Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • Expoara decide adiar a Movelpar 2021, nova data será anunciada nos próximos 30 dias

  • Busca do consumidor por crédito fecha 2020 com a primeira queda em seis anos, revela Serasa Experian

  • Cinco lições de 2020 para o varejo apostar em 2021

  • Magalu adquire plataforma de logística e impulsiona operação “last mile”

  • Novos parceiros aderem à campanha do Serasa Limpa Nome e beneficiam mais 9 milhões de brasileiros

Artigos de OpiniãoTecnologia
Home›Artigos de Opinião›A importância dos processos de aprendizagem nos chatbots

A importância dos processos de aprendizagem nos chatbots

By Varejo Brasil
9 de setembro de 2020
179
0
Share:

Por Eduardo Guerreiro

O chatbot é uma ferramenta que pode integrar processos de automação, Inteligência Artificial e machine learning. Cada vez mais empresas utilizam chatbots em alguma fase do seu processo de atendimento. Entretanto, uma boa solução de chatbot envolve muito mais do que a simples automatização de respostas.

As etapas principais dessa ferramenta são: setup e instalação, aprendizagem básica e ativação de operação, além de processo contínuo de aprendizagem e aperfeiçoamento. É necessário analisar, em primeiro lugar, a aplicabilidade da solução e definir em quais canais a solução atuará. Também é preciso definir o nível de interação do chatbot com o consumidor, pois isso determinará o grau de aprendizagem necessário utilizando técnicas e ferramentas de machine learning e IA. Outro ponto muito importante são as integrações que um chatbot pode ter com sistemas de retaguarda e de apoio, como CRMs, ERPs e até mesmo com as redes sociais de uma empresa.

Sem dúvida alguma, o nível de interação que um chatbot pode atingir é determinante de seu sucesso. Quanto mais próximo estiver da linguagem humana, quanto mais “preparado” para perguntas complexas e possibilidades de respostas efetivas, maior será sua efetividade e geração de resultados perceptivos. Esse nível é determinado pelas ferramentas e técnicas utilizadas e pelo tempo de experimentação e preparo. A complexidade se dá pelo aprendizado específico em relação a sua aplicabilidade: segmento de negócio, linguagem e semânticas. Quando se trata de interação humana, não existe uma fórmula ou receita pronta, mas sim a dosagem certa de aplicabilidade de cada área, dependendo do nível a ser atingido.

As aplicações mais comuns e largamente já em utilização são os chamados chats de websites, nos quais se tem uma gama de perguntas e respostas usualmente realizadas. No entanto, um bot pode ser utilizado em toda e qualquer área onde se tenha interação entre duas ou mais partes, não somente para compartilhamento, mas também para iniciar ou continuar processos subsequentes e predeterminados. Exemplos de uso nesses casos incluem iniciar automaticamente a abertura de chamado para a execução de ordem de manutenção específica numa rede de distribuição elétrica a partir de chamada/reclamação de falta de energia em determinado local, seja por e-mail, telefone ou até mesmo por redes sociais.

Tratar a utilização de chatbots como uma simples instalação de ferramentas tecnológicas sem ter um processo de análise, tratativa e evolução da plataforma é o maior erro a ser cometido na implementação dessa tecnologia. Sem manutenção e evolução contínua, a tendência é que as ferramentas entrem em ociosidade e, consequentemente, em desuso. É necessário ter em mente que uma ferramenta de chatbot tem um processo longo, que se inicia na sua instalação, ativação e utilização a partir de um nível aceitável de operabilidade, e continua com o aprendizado para aumentar exponencialmente sua efetividade de utilização.

É importante salientar que a tendência é a evolução contínua das plataformas cognitivas e análises comportamentais para a automatização de tomadas de decisão e processos subsequentes. As ferramentas e algoritmos de machine learning estão evoluindo a passos largos para que se tenha a interação automatizada cada vez mais próxima da interação entre pessoas, mas trazendo a essência humana para a equação. Esse é sem dúvida o maior desafio e seguramente onde se têm os maiores esforços de desenvolvimento e aperfeiçoamento.

Áreas médicas, por exemplo, demonstram atualmente grande potencial de desenvolvimento e aplicação. Nelas já é possível utilizar bots para atendimento não emergencial, direcionando pacientes para especialidades numa unidade de pronto-atendimento. Essa tecnologia pode chegar, em breve, ao nível de diagnóstico e a qualquer ação subsequente, tais como medicação, internação imediata, solicitação urgente de atendimento e amparo etc. Já existem desenvolvimentos e aplicações nessa linha em experimento controlado em alguns lugares do mundo.

Eduardo Guerreiro é head de Digital Business da Cognizant no Brasil.

Sobre a Cognizant

A Cognizant (NASDAQ-100: CTSH) é uma das empresas líderes mundiais em serviços profissionais que transporta os modelos de negócios, operacional e de tecnologia de seus clientes para a era digital. Nossa abordagem consultiva única, baseada em profundos conhecimentos das indústrias em que atuamos, auxilia clientes a visualizar, construir e administrar negócios cada vez mais inovadores e eficientes. Com sede nos Estados Unidos, a Cognizant ocupa a 194.ª colocação no ranking da Fortune 500 e é consistentemente listada entre as empresas mais admiradas do mundo. Veja como a Cognizant ajuda clientes a ser líderes no mundo digital em www.cognizant.com.br, ou siga-nos: @Cognizant.

 

 

 

Por Beatriz

Imagem: Ilustração

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824 ou entre em contato pelo (41) 3235.5015

TagsArtigos de opiniãochatbotsempresasinteligência ArtificialTECNOLOGIA
Previous Article

Tok&Stok lança aplicativo para facilitar contato pós-venda ...

Next Article

Braspag promove webinar em parceria com a ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Related articles More from author

  • Feiras e EventosNegócios

    Curitiba será sede do maior encontro da construção verde da América Latina

    17 de setembro de 2018
    By Varejo Brasil
  • EmpresasLançamentosTecnologia

    Empresa curitibana Nexcore lança nova solução Omnichannel

    14 de julho de 2019
    By Varejo Brasil
  • Empresas

    Empresas passam a repensar o uso de instalações físicas de trabalho para as equipes

    22 de junho de 2020
    By Varejo Brasil
  • EmpresasNegóciosVarejo

    Varejo: empresas do comércio não vão sobreviver sem auxílio

    15 de março de 2021
    By Varejo Brasil
  • TecnologiaVarejo

    Varejistas adotam novas tecnologias com pandemia do coronavírus

    21 de maio de 2020
    By Varejo Brasil
  • NegóciosTecnologia

    Tudo nasce a partir de um código

    16 de outubro de 2018
    By Varejo Brasil

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018
Este site usa cookies para melhorar sua experiência e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.

SAVE & ACCEPT