Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • Cinco lições de 2020 para o varejo apostar em 2021

  • Magalu adquire plataforma de logística e impulsiona operação “last mile”

  • Novos parceiros aderem à campanha do Serasa Limpa Nome e beneficiam mais 9 milhões de brasileiros

  • Governo brasileiro permite uso de imóvel financiado como garantia de novo crédito

  • Desafio da reabertura em SP é convencer consumidor a gastar

Artigos de OpiniãoE-commerceVarejo
Home›Artigos de Opinião›Artigo de Fabio Mestriner: Embalagens do e-commerce devem iniciar uma nova venda

Artigo de Fabio Mestriner: Embalagens do e-commerce devem iniciar uma nova venda

By Varejo Brasil
9 de agosto de 2019
648
0
Share:

Fábio Mestriner*

Há mais de dez anos, venho estudando um tema que chamei de “a nova fronteira da embalagem”, que se abriu com a crescente difusão da internet e posteriormente do e-commerce.

A conexão da embalagem com a web vem permitindo que o contato da empresa e de seus produtos com seu público-alvo se estenda e se aprofunde. Ela ganha status de uma grande plataforma para conectar o consumidor ao site e às redes sociais. Mas, afinal, por que isso acontece?

Porque está cada vez mais difícil encontrar os pontos de conexão com os consumidores. Existem hoje centenas de canais de TV, milhões de sites interessantes, YouTube, Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e tantos outros, sem contar as músicas, filmes, games e aplicativos de todas as naturezas que disputam vorazmente a atenção e a preferência das pessoas hiperconectadas. Vivemos numa sociedade que conecta tudo e cada vez lidamos com mais conexões.

Esse cenário complexo e desafiador levou profissionais de marketing a perceberem que uma das formas mais precisas e eficientes de se conectar com os usuários de seus produtos é por meio da embalagem. Quando ela traz um convite para acessar suas redes, grande parte dos consumidores o faz.

A definição precisa do público-alvo facilitam esse trabalho e as embalagens passaram ser o meio para as mensagens de conexão, e as torna possível, mais que isso, convidativa. Isso acontece primeiro nos produtos de marca e, posteriormente, nas embalagens de delivery do e-commerce.

A primeira vez que comprei um produto na Amazon, fiquei decepcionado com a embalagem que chegou em minha casa (imagem à esquerda). Com o passar do tempo, percebi uma crescente evolução no visual das embalagens. Até mesmo ações de interação com as crianças por meio de “embalagens que se transformam em brinquedos” foram registradas.

Recentemente, uma grande mudança chamou minha atenção: a integração da plataforma de filmes Amazon Prime com o e-commerce da empresa. Numa ação conjunta, a empresa usa a embalagem como suporte de divulgação de uma nova série, que recebeu apoio de comunicação nas embalagens do e-commerce da Amazon.

A pessoa que recebeu a embalagem com o anúncio da nova série (imagem à direita) havia comprado um suplemento vitamínico. A embalagem veio acompanhada de uma descrição entusiasmada sobre a inteligência e o inusitado da série. Funcionou, pois a consumidora não conhecia a série e só passou a seguí-la graças ao anúncio que transportou as suas vitaminas.

A embalagem é uma poderosa ferramenta de marketing, veículo de comunicação e elo de conexão com a internet que não pode mais ser utilizada apenas para “carregar” o produto. Ela precisa ser utilizada para dar início a uma nova venda, para promover outros produtos da empresa, fortalecer a ligação da marca com seu público e muito mais.

De sua parte, as gráficas precisam alertar seus clientes do e-commerce que ainda não estão explorando todo o potencial que a embalagem pode oferecer. Existe uma grande oportunidade que não para de crescer, pois os números do e-commerce não deixam dúvida que essa forma de comércio está numa evolução acelerada, e esse crescimento pode ser turbinado ainda mais com embalagens ativas, propositivas, surpreendentes e visualmente estimulantes.

*Fábio Mestriner é consultor da Ibema Papelcartão. Designer, professor do curso de pós-graduação em Engenharia de Embalagem do IMT Mauá e autor dos livros Design de Embalagem – Curso Avançado, Gestão Estratégica de Embalagem e Inovação na Embalagem – Método Prático.

Sobre a Ibema: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 140 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 800 colaboradores, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês:www.ibema.com.br.

 

 

 

 

Por Helena Carnieri

Imagem: Divulgação

TagsArtigos de opiniãoCOMPRASe-commerceempresasvarejo
Previous Article

Showroom Yes Joinville: sucesso de público e ...

Next Article

Aktie Now participa do Zendesk showcase ao ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Related articles More from author

  • Feiras e EventosIndústria Moveleira

    Otimismo marca lançamento da Mercomóveis 2019

    5 de abril de 2019
    By Varejo Brasil
  • EconomiaVarejo

    Vendas do varejo de material de construção ficam estáveis em fevereiro

    2 de março de 2018
    By Varejo Brasil
  • Empresas

    Mastercard assina a primeira parceria global com League of Legends®, a maior plataforma de esporte eletrônico do mundo

    21 de setembro de 2018
    By Varejo Brasil
  • NegóciosVarejo

    Vendas no varejo de artigos para casa e decoração cresceram 16,3% em 2018, apontam ABCasa e IEMI

    14 de fevereiro de 2020
    By Varejo Brasil
  • EconomiaEmpresas

    Confiança dos pequenos negócios na economia do país apresenta queda

    12 de abril de 2019
    By Varejo Brasil
  • E-commerceNegócios

    5 dicas para o seu e-commerce vender mais no Natal

    9 de dezembro de 2019
    By Varejo Brasil

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018