Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • Cinco lições de 2020 para o varejo apostar em 2021

  • Magalu adquire plataforma de logística e impulsiona operação “last mile”

  • Novos parceiros aderem à campanha do Serasa Limpa Nome e beneficiam mais 9 milhões de brasileiros

  • Governo brasileiro permite uso de imóvel financiado como garantia de novo crédito

  • Desafio da reabertura em SP é convencer consumidor a gastar

Artigos de OpiniãoNegócios
Home›Artigos de Opinião›Artigo: 5 pontos de atenção ao contratar após a pandemia

Artigo: 5 pontos de atenção ao contratar após a pandemia

By Varejo Brasil
20 de outubro de 2020
101
0
Share:

Quando a pandemia começou havia duas grandes preocupações para os gestores: lidar com demissões e proteger os colaboradores dos riscos de contaminação.

Foram 1,5 milhão de trabalhadores formais demitidos em março e abril deste ano, segundo reportagem da Folha. Uma outra pesquisa realizada pelo Google em parceria com a MindMiners mostra que 56% dos brasileiros tiveram queda de renda durante a pandemia. Nós inclusive escrevemos um post sobre os efeitos da pandemia nas emoções e como as empresas podem lidar com isso.

—————————————————————————————————————————————————————

VEJA: MULTILASER ANUNCIA TELA SMART 4K EM SEU PORTFÓLIO

—————————————————————————————————————————————————————

Por conta disso, muitos estão precisando encontrar apoio emocional para seguir em frente. Para quem continuou empregado, surge o desafio de realinhar propósitos e encontrar novas formas de manter a motivação. Para quem, infelizmente, foi desligado, sobrou a dura missão de ter que lidar com sentimentos como raiva e frustração. Ao mesmo tempo foi preciso reunir forças para tentar se recolocar em um mercado totalmente abatido pela crise.

Em ambos os casos, o cenário era de “terra arrasada” e a partir de agora a maioria das empresas está se reerguendo aos poucos, em um processo de reestruturação que poderá demorar meses (ou até anos).

A boa notícia é saber que, muito provavelmente, o pior já passou. Semana a semana, estamos observando pequenas melhoras na economia: os índices apontam que o PIB de julho e agosto já aponta para a retomada. E já existe, inclusive uma portaria do governo que permite fazer a recontratação de ex-colaboradores.

Diante da possibilidade de recuperar as atividades de trabalho, muitos já pensam em recontratar. Mas afinal, como fazer isso neste novo (e incerto) mercado de trabalho?

Ao pensar em retomar as posições de trabalho perdidas, o primeiro item da lista certamente será avaliar a possibilidade de recontratar um ex-colaborador. Vale pensar, é claro, no contexto no qual a demissão foi realizada e quais as expectativas tanto da empresa quanto do ex-colaborador em relação a uma possível volta. A principal vantagem é poder encurtar o tempo do processo seletivo e economizar recursos de contratação, já que, provavelmente não serão necessários executar avaliações técnicas ou entrevistas. O pessoal da Gupy, uma empresa de tecnologia em contratação, tem um passo a passo completo sobre recontratação de ex-colaboradores, indico a leitura aqui.

Pensando no contexto do estresse emocional vivido durante a pandemia, uma outra dica é criar um novo treinamento de onboarding que possa incluir temas como prevenção contra o absenteísmo e o burnout, por exemplo. Aí já entramos na terceira dica que é promover encontros individuais e a nível de gestão com o objetivo específico de falar sobre sentimentos, ressentimentos e novas expectativas. Este momento é uma oportunidade para que todos encontrem formas criativas de trabalhar presencial ou remotamente e possam ir restabelecendo a confiança em si mesmos e na própria empresa.

Além disso, existe uma grande chance de promover uma mudança estrutural nestas equipes. Por isso a quarta dica é exatamente aproveitar a recontratação ou a chegada de novos colaboradores para redesenhar o propósito da empresa para que fique alinhado ao “novo normal”. Quais foram as mudanças impostas pela pandemia à sua empresa? O que vocês aprenderam com elas? Como vocês poderão usar essas mudanças de forma estratégica no mercado onde atuam? Aqui vai ser uma ótima chance de criar grupos colaborativos para co-criarem a empresa que vocês desejam para os próximos meses.

A quinta e última dica é: aproveite o período de recontratação para fortalecer a Comunicação Não-Violenta na sua empresa. Todos os líderes e colaboradores precisam readequar a forma como interagem entre si, pois daqui para frente, precisaremos nos apoiar uns aos outros se quisermos sobreviver enquanto marca. Se necessário, aplique um treinamento específico sobre CNV na sua empresa e inclua este item como essencial nas pesquisas de avaliação de líderes ou de desempenho. Aos poucos a cultura da Comunicação Não-Violenta vai impactar a rotina das reuniões, dos encontros e das conversas no chat ou e-mail gerando um ciclo positivo de gentileza que gera gentileza.

Acima de tudo, esteja preparado para ouvir, ouvir e ouvir durante a recontratação. Longe de ser um processo fácil, este será um dos momentos mais complexos que a sua empresa poderá viver. Mas, a boa notícia é que as cicatrizes estão se fechando e dando lugar a um suspiro de esperança. Se você precisa de ajuda durante esta jornada, saiba que nós, da House of Feelings estamos disponíveis para apoiar sua equipe em cada etapa da retomada. Desejamos boa sorte e que comece o ‘novo normal’!

*por Virginia Planet, sócia-fundadora da House of Feelings – primeira escola de sentimentos do mundo – www.houseoffeelings.com

 

 

 

 

Enviado por Natália Merssalina

Imagem: Divulgação

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no [email protected] ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

TagsArtigos de opiniãocontrataçãomercadopandemiatrabalho
Previous Article

Multilaser anuncia Tela Smart 4K em seu ...

Next Article

Transações de comércio eletrônico devem atingir níveis ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Related articles More from author

  • Lançamentos

    Sucesso: Trigg lança cartão de crédito do Coringa

    20 de setembro de 2019
    By Varejo Brasil
  • Artigos de OpiniãoEconomia

    Coronavírus motiva famílias a buscarem imóveis fora dos grandes centros

    23 de março de 2020
    By Varejo Brasil
  • LançamentosTecnologia

    Huawei lança nova geração de armazenamento inteligente

    27 de agosto de 2019
    By Varejo Brasil
  • DestaqueEmpresas

    Vivo conquista Prêmio POPAI Brasil 2017

    9 de agosto de 2017
    By Varejo Brasil
  • Economia

    Mercado imobiliário goiano retoma os lançamentos

    4 de agosto de 2020
    By Varejo Brasil
  • Feiras e EventosIndústria MoveleiraNegócios

    Primeira feira virtual de móveis, eletros e colchões do Brasil começa segunda-feira (21)

    21 de setembro de 2020
    By Varejo Brasil

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018