Varejo Brasil

Main Menu

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

logo

  • Home
  • Notícias
  • Midia Kit
  • LOJA VIRTUAL B2B

Login

Welcome! Login in to your account

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Lost your password?

Lost Password

Enter Captcha Here : *

Reload Image
Back to login
  • Busca do consumidor por crédito fecha 2020 com a primeira queda em seis anos, revela Serasa Experian

  • Cinco lições de 2020 para o varejo apostar em 2021

  • Magalu adquire plataforma de logística e impulsiona operação “last mile”

  • Novos parceiros aderem à campanha do Serasa Limpa Nome e beneficiam mais 9 milhões de brasileiros

  • Governo brasileiro permite uso de imóvel financiado como garantia de novo crédito

NegóciosVarejo
Home›Negócios›29 de novembro: o que esperar da Black Friday 2019 ?

29 de novembro: o que esperar da Black Friday 2019 ?

By Varejo Brasil
16 de outubro de 2019
1353
0
Share:

Em 2019, pela primeira vez, o número de compradores nas lojas físicas deverá se igualar ao do comércio eletrônico

No dia 29 de novembro, o brasileiro vai poder aproveitar mais uma vez uma das promoções mais aguardadas do ano: a Black Friday. Criada nos EUA para queimar o estoque das lojas depois do feriado de Ação de Graças, a data de descontos chegou por aqui em 2010 com foco na internet.

Desde então, a temporada de Black Friday é um dos principais eventos do e-commerce, impulsionando as vendas nos meses de novembro. Mas, este ano, o varejo em geral vai lidar com um cenário um pouco diferente.

Segundo um estudo do Google Brasil, em parceria com a Provokers, pela primeira vez as vendas em lojas físicas devem se igualar às compras feitas on-line, por isso o comércio deve ficar ainda mais atento às tendências dessa temporada. Vamos descobrir algumas delas:

Vendas multicanais

Quem estiver preparado para oferecer possibilidades aos clientes vai sair na frente nesta edição. O participante da Black Friday já entendeu que mais do que o desconto, conseguir aproveitar de comodidades e serviços a mais é um plus considerável na hora da compra.

De acordo com a pesquisa do Google, a compra multicanal – aquela em que o cliente usa mais de um meio entre pesquisa, decisão de compra e realização da compra em si – representará um total de 25% este ano. Em 2018, apenas 7% das compras foram feitas dessa forma.

Uma tendência desse tipo de compra é aquela feita on-line mas retirada em loja física, cerca de 39% dos brasileiros relataram na pesquisa considerar essa opção muito importante na hora da compra – já que ela elimina o tempo de espera da entrega e o valor do frete.

Aplicativos

Mais da metade dos brasileiros que compram no comércio eletrônico já o fizeram através de algum aplicativo. Segundo informações da AppAnnie, a expectativa de downloads de apps uma semana antes da Black Friday é de 27%, contra 7% na semana da promoção.

A projeção para este ano é de que em média 36% dos internautas usem esse canal durante a Black Friday.

Pós-venda

O ciclo de uma venda não acaba no momento da compra, a satisfação do cliente é uma ponta fundamental e que influencia muito a jornada do consumidor. Com cada vez mais informações, o usuário quer evitar dores de cabeça futuras, pesquisando a reputação de lojas antes da sua compra.

Na pesquisa do Google, 54% dos usuários afirmam que a confiança na loja e no nível do serviço prestado são decisivos para a sua compra, independente do preço do produto. A confiança na loja chega a importar até mais do que a confiança na marca do que ele está comprando.

A entrega é outro aspecto observado por ele no quesito satisfação, 10% dos entrevistados escolhem a compra pela opção de frete grátis e 4% compram pelo tempo de entrega. Por fim, as condições de pagamento ganham relevância com a possibilidade de parcelamento, uma vez que 11% do público decide fechar a compra quando tem essa opção.

Como se preparar para a Black Friday?

Depois de ver as tendências dessa temporada, é inegável que a preocupação com a satisfação do cliente é necessária, por isso a logística e o estoque são pontos que merecem investimento. Isso pode ser feito sem gerar despesas extras enormes para a empresa.

Muita gente aproveita a Black Friday para comprar produtos que já pesquisam há tempos mas aguardavam uma promoção, ou até presentes de Natal. Imagine ficar sem estoque para atender esses seus clientes?

Nem sempre a sua empresa possui espaço para se preparar como deveria em uma ocasião como essas, mas hoje em dia não é mais preciso assumir responsabilidades com aluguel de grandes galpões e até seguranças para tomar conta de tudo.

Um self storage – solução de espaço inteligente para armazenamento pessoal e corporativo – pode ser uma opção útil e temporária, uma vez que você não é obrigado a estabelecer contratos longos de aluguel. Além disso, os espaços são escolhidos de acordo com o tamanho da necessidade de estoque.

Nesses boxes, umidade, sujeira e outros aspectos podem ser controlados, além de monitoramento 24h e acesso sempre que necessário. Como a própria empresa tem a chave e não precisa de intermediários para entrar nos boxes, pode organizar os produtos para sua logística a qualquer momento.

 

 

 

 

Por Mayra Felippe

Imagem: starline

TagsBlack FridaycapacomércioCOMPRASdestaquenegociosvarejo
Previous Article

5 dicas essenciais para planejar e organizar ...

Next Article

Atendimento por chat e WhatsApp, criado pela ...

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Related articles More from author

  • EmpresasNegócios

    Jadlog amplia infraestrutura para atender Black Friday 2020

    23 de novembro de 2020
    By Varejo Brasil
  • NegóciosTecnologia

    Aumento da fraude digital durante pandemia é tema do Serasa Experian Podcast

    21 de janeiro de 2021
    By Varejo Brasil
  • EmpresasNegócios

    SaaS amplia acesso de empresas a soluções licenciadas

    29 de dezembro de 2018
    By Varejo Brasil
  • Empresas

    Substituindo Slack, Zoom, Microsoft Teams e G Suite plataforma da Zoho alcança 15 milhões de usuários

    30 de julho de 2020
    By Varejo Brasil
  • ExportaçãoIndústria Moveleira

    Produção de móveis no RS tem queda em setembro, mas acumulado do ano registra alta

    5 de dezembro de 2018
    By Varejo Brasil
  • Artigos de OpiniãoE-commerce

    Artigo de Cássia Pinheiro: o e-commerce está preparado para a LGPD ?

    1 de outubro de 2019
    By Varejo Brasil

Revista Varejo Brasil

        
GRUPO MULTIMÍDIA 2018