Artigo: Vendendo pelo e-commerce, treinar sua equipe é necessário
*Por Fábio Oliveira
Se 2020 foi o ano do boom para o e-commerce, 2021 é o ano do amadurecimento. Vender pela internet deixa de ser um “estepe” para um momento de incerteza e passa a ter o mesmo peso do varejo físico. Cada um com os seus desafios. Para garantir que seu e-commerce não caia no esquecimento da imensidão da internet e continue a faturar no mundo pós-pandemia, serão necessários investimentos tecnológicos e humanos.
Apostar em tecnologia até parece óbvio quando estamos falando de algo que acontece na nuvem. Por outro lado, o aproveitamento humano continua sendo primordial, afinal o consumidor é ávido por uma experiência eficiente nas plataformas virtuais, mas ainda depende muito do contato com pessoas para se sentir conectado com a sua compra. E é aí que entra a importância do vendedor.
Diferente do varejo presencial, na internet o lojista tem um papel menos ativo, mas mais assertivo. Ter uma equipe preparada para atuar de forma online é um fator decisivo para o sucesso de um negócio. Não basta ter conhecimento do produto ou serviço, nem é suficiente a experiência prévia com venda física. O empreendedor precisa investir na capacitação do time de vendas remota. Dar insumos e conhecimento sobre o mundo digital, os consumidores, dados de conversão, processos tecnológicos, entre outras milhares de especificidades.
————————————————————————————————————————————————————
VEJA: CONHECIDO’ PELO PÚBLICO, PIX É VISTO POR MAIORIA COMO SUBSTITUTO DO BOLETO
————————————————————————————————————————————————————
Do outro lado da tela, o comerciante precisa vender, aconselhar, ensinar e auxiliar. Sem o preparo devido para cada passo, o papel do vendedor deixa de ser eficiente e a consequência pode ser irreversível para o e-commerce. O que fica claro é que apesar de vivermos um mundo cada vez mais tecnológico e dependente da inteligência artificial, o fator humano ainda tem mais peso quando falamos de processos B2C.
Comercializar pela internet é, sem dúvidas, uma forma de evolução da profissão de vendedor e precisa ser entendida como tal. Com qualquer mudança sempre vem a necessidade do aprendizado e é função do empreendedor enxergar isso, proporcionando para a sua equipe uma capacitação de qualidade para só depois vislumbrar os resultados que a internet tem potencial para entregar.
*Fábio Oliveira é CEO da Sales Farm, primeira plataforma que terceiriza a força de vendas por meio de um software e tem como objetivo conectar empreendedores a vendedores
Por Gabriela Calencautcy | PiaR Comunicação
Imagem: Divulgação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected] ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.