Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • Busca do consumidor por crédito fecha 2020 com a primeira queda em seis anos, revela Serasa Experian

  • Cinco lições de 2020 para o varejo apostar em 2021

  • Magalu adquire plataforma de logística e impulsiona operação “last mile”

  • Novos parceiros aderem à campanha do Serasa Limpa Nome e beneficiam mais 9 milhões de brasileiros

  • Governo brasileiro permite uso de imóvel financiado como garantia de novo crédito

Artigos de OpiniãoNegóciosVarejo
Home›Artigos de Opinião›A transformação digital chegou às PMEs – ainda bem

A transformação digital chegou às PMEs – ainda bem

By Varejo Brasil
22 de fevereiro de 2021
148
0
Share:

Por Bruno Rezende *

Transformação digital. Quando ouvimos ou lemos essa expressão, imediatamente pensamos nas grandes redes varejistas, nas indústrias e multinacionais. Afinal, são elas que têm condições financeiras de digitalizar processos mais rapidamente. Contudo, é um erro pensar assim. A pandemia de covid-19 mostrou a todos os empresários, grandes e pequenos, que a digitalização é mais do que diferencial; é questão de sobrevivência. Hoje as PMEs também estão se transformando digitalmente, permitindo que a economia brasileira como um todo dê um passo importante rumo ao futuro dos negócios.

Evidentemente isso não é feito do dia para a noite. Um levantamento do Sebrae indica que 43% dos pequenos empreendedores ainda realizam a gestão financeira em um caderno – outros 27% utilizam planilhas de Excel. Os dados deixam claro que, nesse mercado, o nível médio de maturidade em relação às ferramentas de TI ainda é baixo. Mesmo assim, o ritmo de transformação é impressionante. Primeiro pela necessidade, já que o longo ciclo de contração econômica que o Brasil enfrenta obriga as empresas a inovarem. Depois, a oferta cada vez maior de ferramentas de gestão de baixo custo ou até gratuitas.

Quem está à frente dessa transformação não são as grandes empresas de TI, mas sim as startups que desenvolveram e ofertam serviços para as PMEs. Elas não atuam com esse perfil de forma extraordinária e promocional por conta da pandemia, mas como estratégia central do modelo de negócio. A transformação digital veio para ficar e é importante lembrar que estamos apenas no início dessa revolução. Após a primeira onda com ferramentas voltadas a controle e gerenciamento, as pequenas e médias empresas estarão aptas a consumir e se beneficiar de ferramentas de inteligência de negócios, como as voltadas para previsão de demanda, otimização de preços, inteligência geográfica, entre outras. São as fronteiras tecnológicas que as grandes corporações estão explorando atualmente.

Até porque o Brasil possui um terreno fértil para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o universo dos pequenos negócios. As dificuldades de montar – e manter – uma empresa são gigantescas. Há grande complexidade tributária, altas taxas de juros cobradas ao tomador final e diversos problemas que tornam mais difícil a vida do empreendedor. Assim, a adoção de tecnologias tende a resultar rapidamente em redução de custos, melhor eficiência operacional, diminuição de riscos tributários, entre outros.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: VAREJISTA NOVO MUNDO REINAUGURA LOJA COM CONCEITO MULTICANAL NO MARANHÃO

————————————————————————————————————————————————————

Por isso, o principal gargalo atualmente não é mais financeiro. Os altos investimentos necessários para adquirir soluções tecnológicas assustavam antigamente, mas isso já está resolvido em certa medida, como citado. Agora a dificuldade é justamente cultural. É preciso inserir essas ferramentas na rotina do pequeno empreendedor. Ainda hoje muitos empresários não têm conhecimento sobre como e por que aplicar essas tecnologias em suas empresas. É preciso “evangelizar” o setor com apoio das grandes corporações, instituições, das próprias startups, entre outros atores.

A transformação digital, portanto, já começou e envolve não apenas os grandes, mas os pequenos empresários. Quem quiser se destacar e sobreviver no segmento em que atua precisa buscar apoio de soluções tecnológicas em seus processos. A não adoção dessas tecnologias resultará quase certamente em falência da empresa, cedo ou tarde. Não há motivos para ignorar essa realidade, uma vez que a adesão é cada vez mais simples e barata. O gap competitivo entre quem utiliza e quem continua no manual vai aumentar demais dentro das PMEs – até se tornar insustentável para quem resistir à transformação.

* Bruno Rezende é CEO da 4Intelligence, startup de soluções que apoiam a tomada de decisão por meio da análise de dados – e-mail: [email protected] 

Sobre a 4intelligence

A 4intelligence é uma startup que desenvolve soluções para suportar tomadas de decisões baseadas em análise de dados, através de algoritmos e inteligência artificial. A tecnologia possibilita a estruturação e customização de processos decisórios em larga escala, visando a que respostas mais acuradas sejam entregues no momento correto para as pessoas certas.

 

 

 

Por Ivonete Pascoal | NB Press

Imagem: Divulgação

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail [email protected] ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

TagsArtigos de opiniãoempresasnegociosstartupsvarejo
Previous Article

Varejista Novo Mundo reinaugura loja com conceito ...

Next Article

Máquina de Bordar EM9305: uma ótima opção ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Related articles More from author

  • EmpresasNegócios

    Pequenos e médios negócios terão mais dificuldades com a Lei de Proteção de Dados Pessoais, dizem especialistas

    2 de julho de 2019
    By Varejo Brasil
  • Feiras e Eventos

    Especialistas do mercado financeiro se reúnem em Curitiba

    6 de março de 2020
    By Varejo Brasil
  • EmpresasNegóciosVarejo

    Pela primeira vez na Black Friday, e-Boxes são adotados por Lojas Americanas/B2W, Aliansce Sonae e BR Malls para consumidor que ...

    24 de novembro de 2020
    By Varejo Brasil
  • Empresas

    Estudo Citrix: Somente 31,97% das empresas brasileiras permitem home office. Como as outras se adaptarão?

    23 de março de 2020
    By Varejo Brasil
  • Indústria Moveleira

    Redução na taxa de natalidade revela mudanças no perfil do consumidor e exige adequações da indústria moveleira

    28 de novembro de 2019
    By Varejo Brasil
  • Feiras e EventosIndústria MoveleiraNegócios

    Edição da MostraMóveis de 2019 terá 60 expositores

    20 de maio de 2019
    By Varejo Brasil

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018
Este site usa cookies para melhorar sua experiência e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessário
Sempre Ativado

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Não necessário

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.