o Banco Central (BC) decidiu antecipar o lançamento do seu sistema de pagamentos instantâneos (PIX) para o dia 5 de outubro. O produto visa simplificar a realização de pagamentos e transferências entre consumidores e empresas em geral, como as redes varejistas.

Por exemplo, hoje, para que um pagamento seja efetuado – e o dinheiro saia da conta corrente do comprador e caia ao vendedor – são necessários diversos participantes, como a bandeira do cartão de crédito, a empresa da maquininha e os bancos. Porém, com o PIX o caminho será mais rápido e barato, uma vez que as operações poderão ser feitas instantaneamente – em qualquer horário e dia da semana – ao custo aproximado de R$ 0,01 por transação, sem a intermediação de terceiros. Além disso, não há necessidade de deslocamento, já que o consumidor irá realizar os pagamentos pelo próprio smartphone.

A novidade do BC deve beneficiar diretamente as redes varejistas que trabalham com crediário, uma vez que clientes que hoje utilizam apenas cartão de crédito para compras, certamente terão maior facilidade em aceitar o novo canal de vendas da loja, via crediário digital próprio. Capturar esta parcela de consumidores e, com isso, ter um relacionamento mais próximo, pode ser uma grande vitória para os lojistas.

É verdade que o PIX também tende a retirar o cliente de dentro da loja, afinal, o pagamento pode ser efetuado a distância. Contudo, as redes varejistas ainda terão enorme possibilidade de continuar fidelizando os consumidores, principalmente porque muitos deles ainda irão necessitar do crediário para fazer suas compras, já que nem todas as pessoas possuem um limite considerável no cartão de crédito.

Para atrair essa clientela, os lojistas devem investir mais do que nunca em ideias criativas, levando a loja para dentro das casas. Algumas ações promocionais, por meio de mensagem no celular, podem ser interessantes para chamar o público à loja como, por exemplo, a concessão de brinde na loja no ato do pagamento da parcela ou até mesmo cupons de desconto com validade de 30 dias. Também vale fazer campanhas de vendas exclusivas para clientes com baixo risco de inadimplência ou até mesmo campanha de parcelamento em 10x sem juros para consumidores cuja inadimplência atual seja inferior a 1%.

Em relação ao método de pagamento, uma estratégia eficaz é incentivar o pagamento por meio de QR Code somente na loja, como funciona com o crediário hoje. Se mesmo assim o cliente não quiser se deslocar, campanhas específicas precisam ser otimizadas para continuar atraindo-os como compradores.

O benefício do PIX também será muito efetivo para o controle da inadimplência. As redes varejistas terão muito mais tranquilidade para fazer a cobrança de eventuais atrasos, já que o consumidor terá a opção de realizar o pagamento de forma remota sem a necessidade de ir à loja. Com isso, expressões de clientes como “eu passo aí amanhã para acertar” tendem a diminuir de forma considerável.

Sem dúvida, o novo meio de pagamento do BC veio para modernizar o mercado e isso vai exigir que os lojistas apliquem novas estratégias para reter os clientes. Entretanto, trata-se de uma ferramenta com muitos pontos positivos ao varejo, mesmo para os lojistas que usam o crediário como seu carro-chefe no negócio.

*Jeison Schneider é sócio fundador e CEO do Meu Crediário. Possui mais de 15 anos de experiência profissional na liderança de softwares de gestão de risco para o crediário de redes varejistas no Brasil.

 

 

 

 

Por Raphael Bueno

Imagem: Divulgação

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824 ou entre em contato pelo (11) 3675.4114

TagsArtigos de opiniãoempresasinadimplênciapagamentosvarejo
Previous Article

Cinco tendências de Inteligência Artificial, segundo NVIDIA ...

Next Article

15,3% dos paranaenses endividados não conseguem pagar ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Related articles More from author

  • EmpresasTecnologia

    Mesmo com o avanço da tecnologia, o atendimento humano ainda é preferência entre os brasileiros

    26 de abril de 2018
    By Varejo Brasil
  • DecoraçãoDesign

    Tok&Stok anuncia campanha exclusiva para decorar e compor os ambientes para o natal

    14 de outubro de 2020
    By Varejo Brasil
  • Empresas

    Líder de mercado em calçados de segurança fecha projeto com a FH

    18 de novembro de 2019
    By Varejo Brasil
  • LojistasNegóciosVarejo

    Lojistas recuperam quase R$ 14 milhões em vendas em novembro, segundo o F360°

    30 de dezembro de 2020
    By Varejo Brasil
  • Artigos de OpiniãoE-commerceVarejo

    O e-commerce como protagonista do varejo: Como manter o crescimento

    30 de julho de 2020
    By Varejo Brasil
  • LojistasTecnologia

    Tecnologia ajuda lojistas a evitarem a inadimplência em 2019

    16 de janeiro de 2019
    By Varejo Brasil

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018