Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • Busca do consumidor por crédito fecha 2020 com a primeira queda em seis anos, revela Serasa Experian

  • Cinco lições de 2020 para o varejo apostar em 2021

  • Magalu adquire plataforma de logística e impulsiona operação “last mile”

  • Novos parceiros aderem à campanha do Serasa Limpa Nome e beneficiam mais 9 milhões de brasileiros

  • Governo brasileiro permite uso de imóvel financiado como garantia de novo crédito

NegóciosTurismo
Home›Negócios›Carnaval 2020: 26% dos sites de operadoras de turismo não estão seguros para compras online, revela Serasa Experian

Carnaval 2020: 26% dos sites de operadoras de turismo não estão seguros para compras online, revela Serasa Experian

By Varejo Brasil
25 de fevereiro de 2020
303
0
Share:

Compras de ingressos na internet também podem trazer riscos para os usuários, já que 46% dos endereços eletrônicos desta categoria estão desprotegidos; especialistas dão 5 dicas para o consumidor se proteger

Já estamos em clima de Carnaval e muitos brasileiros devem aproveitar o período de festa para viajar e se divertir pelo país. Porém, quem ainda não se programou e deixou para comprar pacotes de viagens de última hora pela internet precisa ter cuidado redobrado para não sofrer prejuízos financeiros. Segundo estudo especial da Serasa Experian, 26% dos sites de operadoras de turismo não estão seguros para compras online, ou seja, não possuem o certificado de segurança SSL (Secure Socket Layer), que promove uma conexão segura utilizando a criptografia entre o servidor e os dados trafegados. Ao fazer uma transação em um site que não tenha o certificado, além do risco de pagar por uma viagem que não existe, as informações pessoais inseridas na suposta compra podem ser roubadas e utilizadas em ações de hackers.

Segundo o diretor de Identidade Digital da Serasa Experian, Maurício Balassiano, a certificação SSL garante que as transações efetuadas naquele endereço eletrônico estejam protegidas. “Em sites desprotegidos, há brechas para que golpistas consigam copiar as informações trocadas durante uma transação, o chamado phishing*. Dados como nome, endereço e CPF, por exemplo, podem ser usados por terceiros para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito em nome de outras pessoas, trazendo graves prejuízos para o consumidor”, comenta.

Outro dado do levantamento mostra que as compras de ingressos também podem estar comprometidas, já que 45% dos sites categorizados como “Eventos”, que podem oferecer esse tipo de produto, não contam com a proteção SSL. “As pessoas adquirem as entradas nestes sites e, além de correrem o risco de receberem ingressos falsos, ainda podem ter seus dados bancários roubados. É fundamental que o consumidor dobre os cuidados, pois períodos de grande movimento, como o Carnaval, acabam virando oportunidade para que pessoas mal-intencionadas apliquem golpes”, afirma Balassiano.

Como identificar um site seguro?

Para verificar se o site possui o certificado SSL, basta verificar se há um cadeado fechado no browser. Em caso positivo, clique em cima e verifique se ele está emitido em nome da loja na qual você está comprando. Também é possível verificar se na barra de endereço há um “s” após o http “https”, que indica segurança, e alguns navegadores podem ainda incluir no mesmo local a indicação de “Seguro” e “Não Seguro”. Normalmente também há um selo de segurança atribuído pelo fornecedor do certificado, que pode ser encontrado no próprio site.

Além disso, os especialistas da Serasa Experian prepararam 5 dicas para o consumidor se proteger:

  1. Só inclua suas informações pessoais e dados de cartão de crédito se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro. Uma prática muito utilizada pelos golpistas no ambiente online é a de *phishing, a qual os criminosos copiam as informações trocadas durante uma transação, para utilizá-las posteriormente em uma fraude de identidade.
  2. Desconfie sempre de ofertas com preços muito abaixo do mercado e milagrosas. E-mails com valores, promoções e vantagens muito especiais merecem desconfiança. Nesses momentos, é muito comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas bastante conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar pegar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
  3. Em caso de ofertas de lojas desconhecidas, faça uma pesquisa em sites dedicados à avaliação e reputação de lojas virtuais;
  4. Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminem os dispositivos com vírus para funcionarem sem que o usuário perceba;
  5. É extremamente importante manter atualizado o antivírus do seu computador, diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões;

Metodologia do estudo

A Serasa Experian encomendou o estudo da BigData Corp., que captura e processa continuamente dados obtidos a partir de mais de 23 milhões de sites brasileiros (e mais de 1,5 bilhão no mundo todo). Para esta pesquisa, a empresa trabalhou com resultados obtidos na primeira semana de fevereiro de 2020.

*Phishing: prática, como o nome sugere (“phishing” em inglês corresponde a “pescaria”) de “pescar” informações e dados pessoais importantes, como senhas, CPF, número de cartão de crédito e de contas bancárias, através de mensagens falsas.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.200 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

 

 

 

 

Por Viviane Evangelista – Serasa Experian

Imagem: Freepik

TagsCarnavalCOMPRASempresasSerasa Experianturismo
Previous Article

Confira 5 tendências para o Instagram em ...

Next Article

Soprano inova com linhas de produtos para ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Related articles More from author

  • NegóciosVarejo

    Varejo é a categoria que mais cresce entre as Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2020

    8 de outubro de 2020
    By Varejo Brasil
  • EconomiaNegócios

    Black Friday 2019: maioria pretende comprar e gastar mais de R$ 1.000

    1 de outubro de 2019
    By Varejo Brasil
  • Artigos de Opinião

    Artigo: A importância da Venda Humanizada

    20 de novembro de 2019
    By Varejo Brasil
  • EmpresasPolítica

    Conheça os novos prazos do eSocial

    4 de setembro de 2018
    By Varejo Brasil
  • Sem categoria

    Brink+, marca própria de brinquedos da Lojas Americanas, cresce mais de 20% neste ano

    9 de outubro de 2019
    By Varejo Brasil
  • TendênciasVarejo

    O que está por vir? Conheça 10 tendências de varejo para 2020

    14 de outubro de 2019
    By Varejo Brasil

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018
Este site usa cookies para melhorar sua experiência e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessário
Sempre Ativado

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Não necessário

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.