Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • Busca do consumidor por crédito fecha 2020 com a primeira queda em seis anos, revela Serasa Experian

  • Cinco lições de 2020 para o varejo apostar em 2021

  • Magalu adquire plataforma de logística e impulsiona operação “last mile”

  • Novos parceiros aderem à campanha do Serasa Limpa Nome e beneficiam mais 9 milhões de brasileiros

  • Governo brasileiro permite uso de imóvel financiado como garantia de novo crédito

NegóciosVarejo
Home›Negócios›A vez do marketplace

A vez do marketplace

By Varejo Brasil
16 de outubro de 2018
914
0
Share:

Modelo de negócio reúne diferentes marcas em um único espaço e facilita a busca por melhores produtos e preços

Conectar clientes e varejistas de forma direta, aproveitar o alto fluxo de grandes e-commerces, conseguir valores mais acessíveis e margem de lucro maior, com ganhos que se estendem aos consumidores, lojistas e operadores – essa é a proposta do marketplace –, inovadora ferramenta para comércio eletrônico.

Mas, por que apostar nesta plataforma que funciona como uma espécie de shopping center virtual? Enquanto no e-commerce as operações de compra e venda são centralizadas, isto é, sai do fornecedor, passa pelo varejista e chega ao cliente, no marketplace o estoque é descentralizado – o produto sai do seller (vendedor) e vai direto para o consumidor. “Quanto mais ‘força’ e itens de mercadoria a plataforma possuir, maior será a atração de clientes. E, ainda, o seller só paga pelo que for vendido”, diz o Director of Business Unit Technology da FH, Sandro Stanczyk.

E como impulsionar as vendas por meio deste modelo de negócio? A FH, empresa de tecnologia especializada em processos de negócios e software, faz a implementação do SAP C/4HANA (anteriormente SAP Hybris), que por conta de sua estrutura pode operar como um marketplace. “A solução possibilita a criação de catálogos; cria perfis; fluxo de aprovação e sincronização dos mesmos; diversos centros de distribuição; opção de estoque disponível; seleção de estoque; cálculo de frete, que permite aos clientes comprarem produtos de diversos sellers ao mesmo tempo, pois a plataforma divide o carrinho e o pedido; motor de promoções configurável, com regras de frete para cada seller; gestão de cupons e muito mais”, completa.

Além de adquirir a tecnologia, é essencial contar com um suporte de operação para a solução de questões sobre entrega, trocas e devoluções. O papel do seller também é fundamental, vai desde as estratégias de venda, qualidade de produção, posicionamento de produtos até as promoções, entre outras responsabilidades. “O importante é oferecer ao consumidor final a melhor experiência de compra”, reforça Stanczyk.

Este modelo de comércio eletrônico vem se popularizando e, além do segmento B2C, é uma aposta para quem atua no mercado B2B. “Ele possibilita a redução de estoque; a padronização de produtos; o aumento da quantidade de oferta; a segurança de contar com indicadores transacionais e dados sobre os fornecedores; sem contar que o cliente consegue ver todas as opções de compra, organizadas por categorias; entre tantas outras vantagens”, cita o Director of Business Unit Technology da FH.

Mais do que isso, ao optar por esse modelo de negócio, além do baixo investimento, ainda é possível aumentar as vendas; obter um rápido go-to-market e diminuir o custo por operação. Outro ponto positivo é que estudos de mercado auxiliam os varejistas nas vendas e garantem um elevado número de visitantes na plataforma. Quanto à arquitetura, segundo explica Stanczyk, o marketplace oferece catálogo inteligente, SEO, recomendação, SAC, gestão de seller, entre outras funcionalidades.

De acordo com informações divulgadas pela Ebit, em 2017, as vendas por meio do marketplace somaram R$ 73,4 bilhões. Entre os exemplos de marketplaces estão: Americanas, Mercado Livre, Shoptime, Dafiti, Extra, entre outros.

Atenção às políticas para o comércio eletrônico

Vale um alerta em relação à nova regulamentação do Banco Central: a partir de 28 de setembro, haverá alterações nas políticas para o comércio eletrônico – a retenção e splits financeiros passarão a ser realizados pelos gateways de pagamento; os sellers deverão emitir NFe no valor total para o cliente final. Além disso, não existirão mais retenções, o marketplace poderá restringir a divulgação, multar e até cancelar o contrato com o seller. “Por isso, uma solução como o SAP C/4HANA é uma alternativa para os varejistas se adequarem às novas regras estipuladas pelo BACEN”, indica Stanczyk.

 

 

 

Por Karen Krinchev

Imagem: Divulgação

Tagsempresasmarketplacemercadonegociosvarejo
Previous Article

Abilumi lança campanha de orientação sobre os ...

Next Article

Sindmóveis prepara a Movelsul Brasil 2020

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Related articles More from author

  • Varejo

    CNDL/SPC Brasil: cresce para 21% o número de empresários do varejo e de serviços que planejam aderir à Black Friday; ...

    28 de outubro de 2019
    By Varejo Brasil
  • Feiras e EventosNegócios

    Websérie explica regras de repasses de cada marketplace

    19 de novembro de 2020
    By Varejo Brasil
  • LojistasNegóciosVarejo

    Lojistas recuperam quase R$ 14 milhões em vendas em novembro, segundo o F360°

    30 de dezembro de 2020
    By Varejo Brasil
  • EmpresasFeiras e EventosInternacional

    Tapetah leva brasilidade para feira na Polônia

    8 de outubro de 2018
    By Varejo Brasil
  • Feiras e EventosLojistas

    Marketplace & Black Friday: B2W oferece mais de 100 horas de treinamento a lojistas parceiros

    27 de novembro de 2019
    By Varejo Brasil
  • Artigos de OpiniãoEmpresasNegócios

    5 erros capitais que empresas cometem quando escalam as vendas

    28 de março de 2019
    By Varejo Brasil

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018
Este site usa cookies para melhorar sua experiência e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessário
Sempre Ativado

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Não necessário

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.