Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • Expoara decide adiar a Movelpar 2021, nova data será anunciada nos próximos 30 dias

  • Busca do consumidor por crédito fecha 2020 com a primeira queda em seis anos, revela Serasa Experian

  • Cinco lições de 2020 para o varejo apostar em 2021

  • Magalu adquire plataforma de logística e impulsiona operação “last mile”

  • Novos parceiros aderem à campanha do Serasa Limpa Nome e beneficiam mais 9 milhões de brasileiros

Artigos de OpiniãoTecnologia
Home›Artigos de Opinião›AS IMPLICAÇÕES COMPORTAMENTAIS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

AS IMPLICAÇÕES COMPORTAMENTAIS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

By Varejo Brasil
3 de abril de 2017
3006
0
Share:

 

A era digital promete uma mudança significativa na forma de se relacionar, principalmente no que se diz respeito às formas de consumo. O processamento quase ilimitado da computação quântica e algoritmos complexos  resolvem problemas difíceis em várias áreas enquanto, por outro lado, se busca um pouco mais de humanização nas relações, ainda que realizadas de maneira virtual. O ser humano e o mundo se reinventam a cada dia e com tantas e contínuas mudanças, as empresas estão tendo a necessidade e a oportunidade de definir seu lugar nessa constante evolução da sociedade.

 

A transformação digital é absolutamente necessária para as empresas que queiram se perpetuar com lugar de destaque no mercado, não importando seu porte.Mas essa mudança representa a transformação do negócio de ponta a ponta e afeta toda a organização, já que as empresas devem ter uma clara dimensão de onde querem chegar e como essas mudanças impactarão todo o negócio, tendo a consciência de que existe algum risco, já que modelos que funcionavam há anos,provavelmente cairão pelo chão. O lado positivo é que, se existem riscos, existem oportunidades ainda maiores.

 

Implementar tecnologias adequadas, encontrar novos talentos e definir estratégias, entre outras, é uma tarefa complexa, mas factível. O mais difícil nesse processo todo, ou melhor, nessa nova maneira de se preparar para o futuro, é a transformação cultural em empresas que têm um legado de longas datas e raízes culturais muito fortes, sendo que, muitas vezes, a resistência começa pela própria liderança, o que dificulta muito implementações estratégicas que prepararão a empresa para o mundo digital.

 

Essas implementações implicam em uma série de mudanças bastante significativas que precisam permear toda a organização, demandando desde pequenas atitudes a grandes ações. Algumas são gradativas, mas evoluem para um objetivo final, que se torna cada vez mais claro ao longo do tempo e em cada fase do processo. O importante é trabalhar em iniciativas coordenadas dentro das unidades organizacionais, pensando holisticamente sobre como cada parte da operação pode impactar positivamente o cliente. Às vezes, isso é feito por meio de ações como aquisições, investimentos, parcerias ou outras atividades externas. Outras vezes, por meio de decisões internas, como o ajuste dos perfis dos profissionais ou o posicionamento da empresa perante seus clientes. Isso certamente abala a zona de conforto de muitos, mas o mundo não teria evoluído se pessoas não tivessem ousado a romper esta zona.

 

Para que estas mudanças atinjam os resultados planejados e esperados, as empresas têm de se comprometer com um modelo operativo de próxima geração. Este modelo é uma nova forma de gerir a organização que combina tecnologias digitais e capacidades de operações de forma integrada e bem sequenciada para obter melhorias na receita, na experiência do cliente e no custo.

 

Um dos maiores erros das corporações entretanto, é cair na armadilha de simplesmente tentar melhorar os processos existentes. Em vez disso, devem se concentrar em otimizar a experiência do cliente, que muitas vezes, revela oportunidades para simplificar e agilizar processos,criando ainda maior valor para a empresa. Nessa etapa, conceitos de economia comportamental são de extrema valia para a idealização e redesenho do processo de maneiras bem criativas.

 

Volto a ressaltar que o elemento mais importante de qualquer transformação, é a liderança. Embora muitos aspectos da transformação digital possam ser parte de um movimento de base dentro da organização, ele vai, em última instância, exigir uma visão de gestão inspiradora e com visão de futuro. Os líderes devem repensar papéis tradicionais e responsabilidades para garantir abordagens centradas no consumidor.

 

Da mesma maneira, os indicadores de desempenho atuais concentram não somente a mensuração de informações sobre rentabilidade e transações, mas também o grau de resiliência de pessoas para lidar com as mudanças significativas. Por essa razão, o papel do consultor na transformação digital é de extrema importância, pois é bastante diferente e bem mais complexado que o modelo tradicional e exige uma visão macro, sem envolvimento emocional com o negócio. Um dos grandes desafios, que acredito que as empresas enfrentem hoje, é justamente reconhecer a necessidade, confiar nas mudanças, apostar no resultado e incentivar a transformação.

 

Em última análise, as organizações precisam se reavaliar constantemente e rápidas para se adaptar aos novos cenários, questionando a razão de sua existência, os processos, as equipes, a forma de trabalhar, a maneira de se comunicar com o mercado e, sobretudo, o relacionamento com o consumidor.

 

* Fabrizzio Topper é especialista em planejamento estratégico ebusiness e branding omnichannel, professor da ComSchool e fundador da empresa Topper Minds.

 

Por Vera Moreira Comunicação

 

Tagscomérciodigitaislojastecnologiasvarejovendas
Previous Article

3 perguntas para identificar se o seu ...

Next Article

Showroom do Nordeste começa hoje e deve ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Related articles More from author

  • Empresas

    Cinco falhas que as instituições cometem na proteção contra incêndios

    22 de abril de 2019
    By Varejo Brasil
  • EconomiaNegócios

    Vendas no Dia dos Namorados sobem 2,2%, segundo Boa Vista SCPC

    14 de junho de 2018
    By Varejo Brasil
  • E-commerceNegócios

    Resultados Dia dos Pais: E-commerce no Rio Grande do Sul registra aumento de 30,3% nas vendas

    16 de agosto de 2019
    By Varejo Brasil
  • Feiras e EventosIndústria Moveleira

    Visitação qualificada é ponto alto da Movelpar

    20 de fevereiro de 2019
    By Varejo Brasil
  • EmpresasInvestimentos

    Empresários planejam investir mais em 2019, constata Boa Vista SCPC

    6 de dezembro de 2018
    By Varejo Brasil
  • EmpresasLojistasNegócios

    Parceiro Magalu ganha mais uma oportunidade e poderá vender consórcio

    15 de setembro de 2020
    By Varejo Brasil

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018
Este site usa cookies para melhorar sua experiência e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.

SAVE & ACCEPT