API é capaz de impulsionar ainda mais o e-commerce
Especialista indica tecnologia como uma forma de otimizar o gerenciamento de dados, aumentar oportunidades de negócio e automatizar o atendimento
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com o Movimento Compre&Confie, identificou que o e-commerce teve um aumento de 56,8% nos meses de janeiro a agosto de 2020 em relação ao mesmo período de 2019. Para este ano, a expectativa da Ebit|Nielsen é que o setor cresça 26%, atingindo um faturamento de R﹩ 110 bilhões. Neste contexto, tecnologias como Application Programming Interface (API) auxiliam as lojas virtuais a otimizarem a performance.
“Quando enviamos mensagens, chamamos o Uber, compramos online ou lemos notícias no celular, estamos entrando em contato com APIs sem nem perceber. Na prática, a tecnologia permite integrar diversos sistemas, a fim de padronizar a comunicação entre eles, o que cria infinitas possibilidades para as empresas em termos de automação e compartilhamento de dados”, afirma Luana Ribeiro, CEO da DevApi, startup de integração de sistemas.
Para auxiliar o e-commerce a impulsionar os negócios por meio da tecnologia, a executiva lista os principais benefícios do API. Confira:
Gerenciamento de Dados
Uma das operações mais morosas de um e-commerce é o gerenciamento de dados para atividades como envio dos produtos, trocas, cancelamentos de pedidos, formas de pagamento, atualização do status das mercadorias e emissão digital de NF-e. A partir do uso de API, é possível integrar os sistemas de gestão, expedição e plataforma da loja, com a proposta de garantir uma assertividade em todos esses processos.
Aumento de oportunidades de negócio
A tecnologia é flexível. Portanto, possibilita que as lojas integrem dados a qualquer momento e com diferentes finalidades, inclusive, para oferecer uma nova solução para o mercado.
Automatização do atendimento
O atendimento é a área que as empresas podem esclarecer dúvidas, receber pedidos, prestar suporte e orientar os clientes. Desta maneira, é um serviço que agrega valor para a loja digital e pode, ou não, promover a marca no mercado. Aqui, as integrações com o API são capazes de diminuir as chances de erro e agilizar os processos sem perder a qualidade.
Para mais informações sobre a tecnologia, acesse: DevApi
Sobre a DevApi
Fundada em 2020, por Luana Ribeiro, Leandro Pasklan e William Hoffmann, a DevApi é uma startup de Maringá (PR), que nasceu com a missão de integrar sistemas, aplicações e bancos de dados, além de automatizar processos comerciais e industriais. Atualmente, a marca apresenta em seu portfólio os serviços de iPaaS e API Management, os quais são capazes de gerar fluxos de integrações até 10 vezes mais rápido. Entre os clientes que investem nas soluções da empresa estão Mr. Cat, Delivery Center, Solar 21 e Recuperi.
Por Mayra Ribeiro
Imagem: Ilustração
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected] ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.