Black Friday: 5,8 milhões de compras devem ser realizadas, e o tíquete médio deve ficar em torno de R$ 600
A data mais esperada do varejo brasileiro se aproxima: nesta sexta, dia 29 de novembro de 2019, acontece no país mais uma edição da Black Friday. O evento, originalmente americano e que desembarcou no Brasil em 2010, já se consolidou no calendário comercial e oferece milhares de descontos em produtos e serviços.
As ofertas tomam conta das lojas físicas e sobretudo do e-commerce. Segundo projeção da consultoria Compre & Confie, as vendas no comércio eletrônico devem aumentar 19% em relação ao mesmo período do ano passado, movimentando em 2019 aproximadamente R$ 3,5 bilhões.
“Com base em pesquisas podemos constatar que grande parte dos consumidores optaram esse ano por planejar suas compras muito antes de novembro chegar, realizando pesquisas sobre o produto e, principalmente, a variação de preços antes do evento, reflexo da black fraude.”, pontua o fundador da consultoria DocLuz e CEO da TOTVS Virtua, Tiago DocLuz.
Moda e beleza oferecem ofertas atraentes
A projeção compreende o período entre os dias 28 e 29 de novembro e um volume maior de compras do que no anterior, visto que os preços estão mais baixos e devem gerar mais interesse de compra. Devem ser gerados em média 5,8 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$ 600.
Ocupam o top 5 de itens mais desejados pelo consumidor os produtos eletrônicos (51%), telefonia (35%), informática (28%), moda e acessórios (24%) e eletrodomésticos (23%). Segundo a consultoria Promobit, as três categorias que mais ofereceram ofertas na Black Friday 2018 foram perfumes e beleza, moda e calçados masculino, e moda e calçados femininos, respectivamente. Os maiores descontos médios por categoria ficaram com livros, eBooks e eReaders; eletrodomésticos; informática; câmeras, filmadoras e drones; eletrônicos, áudio e vídeo; relógios e jóias; e smartphones.
O e-commerce Francisca Jóias, especializado em semijoias e acessórios contemporâneos, se prepara para ampliar o faturamento em relação ao evento do ano passado. Para facilitar o acesso à loja virtual durante a Black Friday, a empresa colocou no ar um novo site mobile, de navegação muito simples mesmo para quem não possui tanta intimidade com o ambiente digital. “É um novo site em que é possível navegar sem dificuldades. Temos também um sistema de trocas onde a própria cliente faz tudo sozinha sem precisar falar com terceiros. Leveza, clareza e agilidade foram os principais tópicos que inspiraram as funcionalidades do novo site da Francisca”, relata Sabrina Nunes, diretora da empresa.
Promoções o mês inteiro
Como já é hábito nas edições da Black Friday, diversos lojistas já iniciam as promoções antes mesmo da data oficial. Além de atrair mais compradores, a estratégia também busca pulverizar as compras e os pedidos, facilitando a logística de envio.
Ficar de olho na variação de preços dos produtos desejados é uma das principais formas de garantir preços baixos e aproveitar as promoções o mês inteiro – já aproveitando a ocasião inclusive para adiantar parte das compras de Natal.
Garantir uma boa experiência de compra durante o evento pode trazer benefícios para os lojistas e aumentar o número de clientes que voltarão a fazer compras em outros momentos do ano além da Black Friday, seja no varejo físico, seja no ambiente virtual. “O mais importante nesse momento é se preparar para a data. Garantir uma plataforma com boa estabilidade, facilidade na navegação, qualidade na entrega etc.”, menciona o CEO da consultoria Dr. e-commerce, Thiago Sarraf.
Cuidados com as compras protegem o consumidor
Importante o consumidor redobrar o cuidado com as compras nesse período, evitando assim cair em golpes e ter prejuízos “O cliente precisa pesquisar bem as lojas em que pretende comprar e, principalmente, o preço dos produtos. Por isso, buscar referências da loja na internet e experiências reais de pessoas que compraram fazem toda diferença. Isso minimiza muito o risco de fraude, não recebimento do produto adquirido e outros problemas que infelizmente acontecem durante a data.”, finaliza o empresário e sócio da Dassi Boutique, Danilo Costa.
Sobre a Francisca Joias Contemporâneas
A Francisca Joias é o maior e-commerce de semijoias do Brasil, com cerca de 4 mil peças à venda e com faturamento de R$ 6 milhões. A empresa nasceu do desafio de levar produtos de qualidade com preço acessível e serviços personalizados para mulheres que buscam uma loja virtual diferenciada desde produtos até atendimento. A marca inovadora que comercializa acessórios online é especializada em brincos, anéis, pulseiras e colares, com design arrojado. A Francisca Joias segue as principais tendências da moda. O objetivo da marca é encantar e deixar as mulheres não só mais bonitas, mas acima de tudo felizes!
Sobre Tiago DocLuz
Com 20 anos de experiência, Tiago DocLuz, CEO da DocLuz Consultoria, foi Head de Digital e E-commerce da Shoulder/Popup Store, sócio da VTEX, sócio co-fundador da Infracommerce, CEO da underDOGS, VP da Wunderman, Diretor de Mídia da DM9DDB, Diretor de Mídia da Mídia Digital (atual Mirum), Trafficker Manager da RealMedia, Flashman da TV1.com e Atendente de Restaurante no McDonalds (seu primeiro emprego aos 14 anos). Ganhador do Prêmio E-commerce Brasil na categoria: Experiência do Cliente.
Sobre Dr.e-commerce
Criada em 2013 pelo empreendedor Thiago Sarraf, a Dr. e-commerce é uma consultoria que ajuda a traçar estratégias de curto, médio e longo prazo para e-commerces pequenos, médios e grandes. Sem restrição de nichos. Por meio de um bom planejamento através da consultoria é possível diminuir custos e economizar mais de 100 mil reais por mês de acordo com o porte da loja virtual.
Sobre a Dassi Boutique
A Dassi, fundada em 2011, é uma marca que nasceu com o propósito de proporcionar às mulheres roupas com qualidade e valor acessível. As peças são focadas no público feminino e trazem todo o conceito de moda e tendência. Atualmente, a empresa possui o e-commerce e duas lojas físicas, com faturamento em torno de R$ 10 mi.
Por Daniella Pimenta
Imagem: Divulgação