5 reflexões e resoluções de Ano Novo, por Orkut Buyukkokten
O início de ano é um bom momento para reflexões, resoluções e definição de novas metas. Orkut Buyukkokten que há treze anos fundou a maior rede social do mundo, o orkut.com, e agora está à frente do app hello, uma rede social que aproxima as pessoas por seus interesses, traz algumas reflexões sobre relacionamentos e o universo das mídias sociais:
- A grama do vizinho é sempre mais verde: diariamente somos bombardeados com fotos de amigos que participam de festas e coquetéis incríveis, selfies com celebridades e férias luxuosas. Também vemos casamentos fabulosos, carros e viagens maravilhosas, ou os aventureiros que estão em jornadas incríveis. Nossos amigos online aparentam uma vida perfeita e assim ficamos com a impressão de que não temos ou não somos o suficiente. Podemos sentir como se não estivéssemos ao nosso máximo potencial, que nossas vidas nunca serão tão glamorosas ou tão perfeitas como a vida “deles” – Por isso é preciso lembrar: a vida virtual é diferente da vida real.
- Autoestima baseada em interações sociais? o uso das mídias sociais tem desempenhado um papel inesperado no desenvolvimento humano, aumentando a sensação de solidão, a baixa autoestima, a imagem corporal negativa e o sentimento de não ser amado. Juntos, esses sentimentos podem trazer consequências negativas como depressão e ansiedade. Por que usar as redes para depreciar o que somos se podemos nos unir para quebrar padrões e compartilhar nossas paixões?
- Desconexões reais: estamos conectados a milhares de pessoas on-line, mas nem conhecemos os nomes dos nossos vizinhos. Quantas vezes não estamos sozinhos, aguardando alguém ou algo, e ao invés de conversar com quem está próximo, nos escondemos atrás de nossos smartfones? Todas as atualizações de status, tweets e posts que correm nos nossos feeds nos obrigam a assistir e a reagir às experiências dos outros em vez de vivermos as nossas próprias.
- Estratégias de relacionamentos online: constantemente sinto que estou jogando um jogo de xadrez e tenho que planejar meu próximo passo com as pessoas com quem converso. Passamos tanto tempo nos comunicando on-line e ainda não sabemos como conversar melhor. Não mostrar muito interesse, não responder de forma muito rápida, não se mostrar altamente interessado e outras regras regem os primeiros passos dos relacionamentos.
- Likes, comentários e compartilhamentos também causam solidão: realmente acredito que o maior problema que enfrentamos hoje é a solidão. Comecei a perceber que as conexões da vida real não vêm da quantidade de likes que recebemos, nem o número de amigos ou seguidores que temos online. Nossas melhores conexões são nossas comunidades, e elas provêm das conversas que temos e das experiências que compartilhamos no mundo real.
Eu acredito que a tecnologia pode tornar mais fácil estabelecer conexões reais, construir amizades e encontrar o amor verdadeiro, mas nossas práticas nas redes sociais atuais aliadas aos algoritmos nos deixaram sentindo mais solitários do que nunca. Todos nós merecemos interações melhores em 2018!
Orkut B.
Sobre a Hello Network
A Hello Network Inc. foi fundada pelo conhecido empreendedor social Orkut Buyukkokten (criador da rede orkut.com) e um pequeno grupo de ex-engenheiros do Google. Depois de testemunhar a evolução das redes sociais por dezesseis anos, Orkut se inspirou para reunir pessoas em torno de suas paixões comuns – uma visão que muda a forma de socializar. Com sede em San Francisco (CA) e um escritório em Mountain View (CA), a hello foi lançada em inglês no mês de junho de 2016, e no mês seguinte em português e francês. O download é gratuito na App Store e Google Play e está disponível a partir do iOS 8 e a partir do KitKat para Android.
Por Thamiris Rezende
Imagem: Divulgação