Ações de marketing que geram incremento em 20% de venda nos PDVs
Melhorar o posicionamento da marca e sua linha de produtos é um desejo constante de indústrias e distribuidoras, influenciando diretamente o desempenho do varejo. No entanto, esse anseio só costuma tornar-se realidade acompanhado por estratégias bem definidas, entre ações de marketing e logística de distribuição desses itens. Segundo pesquisa da consultoria ToolBox, a indústria de bens e serviços cresceu 1,6%, enquanto as empresas do setor que utilizam Trade Marketing cresceram 15%. Ou seja, ações de marketing são fundamentais para o mercado do varejo retomar seu crescimento.
Conhecer o atual cenário e suas transformações facilita uma melhor compreensão, porém, algumas estratégias como fazer um planejamento detalhado, alinhar as necessidades dos distribuidores com os objetivos, reunir a equipe para promover ideias e melhorias, além de utilizar ferramentas tecnológicas e monitorar ações de trade marketing também são fundamentais neste quesito.
Para o planejamento eficaz é necessário analisar a concorrência, comportamento do consumidor e identificar seus desejos. Neste contexto, as ações de trade marketing, voltadas ao Ponto de Venda (PDV), auxiliam diretamente pelo consumo e aumento nas vendas.
Estratégias como melhor posicionamento do PDV, degustação ou distribuição de amostras do produtos são de grande importância. Porém, além destas estratégias, a tecnologia é indispensável para otimizar os serviços, alcançar os objetivos e ampliar o desempenho. No mercado atual existem softwares que além de coletas simultâneas de informações e integração com promotores, supervisores e diretores, permitem evitar rupturas ou até mesmo excesso de estoques, seguir cronograma afinco e direcionar o objetivo passo a passo. Ações como essa geram incremento de até 20% nas vendas diretas dos PDVs, proporcionando um alto desempenho entre o varejo e a marca trabalhada.
Por Por Vladmir Lima
Vladmir Lima, é um grande estudioso das áreas de marketing e trade marketing direcionados ao varejo e conta com a experiência de 20 anos como presidente da Compart, empresa especializada em trade marketing, soluções tecnológicas para gestão de projetos e pontos de venda no varejo brasileiro.